Conselho de Governo Regional decidiu adjudicar ontem
A O Conselho de Governo Regional autorizou, ontem, a Secretaria Regional do Equipamento Social, através da RAMEDM (Estradas da Madeira, S. A), a avançar com diversas empreitadas, num valor global de cerca de 250 milhões de euros. Os investimentos inserem-se na modernização da rede viária, com vista a completar a malha rodoviária estruturante regional, um dos objectivos fundamentais traçados no Programa de Governo para 2007-2011.
Entre as empreitadas adjudicadas estão as vias expresso Boaventura/São Vicente (3.ª fase), Ribeira de São Jorge/Arco de São Jorge (2.ª fase), Arco de São Jorge/Boaventura, Fajã da Ovelha/Ponta do Pargo (2.ª fase), a Variante da Madalena do Mar (2.ª fase) e ainda a nova ligação Vasco Gil/Fundoa à Cota 500 (2.ª fase).
«Para além de virem melhorar significativamente a circulação rodoviária, estas novas ligações dão resposta às necessidades e melhorar a vida de todo aqueles concelhos, permitindo o seu desenvolvimento económico e social», referiu ontem ao JM Luis Santos Costa, secretário regional do Equipamento Social.
No caso da 3ª fase da Via Expresso Boaventura/São Vicente, a obra visa dar sequência, para o lado Nascente, à ligação São Vicente/Porto Moniz, com aumento significativo das condições de segurança e conforto da circulação. Esta fase complementa a 1.ª e 2.ª fases, já em execução, correspondendo à construção da estrada, obras de arte, obras de contenção, equipamentos dos túneis e restantes especialidades. Com o objectivo de constituir uma variante à E.R. 101, a nova ligação permitirá retirar o tráfego de passagem da zona urbana de Ponta Delgada, contribuindo de modo significativo para a melhoria das condições de segurança da população local, uma vez que muitos dos edifícios existentes se situam na proximidade imediata da estrada.
No que se refere à 2.ª fase da Ligação em Via Expresso da Ribeira de São Jorge ao Arco de São Jorge, o traçado inicia-se no fim do troço já construído e em funcionamento da Ligação Rodoviária Faial/Santana/Ribeira de São Jorge. Com uma extensão total de cerca de 6 km e devido à orografia muito acidentada do terreno, a ligação entre a Ribeira de São Jorge e o Arco de São Jorge far-se-á recorrendo à construção de três túneis já em execução e três obras de arte (pontes), que farão a ligação entre várias localidades e as dotarão de um acesso rodoviário.
Outra das obras adjudicadas diz respeito ao troço da Via Expresso entre o Arco de São Jorge e a Boaventura e que dará continuidade à ligação Ribeira de São Jorge/Arco de São Jorge. Com uma extensão total de cerca de três mil metros, o novo troço inicia-se numa rotunda junto à localidade do Arco de São Jorge e termina também numa rotunda junto à povoação de Boaventura, estabelecendo a continuação com o troço Boaventura/São Vicente.
No que se refere à Variante da Madalena do Mar, o projecto foi dividido em duas fases, correspondendo a primeira à construção dos túneis (escavação, suportes e drenagens) e a segunda fase, agora adjudicada, à parte relativa à estrada, obras de arte, obras de contenção, equipamentos dos túneis e restantes especialidades.
Já a 2.ª fase da Via Expresso Fajã da Ovelha/Ponta do Pargo, que dará continuidade à Ligação Rodoviária Prazeres/Raposeira, tem uma extensão total de cerca de 5.700 metros e integra a construção de 4 túneis, 6 pontes e 4 passagens superiores. No primeiro troço, o traçado atravessa com quatro túneis a Lombada dos Cedros, o Lombo de São Lourenço, o Lombo de São João e a Lombada dos Marinheiros e atravessa, ainda, seis ribeiras, recorrendo a três pontes e três aterros. No segundo troço, o traçado começa a descer para a povoação da Ponta do Pargo, desenvolvendo-se a céu aberto e atravessando três ribeiras através de igual número de pontes. A fase agora adjudicada corresponde à construção da estrada, obras de arte, obras de contenção, equipamentos dos túneis e restantes especialidades.
Por fim, o Conselho de Governo resolveu adjudicar a 2.ª fase da Ligação Vasco Gil/Fundoa, à Cota 500. Com uma extensão total de cerca de 4.200 metros, o novo troço fará a ligação entre o Vasco Gil e a Fundoa, atravessando as freguesias de São Roque e de Santo António. Ao todo, nesta 2.ª fase serão construídas, 12 ligações de nível à rede viária existente e uma ligação paralela, perfazendo cerca de 2185 metros de novas ligações. Estão também contempladas 5 rotundas, 6 restabelecimentos da rede viária existente, 7 túneis, 8 viadutos, 4 pontões, 3 passagens superiores e uma passagem inferior.
Santos Costa destaca que a concretização das infra-estruturas viárias vão estabelecer ligações viárias de primeiro nível às freguesias envolvidas.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos