Passageiros de navio de cruzeiro recebidos em melhores condições
A nova Gare Marítima do Funchal será inaugurada pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, no próximo dia 31 de Maio, numa cerimónia que se realizará pelas 18 horas.
De grande importância para a comodidade e segurança dos passageiros de cruzeiros, a nova infra-estrutura, que já se encontra em fase final de construção, irá dar apoio aos milhares de turistas que passam anualmente pelo Porto do Funchal. Só no ano passado, esta estrutura portuária liderou as estatísticas a nível nacional, registando 435.821 passageiros movimentados, o que se traduziu num crescimento de 7,5 por cento face ao ano de 2008. Para este ano, as perspectivas são também de cresciemnto, tanto no número de esclas, como no número de passageiros. Desta forma, a nova Gare será uma mais-valia, já que vem preencher três objectivos estratégicos do Porto do Funchal, tais como a criação de melhores condições para a recepção e acolhimento dos passageiros de navios de cruzeiro, que são cada vez em maior número. O segundo objectivo é a garantia de que as operações de embarque e desembarque se processem de forma mais rápida e eficaz, em ambiente de elevada qualidade, conforto e também segurança. Com a nova estrutura, o Porto do Funchal pode assim implementar de forma mais harmoniosa as medidas de segurança que lhe compete, designadamente quanto ao controlo de embarque e desembarque de passageiros, tripulação e respectivas bagagens e monitorização das áreas de acesso restrito.
Obra custou cerca de 13 milhões de euros
O novo edifício está localizado sobre o molhe do cais da Pontinha e destaca-se pela sua singularidade, chegando a ser um marco na paisagem já que as linhas simples e a sua forma arrojada serão facilmente reconhecíveis como a imagem do Porto do Funchal e consequentemente da Madeira para o Mundo.
De forma muito longa e estreita, que inclui uma curva, fazendo um paralelismo em relação à beira do cais existente, o edifício teve uma execução rigorosa em todas as suas fases. A Gare Marítima do Funchal é assim composta por um edifício principal com cerca de 3.145 m2 de área de construção e por um passadiço paralelo ao do cais sul, com uma extensão total de cerca de 570m e com uma largura de 4m. Foi construída numa estrutura metálica nas vigas e pilares, com 1.100 toneladas, e nas lajes um misto de aço com betão. A cobertura em chapa de alumínio lacado com isolamento interior foi de 9.500 m2, sendo que os revestimentos interiores nas zonas públicas da Gare são em granito negro absoluto em cerca de 2 mil m2.
No total, o edifício da nova Gare Marítima do Funchal custou ao Governo Regional da Madeira cerca de 13 milhões de euros, tendo uma comparticipação do Fundo de Coesão em 62,8 por cento.
Gare está dividida em quatro áreas
Ao nível de organização do edifício, a Gare está dividida em quatro áreas principais, a ala nascente, a poente, a zona de serviços portuários e ainda o passadiço. Os circuitos de embarque e desembarque estão separados, sendo que o embarque é iniciado na ala poente na parte exterior coberta, paralela à paragem de táxis. A bagagem de porão é entregue e conduzida de forma independente pelo pessoal operacional na zona central da Gare, onde é feito o encaminhamento e controlo de segurança através de raios X. Este local pode ser também transformado para exposições, reuniões ou congressos.
O circuito de desembarque para passageiros a terminar a sua viagem processa-se pelo passadiço de acesso aos navios e seguidamente, pela ala nascente da Gare. Neste átrio nascente superior existirá uma zona de rent-a-car, antes da zona de controlo de passaportes. Já para os passageiros em trânsito, caso não exista nenhum embarque em simultâneo, será preferencialmente encaminhado para o átrio superior poente, onde se situa a principal zona comercial da Gare.
A Gare Marítima da Madeira dispõe de espaços comerciais, de vários gabinetes destinados às autoridades, tais como a GNR, Alfândega, SEF e Capitania.
A Zona de Serviços Portuários, localizada na parte mais à nascente do edifício, está destinada às próprias instalações da Administração dos Portos de Madeira, cuja sede será deslocada para o novo edifício.
Concurso para criação de mascote
A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) pretende criar uma mascote que identifique a nova estrutura da Gare Marítima do Funchal, por isso lançou um concurso para a criação da nova imagem.
Destinado a empresas de publicidade e design, criadores, ilustradores, estudantes e designers, este concurso tem o objectivo de criar a imagem que passará a ser utilizada na comunicação da APRAM com o trade e em muitos dos suportes criados para o interior e exterior desta nova infra-estrutura de apoio ao passageiro.
A mascote deve apontar alguns aspectos que transmitam a modernidade, a comodidade, a segurança daquela nova infra-estrutura, bem como a simpatia que caracteriza a população Madeirense na tradição de bem receber os turistas.
Os concorrentes podem consultar o regulamento do concurso que está disponível no site www.portosdamadeira.com.
Os interessados em apresentar as propostas devem fazê-lo até ao próximo dia 18 de Maio. Dez dias depois, é divulgado o vencedor do concurso para a criação da mascote.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos