Madeira saboreia vinho com arte
(Blog instantesgf)
A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, associa-se este ano às Festas do Vinho, com diversas acções divididas ao longo de vários dias e pretendendo atingir diversos públicos. De um farto cartaz turístico, cuidadosamente elaborado a pensar na descentralização de acontecimentos, o Governo Regional apresenta um cartaz que diversifica as artes representadas e até as Associações de animação, como os Geringonça, vão ter espectáculos e actuações durante os dias da Festa. Mas as manifestações artísticas já começaram, a Oeste, com a Exposição “Arte com Vinho Madeira”, na Casa das Mudas, na Calheta, estará aberta a visitas até o próximo dia 14 e estará, tendo sido lançado ontem o livro “Contos com Vinho Madeira”.
Na iniciativa está bem patente a preocupação pela valorização do património vitivinícola regional, valorizando-se, por outro lado, a tanoaria. O objectivo é dar a conhecer aos madeirenses e aos turistas que nos visitam a cultura do Vinho Madeira através da Arte.
Desde ontem e até o próximo domingo, das 18h30 às 23h00, o Largo da Restauração contará com a presença de 9 quiosques dedicados ao Vinho Madeira, ao Vinho de Mesa produzido na Região e aos produtos derivados da cana de açúcar. A ideia é para promover e dar a conhecer os produtos regionais de qualidade, particularmente do sector vitivinícola.
Para além da presença dos quiosques, o Largo da Restauração contará com decoração alusiva ao vinho, nomeadamente, a construção de latadas e algumas peças vitivinícolas e objectos etnográficos da Região.
Os produtos regionais, como o vinho, são fruto da experiência do povo madeirense e representam um incontestável contributo para o desenvolvimento da economia e progresso da Madeira. A comercialização do Vinho Madeira no mercado regional em 2008 foi de 531 mil litros, representando perto de quatro milhões de euros.
O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P., contando com o cooperação dos agricultores e empresários madeirenses, tem feito uma grande aposta na modernização e desenvolvimento deste sector da economia tradicional madeirense, procurando sempre adequar os produtos às necessidades do mercado, não só regional como também internacional.
A festa da Uva e das vindimas é actualmente um dos mais fortes cartazes turísticos da Região.
E a Secretaria Regional do turismo e Transportes aposta seriamente na promoção turística do cenário, fazendo muitos turistas se envolverem na nossa cultura. Assim, como acontece de há vários anos a esta parte, o Estreito não vai ficar à margem desta festa, com a realização da famosa Vindima ao Vivo no Estreito de Câmara de Lobos.
Apanha da uva na Quinta da Pinheira, seguida de cortejo etnográfico com o itinerário: Rua António Vitorino Castro Jorge, Rua da Igreja, Largo do Patim, Alameda do Mercado e Praça do Mercado, onde decorrerá a pisa da uva com animação musical e gastronomia regional.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos