sábado, 24 de abril de 2010

Sá reabre ex-Cavalinho no decorrer deste ano

Obras de beneficiação do espaço localizado na Rua do Pina já estão em curso







O Grupo Sá prepara-se para abrir, já no próximo mês de Outubro, o novo espaço comercial em Machico, mas segundo Jorge Sá, presidente do Grupo, há muitas mais novidades previstas para breve, entre as quais, uma nova área comercial no Funchal, nomeadamente, na Rua do Pina.
Falamos do antigo espaço onde em tempos chegou a funcionar o “Super Cavalinho”, cuja área foi agora adquirida pelo Grupo, devendo reabrir em breve. «Era da concorrência, mas fecharam e vamos beneficiar essa loja. Possivelmente, ainda no decurso deste ano, vamos reabri-la», disse ao JM o comendador Jorge Sá.
Relativamente ao Sá de Machico, disse que «estamos pensando fazer a apresentação e inauguração na primeira quinzena de Outubro». Prazo que decorre das garantias dadas pela construtora. Jorge Sá diz que a filosofia deste novo espaço será idêntica àquela que a empresa tem apresentado em São Martinho ou mesmo em Santana, embora com material cada vez mais moderno. «Será uma loja ampla e bonita, com parques arejados. Terá ainda uma praça de restauração (Severa) no piso superior», explicou.
Quanto ao novo super previsto para abrir em São Vicente, Jorge Sá confidenciou que estão em curso os projectos especiais, encomendados ao professor Eduardo Marques, do Porto. «Será uma obra, provavelmente, para dar início no primeiro trimestre do próximo ano».


Estreito de Câmara de Lobos
no decurso de 2010


Entretanto, para além de Machico e a loja na Rua do Pina, o grupo prevê também para este ano a abertura do novo espaço comercial no Estreito de Câmara de Lobos. «O tempo tem estado muito chuvoso, o que não tem facultado o transporte de terras para os vazadouros. Era para abrir em Agosto, mas vamos a ver se ainda no decurso de 2010 é inaugurado», disse-nos o nosso interlocutor.

Portas estão abertas no Porto Santo

Questionado quanto à possibilidade de o Grupo Sá poder investir no Porto Santo, o empresário não diz nem que sim, nem que não. Há quem fale em negociações entre a empresa que detém naquela ilha a marca “Zarco” e o “Sá”, mas sobre isso nada referem sendo que o comendador apenas vai adiantando que, por enquanto, nada há. «Houve uma hipótese de negociar uns terrenos, mas isso não foi avante. Para já, não há qualquer negociação efectuada, mas há diálogos», revelou ao JM.

Adquiridos terrenos no Arco da Calheta

O empresário confessou ainda que têm sido várias as solicitações efectuadas ao grupo para que invista noutros concelhos da Região. Nesse âmbito, frisou que já foram adquiridos terrenos no Arco da Calheta, também para avançar. «É muito cedo ainda para dizer algo, mas os projectos têm datas que a gente também não pode ultrapassar», afirmou.
Há ainda pedidos da Ponta do Sol, mas há também de freguesias, cada vez mais interessadas no investimento madeirense, como é o caso do Monte e do Livramento.



Jornal da Madeira

terça-feira, 20 de abril de 2010

Exposição do Limão na Ilha com Despique






Data: 20-04-2010

Nos dias 14, 15 e 16 de Maio, a freguesia da Ilha, em Santana, acolherá a IX Exposição Regional do Limão, na qual será integrada a Festa do Despique. "Este evento pretende reforçar o seu papel na preservação e valorização dos hábitos e usos tradicionais", refere António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade organizadora do certame.

"No dia 16 de Maio, terá lugar a Festa do Despique, onde se pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa região para que possam dar o seu contributo neste encontro", adianta.

A participação de cada grupo será feita em conjunto, por eliminatórias e a organização garante acompanhamento musical para os grupos que disponham de suporte musical.

"A identidade cultural do povo madeirense deve ser mantida e a Festa do Despique é um esforço que certamente contribuirá para preservar, ao longo das gerações, os saberes e vivências do nosso povo, no que concerne à música por intuição e ao canto por improviso", adianta.

Inscrições devem ser efectuadas até ao dia 10 de Maio, através do 291 572 026, 962 488 561 e 'e-mail' casapovoilha@mail.telepac.pt.



DN Madeira


O BLOG da Casa do Povo da Ilha

http://casapovoilha.blogspot.com/

Livro marca aniversário da Biblioteca de C. Lobos

Nelson Veríssimo publica compilação de poemas de Joaquim Pestana
Data: 20-04-2010








Por ocasião do primeiro aniversário da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, oficialmente inaugurada a 3 de Maio de 2009, será editada uma compilação de poemas de Joaquim Pestana que se encontravam dispersos por várias publicações periódicas, num trabalho da autoria do historiador Nelson Veríssimo.

Nascido a 24 de Dezembro de 1840 na vila de Câmara de Lobos, o poeta Joaquim Pestana, que escreveu em jornais regionais, nacionais e até internacionais, neste último caso, no Brasil, viria a falecer no Funchal a 6 de Fevereiro de 1909.

O ano passado, por ocasião do primeiro centenário da sua morte, num texto de opinião do Professor Doutor Nelson Veríssimo, este criticou o facto da data não ter sido assinalada, em particular na sua terra Natal, para mais que Câmara de Lobos era então o 'Município da Cultura em 2009'.

No escrito que então suscitou polémica com o vereador responsável pela Cultura, o historiador madeirense chamava a atenção para a obra literária de Joaquim Pestana "a fim de não cair na tumba do esquecimento", reclamando a edição da "sua produção poética, inédita ou dispersas por publicações periódicas".

Nelson Veríssimo relembrara que já no início da década de 90, por ocasião do 150.º aniversário do seu nascimento, o já falecido escritor José António Gonçalves, na revista Girão, escrevera que a edilidade câmara-lobense estava sensível à publicação de um volume de poesia de Joaquim Pestana. Uma prometida edição que nunca se concretizou, tendo Nelson Veríssimo, em 2009, desafiado a Câmara Municipal de Câmara de Lobos da "obrigação moral de resgatar a memória de Joaquim Pestana, promovendo a edição de uma antologia da sua poesia e celebrando a memória de um distinto homem de letras que, no seu tempo, engrandeceu a terra que o viu nascer e divulgou-a até onde chegou a sua escrita". Finalmente, está por dias a concretização desta homenagem a uma figura cujo nome já perpetua desde 2004 na rua de acesso à Escola Básica do Carmo. Segundo Nelson Veríssimo, no 'blogue' 'Passos na Calçada', escreve que "o volume, que se encontra já no prelo e virá a lume no próximo mês de Maio, constituirá, por certo, justa homenagem ao poeta que, no final da vida, preparou e anunciou um livro - 'Espinhos e Flores', mas que, infelizmente, não logrou ver concretizado".


DN Madeira


Mais imformação sobre a Obra e a Vida do Poeta Joaquim Pestana

http://www.concelhodecamaradelobos.com/dicionario/pestana_joaquim.html

domingo, 18 de abril de 2010

Praça do Município encheu

Festa da Flor potencia Turismo






”A Praça do Município encheu, ontem, de crianças e de flores. A chuva que ameaçou durante os últimos dias não conseguiu estragar a festa.
Tal como estava previsto, o Cortejo Infantil contou com dezenas e dezenas de crianças que saíram da Avenida Arriaga, passando pela Avenida Zarco, Rua Câmara Pestana e terminando na Praça do Município.
Ali, tal como habitualmente acontece, foi construído o Muro da Esperança, onde cada criança participante colocou uma flor.
A secretária regional do Turismo e Transportes mostrou-se satisfeita com o decorrer da Festa da Flor deste ano tendo enaltecido “a fé e a confiança das crianças, dos pais e dos professores que pela manhã, apesar do tempo instável e imprevisivel permitiram que fosse possível fazer a festa”.
Esta motivação fez com que a praça se enchesse de crianças e também de turistas, dando assim andamento ao programa previsto. “É muito gratificante”, sublinhou Conceição Estudante ao mesmo tempo que deixou uma palavra de agradecimento à “população madeirense pela pró-actividade em relação a estes eventos”.
Mais de 20 mil pessoas estão na Madeira para assistir ao Cortejo da Flor. A governante espera que a vinda de muitos turistas à Região para assistir a este cartaz “tenha efeitos multiplicadores, que nós procuramos introduzir neste evento, que é mostrar que a Madeira recuperou, que está em estado de funcionalidade total”.
A governante espera que este evento tenha ajudado a trazer turistas do continente português até à Madeira e que ajude a trazer mais pessoas tendo destacado o facto de José Sócrates vir assistir ao Cortejo porque a Região “precisa de todas as ajudas e de todas as ocasiões para recuperar a sua funcionalidade e economia”.



Jornal da Madeira

Uma flor em nome da recuperação da Madeira

Centenas de crianças pediram um desejo quase unânime, no muro da esperança
Data: 18-04-2010



"Na minha opinião, é para ajudar a Festa da Flor e para significar a esperança que temos para o futuro da Madeira, após o temporal". Depois de ter colocado uma flor no Muro da Esperança, Madalena, de 9 anos, traduziu numa frase todo o significado do gesto que havia feito há minutos. Ontem de manhã, e como já manda a tradição, centenas de crianças depositaram um desejo em forma de flor, no Largo do Município, perante o olhar atento de milhares de pessoas, de entre as quais muitos turistas.

Aos poucos, o muro foi ganhando cor, com gerberas, estrelícias, cravos, rosas, orquídeas, jarros e açucenas. À medida que os mais pequenos iam passando, o muro transformava-se numa paleta da cores, pintalgada de diferentes desejos. Contudo, muitos coincidiram na vontade de uma rápida recuperação da Madeira, face ao que aconteceu a 20 de Fevereiro. No local, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, congratulou-se pela trégua dada pelo tempo, que permitiu a forte adesão das escolas e dos visitantes a esta iniciativa.

Na ocasião, a governante confirmou que a Madeira saiu afectada com o cancelamento de voos provenientes de diversos países, devido ao vulcão na Islândia. "Espero que os danos sejam mínimos porque também é verdade que muitos turistas que iam sair acabaram por ficar na Região, de alguma maneira compensando as camas vagas que ficaram", disse, referindo que, de qualquer forma, não se trata de uma "situação agradável para ninguém".

"Vamos esperar que, apesar do que tem acontecido no norte da Europa, o sul tenha correspondido e temos a certeza de que a resposta do mercado português foi positiva", rematou.

Aguaceiros fracos em dia de cortejo da flor

Períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e vento moderado, do quadrante oeste, rodando para sul no fim do dia são as previsões do Instituto de Meteorologia para hoje, dia em que sai às ruas o Cortejo Alegórico da Flor.

Pelas 16 horas, dez grupos percorrerão as artérias mais importantes da baixa funchalense.

A par do desfile, entre as 10 e as 15 horas, haverá animação na cidade, a cargo do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha e do Grupo Folclórico Monte Verde.

DN Madeira

Flores da Madeira no altar de Bento XVI


Ideia partiu de Sérgio Gouveia, mentor do projecto 'Madeira Lx'

Data: 18-04-2010








No dia 11 de Maio, por altura da missa do papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, a Região estará representada com um tradicional tapete de flores madeirenses que cobrirá o percurso entre o papa-móvel e o altar. O próprio altar também será enfeitado com flores regionais. Esta ideia será materializada por Sílvio Gouveia, mentor do projecto 'Madeira Lx', que visa promover a Região em território nacional através da apresentação das riquezas culturais, gastronómicas e turísticas, com o intuito de angariar fundos para a reconstrução da ilha.

Sílvio Gouveia, um madeirense a residir na capital portuguesa há 15 anos, pretende, com esta iniciativa, voltar a levar ao mundo a imagem da ilha renovada e uma mensagem positiva de renascimento, após o temporal de 20 de Fevereiro. O projecto foi concebido dada a elevada concentração de madeirenses em Lisboa.

O início da visita papal coincide com a inauguração do evento promocional 'Madeira Lx', que terá lugar no Palácio Braancamp de 12 a 16 de Maio. O 'Madeira Lx' arranca, no dia 12, com um jantar gourmet no restaurante 'Eleven', com a participação de um 'chef' madeirense. No dia 13, decorrerá um 'cocktail' VIP de abertura do Palácio Braancamp e um leilão de obras de arte, que terá peças de artistas como Nini Andrade da Silva, da Fundação Branislav Mihajlovic, Pedro Pinto Coelho, Paulo Ossião, Luís Cabral, Carla Cabral, Duma Arantes e Paulo Teixeira Pinto. Toda a receita deste evento será doada a fundos de reconstrução e a entidades regionais de solidariedade. Esta iniciativa será orientada pela leiloeira de arte contemporânea 'Sala Branca'.

Para 14 de Maio está prevista a realização da noite 'Fashion Party'. Em paralelo com estas acções, o Pingo Doce realiza, de 5 a 18 de Maio, a 'Feira Madeira Lx' em 30 lojas de Lisboa. A ideia passa também pela promoção dos produtos regionais - o tradicional bolo de mel, vinho Madeira, doces, licores, refrigerantes e flores regionais -, pelo reforço das interacções comercias e por dar a conhecer o destino Madeira.


DN Madeira

Insular promove fórum e festa do pão

Grupo festeja 80 anos, inaugura padaria/escola e realiza 3º Fórum da Panificação
Data: 18-04-2010




O Grupo Insular vai comemorar 80 anos de existência esta semana, promovendo várias iniciativas, entre as quais se destaca o 3º Fórum Insular de Panificação, marcado para a próxima sexta-feira no Fórum Machico.

Vários oradores vão abordar durante a tarde de 23 de Abril áreas complementares na indústria de panificação. A 'Segurança Alimentar' será apresentada pela directora regional do Comércio e Indústria, Isabel Rodrigues, cabendo ao presidente do Instituto Desenvolvimento Empresarial, Jorge Faria, a abordagem do 'Financiamento de Novos Projectos'. 'A Panificação do séc. XXI', através de Mouette Barboff; 'O Pão na Alimentação', que tem como oradora a nutricionista Cristina Cunha; 'A Panificação Portuguesa', abordada por Vítor Moreira; 'A Importância dos Cereais', a cargo de um representante da Soufflet (Paris); e 'A Panificação na Região' que tem como orador o presidente da Associação dos Industriais de Panificação, Jorge Pereira, são outras das intervenções agendadas no Fórum que encerra com a intervenção do director geral do Grupo Insular, Carlos Baptista, que vai analisara a relação 'A Insular e a Panificação'.

Estão previstos lançamentos de dois livros. 'O pão em Portugal' de Mouette Barboff, tida como "uma referência no sector da panificação e autora de diversos trabalhos nesta área em Portugal", e ainda o 'Manual prático de panificação" de Vítor Moreira.

Há ainda um 'workshop' de panificação que inclui a apresentação de novos produtos e processos de fabrico. Entre amanhã e sexta-feira decorre curso de panificação, destinado aos panificadores da Região. Um momento formativo que é ministrado por um técnico francês com provas dadas na indústria de panificação e pela técnica da Insular, Ana Duarte.

O curso vai ser feito na nova padaria experimental localizado nas instalações da Insular, estrutura que será inaugurada na próxima sexta-feira, acto que conta com a presença do presidente do Governo Regional. Alberto João Jardim que também abre a 'Festa do Pão'. A 23 de Abril, há ainda o concurso de Pão Regional, com pão de batata-doce em destaque num evento que envolve as padarias da Região.

Machico é o palco




Entre 23 e 25 de Abril, a Insular transforma alameda circundante ao Fórum Machico num espaço festivo que conta com a presença de representantes da panificação regional, distribuídos por 8 stands: Socipamo, Pani Santo, Panisal, Doce Satisfação, Macedo & Pita, Padaria Fé e Luz, Curral Pão e Maria Gorete. Neste espaço haverá ainda animação musical, lançamento de livros e uma padaria experimental da 'Insular', com produção e degustação ao vivo, bem como um 'stand bar' com produtos regionais confeccionados à base das marcas da empresa madeirense.



DN Madeira