domingo, 9 de maio de 2010

Pesca grossa já mexe

PRIMEIRO PEIXE DE BICO DESTA TEMPORADA FOI PESCADO AO LARGO DO CABO GIRÃO.
Data: 09-05-2010



Os peixes de bico, nomeadamente o Blue Marlin, estão de regresso às águas da Região, perspectivando-se, dessa forma, uma boa época para o negócio da pesca grossa.

Mas, se o regresso, mais cedo do que o habitual, destes afamados peixes às águas da Madeira poderá antever uma boa temporada, o mesmo já não se poderá dizer do número de turistas/pescadores clientes que anualmente vêm propositadamente à Madeira à procura das fortes emoções que esta actividade proporciona.

A este propósito, o DIÁRIO conversou com Humberto Freitas, da empresa Turipesca, que confirmou o baixo número de reservas de saídas de mar.

"Por esta altura do ano, em épocas transactas, já tínhamos muitas reservas, cerca de 30. Este ano, e a exemplo do verificado na última época, os clientes não estão a reservar com antecedência, uma situação que não é boa para o negócio", disse.

A actual crise económica internacional é apontada como o maior responsável pelo decréscimo de reservas e saída de mar, mas a "feroz" concorrência instalada neste sector na Região poderá estar também a prejudicar o negócio.

"Neste momento, e atendendo ao decréscimo de clientes, existem mais oferta do que procura. Provavelmente, e a manter-se esta tendência de queda de reservas, teremos de ir à procura do cliente nos hotéis e apostar nas novas tecnologias de informação. Presentemente a empresa, para além do sítio oficial na internet, aderiu também às redes sociais, uma forma de promover no exterior a empresa e a própria Região", acrescentou.

Blue Marlin com 350 quilogramas

O primeiro Blue Marlin desta temporada foi pescado na passada sexta-feira a bordo da embarcação 'Brisa do Mar'. Humberto Freitas, descreveu ao DIÁRIO a forma como o 'combate' se desenvolveu.

"Foi uma saída com um turista ucraniano (que fez pela primeira vez pesca grossa) e como ainda é cedo para a pesca dos marlins, estávamos a corricar, em frente ao Cabo Girão, com uma amostra mais pequena, para o atum. O peixe, com cerca de 350 quilogramas jogou à amostra e ferrou bem. O combate com o peixe durou cerca de uma hora tendo o peixe sido registado e libertado com vida".






De referir que a Turipesca, que opera neste mercado na Região há cerca de 35 anos, investiu este ano cerca de 60 mil euros na reparação/manutenção e renovação da embarcação 'Brisa do Mar'.

A lancha mede 12 metros de comprimento, está equipada com 2 motores Volvo Penta e com modernos e sofisticados equipamentos de pesca.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos