Mostrar mensagens com a etiqueta Transportes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Transportes. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novidades do Ferry Volcan de Tijarafe (Travessia mais rapida e mais capacidade de passageiros)

Buenas Tardes,

Efectivamente el Volcán de Tijarafe ha aumentado el número de botes en 2 unidades. Esto se debe únicamente a la línea de Funchal >Portimao. El ferry estaba despachado para viajes internacionales cortos, esto tiene una serie de limitaciones. Las dos limitaciones principales son: no poder separarse de la costa mas de 200 millas, y el % de pasajeros en los botes. Para cumplir con esta norma, el ferry debía hacer una ruta mas larga, acercandose a la costa Marroqui antes de poder poner rumbo definitivo a Pôrtimao. Además de esto, el número de pasajeros estaba limitado a 450.
Ahora, con estos dos botes extra, el ferry puede hacer el viaje entre Funchal y Portimao a rumbo directo, (Ganando casi 1 hora en la travesia), y la capacidad de pasajeros vuelve a ser de 1000.
El barco está ahora despachado para "Viajes Internacionales".
Espero que esto les haya ayudado,


(Texto Via FotosdeBarcos)


Fotos com a nova decoração e já com os novos botes



(Fotos victorito)



Na nova decoração pode ler-se:

Canarias«»Madeira«»Portimão

Muito mais é o que nos une
Que aquilo que nos separá

Subsídio também para barco



Data: 20-05-2010

Os madeirenses que se desloquem para o continente via travessia marítima par Portimão vão receber subsídio de mobilidade. Pelo menos é esta a intenção do Governo da República, que disse estar à espera da autorização de Bruxelas para avançar com a medida. A confirmação foi dada pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, ontem, na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações a uma questão levantada pelo deputado madeirense José Manuel Rodrigues. O parlamentar do CDS-PP questionou ainda o Governo sobre a liberalização da rota e as alegados prejuízos que isso trouxe aos estudantes da Região no continente, mas não obteve resposta.

José Manuel Rodrigues levantou ainda o tópico da privatização da ANA-Aeroportos de Portugal, nomeadamente sobre a articulação com a ANAM (que gere os aeroportos da Madeira), mas o ministro António Mendonça revelou que o assunto ainda não está devidamente estudado. Sobre as taxas aeroportuárias na Região, outro ponto trazido a lume pelo líder popular insular, respondeu o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas. Paulo Campos reconheceu que são o dobro das praticadas nos restantes aeroportos nacionais, mas remeteu a responsabilidade para o Governo Regional.


DN Madeira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Andamento da Construção do novo Ferry que fara a Ligação Canarias/Funchal/Portimão





(Fotos Alfredo Campos Brandon)

Carros de Bois Funchal Antigamente

Ponte do Bazar do Povo




Avenida do Mar


Jardim Municipal



Traseiras do Palacio de São Lourenço

domingo, 16 de maio de 2010

sábado, 15 de maio de 2010

Estrada com ligação à Ilha arranca no Verão

Rui Moisés anunciou ontem o arranque de «uma obra há muito aguardada»






Os trabalhos de construção do Alargamento e Pavimento da Estrada Municipal da Cova dos Moleiros ao Lombo da Ilha, Freguesia da Ilha, no concelho de Santana, vão arrancar já no próximo Verão.
O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Santana, Rui Moisés, na cerimónia da abertura oficial da IX Exposição Regional do Limão.
«É uma estrada há muito aguardada, que vai dotar a Freguesia da Ilha de uma nova circular. No futuro, aqueles que visitarem esta freguesia, não terão de fazer o mesmo trajecto, podendo sair junto ao túnel que dá acesso à Achada do Marques», referiu o autarca.
A nova infraestrutura, realçou Rui Moisés, «é um investimento da Câmara em conjunto com o Governo Regional», que oferecerá futuras acessibilidades e, desse modo, «valorizar a Agricultura e a Habitação».
Por sua vez, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, destacou o «grande esforço (por parte das entidades regionais) para criar um conjunto de infraestruturas, como a que o Sr. presidente da Câmara acabou de anunciar, que vão melhorar a vida das pessoas».
Considerou que «a Ilha é uma das freguesias da Madeira que demonstra desenvolvimento rural e sustentável», sendo exemplar também na área da formação académica. «É estimulante ver que, num dos locais mais recônditos da ilha da Madeira, as famílias e as entidades públicas criam condições para que todos tenham acesso à formação académica», preparando «os jovens e toda a sociedade para o futuro», disse.
Quanto à nona edição da “Exposição Regional do Limão - Festa do Limão”, Manuel António Correia enalteceu «o programa rico e atractivo, que traduz muito bem o povo da ilha, que se orgulha do seu passado, das suas tradições, da sua cultura».
Por outro lado, o governante adiantou que, este ano, estão inscritos para o Fundo de Apoio à Agricultura cerca de 12.000 agricultores, registando-se um acréscimo relativamente ano transacto. «Até hoje (ontem) de manhã já havi 11.808 inscritos. O ano passado registou 11.400 inscrições e o ano 2006 contabilizou 7.000». Ou seja, nestes últimos anos, a verba, disponibilizada pelo Governo Regional, através do Fundo Comunitário da União Europeia, «aumentou quatro vezes mais»,sendo este ano de 21 milhões de euros.
Dirigindo-se àqueles agricultores que ainda não receberam o apoio referente ao ano 2009, o governante garantiu que a ajuda será efectuada até ao Verão, clarificando que o atraso deve-se ao facto de ter havido necessidade de serem feitas algumas fiscalizações. Quanto aos inscritos este ano, «os apoios deverão chegar até ao próximo mês de Dezembro».
A IX Exposição Regional do Limão decorre até domingo com um programa diversificado que inclui muita animação musical.



Jornal da Madeira

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sistema com ímanes acelera descargas

Estreou ontem no porto do Caniçal a descarga através de um sistema pioneiro no mundo através de electro-ímanes. Trata-se de um um investimento de 300 mil euros da OPM que vem permitir que a operação seja reduzida em cerca de 2/3 em comparação com o tempo que demorava anteriormente.



Em cerca de 2/3 em relação ao anterior

Depois de testado anteriormente, decorreu ontem no Porto do Caniçal a primeira descarga de ferro através de um novo sistema electro-magnético, considerado uma tecnologia pioneira em todo o mundo.
Segundo avançou Miguel Marques da OPM- Sociedade de Operações Portuárias da Madeira, licenciada para a actividade de movimentação de cargas nos portos da Região Autónoma da Madeira, o novo equipamento, no qual a empresa constituída em 1988 investiu 300 mil euros, vem permitir reduzir substancialmente o tempo de descarga do cargueiro no porto. Refere que o ganho deverá ser na ordem dos 2/3 em comparação com o que demorava com o sistema anterior de engate de cabos nos ferros que chegam à Madeira nos porões dos cargueiros com uma média anual de nove a dez navios.
Para a história fica a primeira operação de descarga de ferro directamente dos porões do navio “Beza”, que esteve atracada desde domingo até ontem no porto do Caniçal, onde decorrem as operações de carga na ilha da Madeira, até aos camiões que depois levam a carga ao destinatário.




Jornal da Madeira

Governo estuda túnel para o Jardim do Mar

Governo procura "a melhor forma de resolver as consequências dos temporais"
Data: 12-05-2010



Embora não haja ainda qualquer confirmação, tudo indicia que o Governo Regional está a ponderar vir a construir um túnel rodoviário de acesso à freguesia do Jardim do Mar, de modo a contornar o risco constante de queda de pedras e até de aluimentos do talude sobranceiro a esta estrada perigosa, que de resto tem vindo a ocorrer com frequência neste problemático troço de estrada a céu aberto.

Uma ligação directa 'fechada' em túnel entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar, pelo menos a partir da zona da Ribeira Funda, afigura-se como a solução mais provável para ultrapassar os perigos que permanentemente espreitam de cima, para mais quando é o próprio Governo que já admite que "está a estudar a melhor forma de resolver as consequências dos temporais naquela zona", segundo informação prestada pela Secretaria Regional do Equipamento Social.

Confrontado com aquela que tem sido uma reivindicação que subiu de tom este Inverno, sobretudo pela população local, mas também corroborada pelo presidente da Câmara da Calheta, após as várias derrocadas ali registadas este Inverno, uma das quais, pela grande dimensão, bloqueou durante vários dias o acesso Oeste à freguesia 'jardineira' e, por consequência, também ao Paul do Mar, o gabinete de Santos Costa reconhece que a secretaria encarregue das obras públicas já está a avaliar soluções para poder ultrapassar o 'perigo de morte'.

Por escrito, mandou o secretário informar que "esse estudo ainda está a decorrer", razão pela qual alega não ser possível para já "avançar com qualquer resolução, nem com uma estimativa de custos e data para o arranque da obra".

Contudo e atendendo à realidade orográfica por onde passa este troço de estrada e tendo em conta que o Governo assume querer resolver da melhor forma os perigos por demais comprovados em praticamente toda a sua extensão, desde o entroncamento que antecede a 'descida' para a ponte sobre a Ribeira Funda, até as imediações do emboquilhamento do túnel entre o Jardim e o Paul do Mar, parece quase inevitável que a solução para garantir condições de segurança não passe pela construção de um novo túnel.


DN Madeira

terça-feira, 11 de maio de 2010

1,2 milhões para recuperar 31 caminhos agrícolas

Grupo parlamentar do PSD visitou o concelho de Santana


A Câmara Municipal de Santana, com apoio do Governo Regional, vai investir 1,2 milhões de euros na recuperação de caminhos agrícolas. O anúncio foi feito ontem pelo deputado social-democrata, José Prada, no final de uma visita do grupo parlamentar do PSD à freguesia do Faial. Os caminhos agrícolas foram afectados pelos temporais que assolaram a Região, prejudicando os produtores do concelho. Ao todo são 31 caminhos que necessitam obras de beneficiação.





A O grupo parlamentar do PSD/Madeira esteve, ontem, na freguesia do Faial, visitando diversas estradas agrícolas afectadas pelo mau tempo.
A freguesia foi a mais fustigada pelos temporais do último Inverno sendo que o concelho necessita de cerca de 1,2 milhões de euros para recuperar as diversas caminhos agrícolas.
O deputado social-democrata, José Prada, declarou no final da visita que «o temporal afectou em especial os caminhos agrícolas tornando-os intransitáveis e prejudicando a vida de muitos agricultores desta freguesia e do concelho de Santana».
O parlamentar mostrou regozijo «quer pela Câmara Municipal de Santana quer pelo Governo Regional, que já estão a requalificar os caminhos, sendo que a estimativa de investimento, até 2013, é de 1.158.950 euros. Uma quantia avultada, mas imprescindível para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e tornar os terrenos agrícolas mais acessíveis».
O deputado social-democrata não tem dúvidas de que «para existir agricultura é necessário bons acessos aos terrenos, que de outra forma é impossível lavrar os campos, semear e colher os produtos da terra. Os acessos são essenciais ao desenvolvimento de uma agricultura moderna, contemporânea, menos difícil para o trabalhador agrícola que já tem de trabalhar de sol a sol».
José Prada afirmou que a visita aos terrenos e estradas agrícolas «é uma forma de prestar homenagem ao agricultor», sendo que os investimentos do Governo Regional e da Câmara Municipal de Santana visam «contribuir para uma maior competitividade e sustentabilidade da agricultura, dar melhor qualidade de vida e de trabalho às populações».
Satisfeito pelas apostas do Executivo e da autarquia, o parlamentar considerou que as obras irão fazer com que «as pessoas e bens circulem mais rapidamente e os produtos escoem com maior rapidez e poderão surgir e melhorar pequenas unidades agrícolas e conseguir assim, um plano integrado de valorização e defesa ambiental».
José Prada reiterou a ideia de que «a modernização, reconversão e diversificação de actividades nas explorações agrícolas e garantir a melhoria das condições de vida dos agricultores, da qualidade de vida das populações e para a sua fixação nos espaços rurais, onde em muitos lugares se assiste a uma lenta desertificação».
No plano da autarquia estão 31 caminhos agrícolas que necessitam de obras de beneficiação pelas seis freguesias do concelho de Santana, sendo que as mais dispendiosas para a requalificação são as da Fajã do Mar, do Lombo Grande e da Banda do Sol.




Jornal da Madeira

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Madeira poderá evitar taxa de CO2 nos aviões

Penalização prevista situa-se entre os 12 e 15 euros já em 2012


A aplicação da taxa de CO2 aos passageiros até 2012 poderá conhecer uma evolução favorável para a Madeira e não constituir a penalização prevista, que será de um valor entre os 12 e os 15 euros por passageiro de avião. Quem o admitiu ontem em Bruxelas foi Ana Paula Laissy, da Direcção-Geral de Política Regional.




Ana Paula Laissy, da Direcção-Geral de Política Regional, admite que em regiões ultra-periféricas como a Madeira se poderão encontrar respostas favoráveis para que em 2012 a proposta de comércio de emissões de dióxido de passageiros de avião não seja penalizante com um valor que poderá ir de 12 a 15 euros, por passageiro, como compensação pela pegada ecológica resultante do Carbono (CO2) na aviação civil na União Europeia.
Ontem, em Bruxelas, durante uma reunião que teve com uma comitiva de empresários, quadros da ACIF e jornalistas, composta por 15 pessoas que vieram da Madeira, Ana Paula Laussy recordou que já houve uma negociação intermédia que apontava para alguma compensação do Estado para atenuar o efeito desta taxa no sentido de não representar mais encargos para os passageiros, já de si penalizados por viverem em ilhas, além de prejudicar o turismo na medida em estaria a penalizar um destino forçado a aplicar em detrimento de outro que não o aplicasse.
Uma preocupação que Duarte Rodrigues, presidente da ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, espera ver realmente ultrapassada. Além disso, admitindo que não haja volta a dar ao texto, o empresário diz que a Região Autónoma poderia ser compensado na sua utilização da via marítima, quase que em exclusivo, para o transporte de mercadorias. Lembra que o programa Marco Polo prevê incentivos à opção pelos meios marítimos em detrimento dos rodoviários, pelo que fazia todo o sentido ser tido em linha de conta nas negociações e contrapartidas para uma região ultra-periférica como a Madeira.

Reunião importante para
as regiões ultra-periféricas


Na reunião que decorreu durante todo o dia de ontem em Bruxelas na sede da Comissão Europeia, Ana Paula Laissy teve ocasião igualmente de falar acerca da reunião que está marcada para o próximo dia sete. Trata-se de uma importante reunião das regiões ultra-periféricas (RUP) da União Europeia que vai decorrer nas ilhas Canárias. Um evento onde será assinado um Memorando no qual ficarão consagrados pretensões das diferentes regiões entre as quais se incluem a da Madeira.
Segundo revelou Ana Paula Laissy, trata-se da resposta da Comissão Europeia às pretensões das diferentes regiões que há muito reclamam ser ouvidas em questões particulares que não têm sido tidas em linha de conta nas directivas gerais, precisamente pelas suas especificidades, que pouco pesam em relação ao todo da União Europeia. Entre essas questões que vão estar em cima da mesa consta a pretensão de haver ajudas aos passageiros dos transportes marítimos, a exemplo do que acontece com os transportes aéreos. No fundo, o que as regiões pedem são mais políticas “ad-hoc” para resolver problemas concretos. Questões como o POSEI, que considera ser um bom exemplo disso mesmo.
Ana Paula Laissy admite que essa pretensão em concreto deverá ser aprovada no Memorando que levará pretensões das regiões ultra-periféricas a serem tidas em linha de conta na preparação das linhas orientadoras da Comissão Europeia até 2020.
Depois das ilhas Canárias, as regiões ultra-periféricas vão estar novamente na agenda de trabalhos, com a realização pela primeira vez do fórum das RUP, que vai decorrer em Bruxelas nos próximos dias 27 e 28.



Jornal da Madeira

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jet2.com inicia ligação Manchester - Madeira

Operação irá disponibilizar 15 mil lugares este ano





A Madeira tem, desde ontem, mais uma companhia aérea a fazer ligações entre a Inglaterra e a Região. Trata-se da JET2.com, que fez ontem o voo inaugural entre Manchester e a Madeira, numa ligação que será semanal e irá disponibilizar 15.000 lugares.


A companhia aérea JET2.com iniciou ontem a ligação entre Manchester e a Madeira. Para assinalar este voo inaugural, decorreu no Aeroporto Internacional da Madeira uma cerimónia de boas-vindas que contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, António Trindade, directora regional do Turismo, Raquel França, directora executiva da Associação de Promoção da Madeira, Cátia Carvalho, e director da ANAM, Duarte Ferreira.
Esta operação será realizada uma vez por semana, com carácter regular, e será operada por um Boeing 737-300 com capacidade para 148 passageiros.
Prevê-se que sejam disponibilizados mais de 15.000 lugares anuais do Reino Unido, o segundo maior mercado emissor para a Região Autónoma da Madeira.
Esta nova rota é apoiada pelo Programa Initiative.pt, no âmbito da parceria entre a ANAM, o Turismo de Portugal e a Associação de Promoção da Madeira.
Ontem, para assinalar este voo inaugural, cuja chegada aconteceu cerca das 11h40 e trouxe até à Região 112 passageiros, e à semelhança de acções anteriores, os Aeroportos da Madeira prepararam uma "acção de charme", que contou com a presença do Grupo Folclórico da Boa Nova e a distribuição de flores aos passageiros deste voo inaugural da JET2.com.
Na oportunidade o secretário de Estado do Turismo realçou que esta operação é de “extrema importância para a Região”, destacando que a vinda da JET2.com “exigiu um trabalho árduo e bastante articulado entre governos, face aos acontecimentos recentes, sendo o corolário deste trabalho conjunto”.
Por sua vez a directora regional de Turismo, Raquel França, referiu que a Madeira continua a desenvolver outros mercados, mas salientou a importância do mercado inglês para a Região, admitindo que “este actualmente não está a ter as melhores performances”, nomeadamente devido à desvalorização da lira face ao euro, o que, disse, traduziu-se numa quebra de “20% do mercado inglês para a Madeira”.




Jornal da Madeira

Andamento da Construção do Novo Ferry do Armas para a Rota da Madeira



(Fotos Alfredo Campos Brandon)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estacionamento pago em todo o Funchal

Câmara põe fim aos 8 mil lugares de estacionamento grátis na capital madeirense
Data: 15-04-2010



A autarquia funchalense quer acabar com os oito mil lugares de estacionamento gratuitos na cidade. A ideia foi defendida ontem, em Lisboa, pelo vice-presidente da Câmara, Bruno Pereira, numa intervenção na conferência 'Território, Acessibilidade e Gestão de Mobilidade', promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), no âmbito do CIVITAS. Trata-se de um programa europeu, que pretende fomentar políticas para "um transporte mais limpo e melhor" nas cidades, ao qual já aderiu Funchal, Coimbra e Porto.

À margem do encontro, Bruno Pereira esclareceu ao DIÁRIO que "o combate ao estacionamento gratuito tem sido feito aos longo dos anos" e é para continuar. "O estacionamento é das melhores formas de gerir a mobilidade", explicou, acrescentando que se existem muitos lugares à disposição há muito tráfego na cidade. " O ideal era que pudéssemos ter controlo sobre todos os lugares de estacionamento", afirmou, sublinhando que só assim será possível "gerir oferta e procura pelo preço". Esta estratégia vem ao encontro da estratégia da Câmara, que anunciou esta semana que vai passar a ter a ser responsável pelo controlo do parqueamento irregular na baixa da cidade, libertando a PSP para outras actividades operacionais.

O responsável lembrou ainda que cidades históricas da Europa, como Talin, já cobram "cinco euros por hora", para incentivar o uso de transportes públicos. No Funchal, diz que ainda não é possível este cenário, nem o fim imediato dos parques gratuitos. "Tudo isto tem de ser trabalhado de forma integrada", esclareceu. "Sem alternativas criadas não é possível fazer essa exigência às pessoas", frisou. Por isso, Bruno Pereira anunciou que vai ser lançado ainda este ano pela autarquia o 'Park and Ride', um sistema de parques na periferia da cidade, apoiado por transportes públicos.

De bicicleta para o centro

Esta não é, contudo, a única medida para tornar a mobilidade na capital madeirense mais limpa. O vice-presidente anunciou ainda que a aposta na ciclovia da estrada monumental é para manter. Apesar de a tragédia que assolou o arquipélago ter originado uma reorientação das obras públicas, o concurso para a segunda fase (da rotunda do Rotary ao Lido) avança ainda este ano, assegurou. Bruno Pereira escusou-se, contudo, a avançar uma data para arranque da obra, uma vez que terá de haver expropriações.

Quando já for possível chegar ao centro de bicicleta, o responsável espera que os funchalenses aderiam a este transporte mais ecológico. E para quem teme os declives, apresentou uma solução: 'O Bus and Ride', ou seja, a possibilidade de combinar autocarro com bicicleta.


DN Madeira


Para resolver o Problema dos Declives poderia ser pensado um sistema como este que tem na cidade de Trondheim na Noruega

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Transavia lança Madeira-Porto desde 38€



(Foto Rui Sousa)
Data: 14-04-2010

A companhia aérea de baixo custo francesa Transavia.com anunciou ontem o lançamento de uma campanha de promoção de viagens na rota Porto-Madeira válida para os bilhetes comprados entre o dia de ontem e a sexta-feira, dia 16 de Abril.

Segundo informação da companhia, que desde o final do mês passado realiza quatro voos semanais entre a Cidade Invicta e a nossa ilha, as viagens podem ser reservadas a partir de 30 euros, enquanto no sentido inverso, à partida da Madeira, o preço promocional é de 38 euros.

Para além desta ligação doméstica, entre aeroportos do território português, a Transavia.com está a oferecer descontos na rota Porto-Paris a partir de 35 euros. As reservas para a ligação Paris-Porto começam nos 40 euros.

A campanha está direccionada para o período de início do Verão, sendo que as viagens reservadas até ao final da semana podem ser utilizadas entre 1 de Maio e 30 de Junho.

Portanto, quem estiver interessado em viajar nessas datas poderá tentar reservar até ao final de semana (www.transavia.com), para poder usufruir dos preços promocionais que estão a ser oferecidos pela empresa, manifestamente abaixo dos preços médios do mercado nesta rota.


DN Madeira

terça-feira, 13 de abril de 2010

'Apollogracht' no Caniçal

Navio de carga geral holandês descarrega material eléctrico
Data: 13-04-2010



O porto do Caniçal acolhe ao longo do dia de hoje as presenças, no total, de três navios, dois classificados como porta-contentores e um considerado de carga geral.

O primeiro a atracar será navio o porta-contentores espanhol 'OPDR Tenerife' que tem chegada prevista para as 6 horas e que é procedente do porto de Felixtowe, Inglaterra. Agenciado pela Marfrete, este navio, que efectua ligações quinzenais com a Região, após concluir as operações comerciais zarpará com rumo ao porto de Tenerife, nas Canárias.

Uma hora mais tarde, pelas 7 horas, será a vez do, também, porta-contentores 'Monte da Guia' realizar mais uma escala naquele porto a Este do Funchal. Agenciado pela Transinsular, o mesmo tem origem no porto de Lisboa e após concluir a descarga e carga de contentores regressará ao porto da capital portuguesa.

Equipamento para EEM





O terceiro navio previsto para hoje no Caniçal é o 'Apollogracht', que transporta equipamento de grandes dimensões para a nova central eléctrica dos Socorridos. Com efeito, este navio transporta 2 'boilers' (caldeiras) de elevadas dimensões e seis contentores contendo os respectivos acessórios. Como curiosidade, de referir que devido ao tamanho destas caldeiras, as mesmas serão deslocadas do Caniçal para os Socorridos sob escolta, e durante a noite, evitando dessa forma congestionamentos de trânsito na via rápida.

Sobre este navio, de referir que o mesmo navega com pavilhão holandês, foi construído em 1991. Das suas principais dimensões, há a salientar que mede 130 metros de comprimento por 19 de largura. Tem uma arqueação bruta de 12.150 toneladas e navega a uma velocidade máxima de 14,7 nós.

Por fim, de notar o regresso ao Terminal dos Socorridos do navio graneleiro 'Ponta São Lourenço'. Com chegada prevista para as 13h30 de hoje, este navio deverá amarrar às bóias por volta das 14 horas, caso as condições de mar o permitam. É procedente do porto de Mitrena, em Setúbal, onde regressará após concluir as operações de reabastecimento de cimento no auto-silo dos Socorridos.


DN Madeira

sábado, 10 de abril de 2010

'Fortuna' na Pontinha

Paquete está de regresso à Europa com 2.800 turistas, proveniente das Caraíbas
Data: 10-04-2010



O porto do Funchal regista hoje, pelas 7 horas, mais uma escala do paquete italiano 'Costa Fortuna', que, desta feita, encontra-se a efectuar um cruzeiro transatlântico de reposicionamento das Caraíbas para a Europa. É procedente do porto de Bridgetown, Barbados, e viaja com um total de 2.800 turistas, em trânsito, estando ainda programados 30 desembarques de passageiros que concluem na Madeira o respectivo cruzeiro.

Este paquete permanecerá atracado na pontinha até ao final desta tarde, soltando amarras da Pontinha às 17 horas zarpando com rumo ao porto de Málaga, no Mediterrâneo.

Sobre este paquete, da frota da Costa Crociere, recorde-se que o mesmo foi o primeiro navio desta companhia a ultrapassar as 100 mil toneladas de arqueação bruta (TAB). Construído nos estaleiros navais italianos Fincantieri, tem 272,20 metros de comprimento e 35,5 metros de boca (largura) e 101.350 TAB.

Ao nível das suas capacidades, de referir que o mesmo disponibiliza 1.358 cabinas, garantindo um total de 2.700 camas, em ocupação dupla, para um máximo de 3.470 turistas.

Ferry canário na Pontinha

Ainda no que respeita ao movimento de navios, hoje, no porto do Funchal, de registar o regresso à Região do ferry 'Volcán de Tijarafe'. Procedente de Las Palmas, este ferry aguardará, ao largo, a saída do ferry 'Lobo Marinho', que zarpa da Pontinha às 8 horas com destino ao Porto Santo, para então iniciar as operações de amarração na Pontinha.

A exemplo das escalas anteriores do ferry canário, os desembarques/embarques de passageiros e viaturas terão lugar a partir das 8h15, estando o final desta sua escala anunciado para as 10h15 de hoje, zarpando com destino ao porto de Portimão, no Sul de Portugal, onde deverá atracar amanhã pelas 9h30. O regresso ao Funchal deste navio terá lugar na próxima segunda-feira, estando a sua chegada prevista para as 13 horas.

Sobre este navio de registar que o mesmo mede 154,35 metros de comprimento por 24,20 de largura e pode transportar mais de mil passageiros, 500 automóveis ligeiros e 100 atrelados.


DN Madeira

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Novo avião da SATA começou com atrasos

Vários passageiros foram afectados nas ligações aéreas com o Porto Santo





O novo avião nas ligações entre a Madeira e o Porto Santo começou a operação com alguns voos em atraso entre as duas ilhas. O voo que deveria ter rumado à “ilha dourada” às 8h00, acabou por descolar do Aeroporto Internacional da Madeira já bem perto das 14h00. O mesmo aconteceu na segunda viagem com igual destino, tendo registado um atraso superior a duas horas. O que estava previsto para sair do Funchal às 18h40 já saiu apenas com 10 minutos de atraso.


A companhia aérea SATA mudou ontem o avião que faz a linha Madeira — Porto Santo, passando a operar com um dos novos aparelhos da sua frota, um Bombardier Dash Q200. O primeiro dia de actividade do aparelho ficou, no entanto, marcada por alguns atrasos, o que causou vários transtornos aos passageiros.
De acordo com as informações que nos foram facultadas, o voo de estreia, que estava programado para sair às 8h00 do Funchal, acabou por sair já bem perto das 14h00 rumo ao Porto Santo, uma situação que deixou insatisfeitos vários passageiros que pretendiam voar até à “ilha dourada”, mas que também provocou incómodo naqueles que se encontravam no Porto Santo e que pretendiam vir para a Madeira.
Conforme nos foi referido, o segundo voo, que deveria realizar-se por volta das 14h40, acabou também por sair com mais de duas horas de atraso. Apenas o voo das 18h40 registou um ligeiro atraso, isto se atendermos a que, de acordo com a informação aeroportuária, o avião descolou cerca de 10 minutos depois da hora prevista.
A mesma situação ocorreu nos voos do Porto Santo para a Madeira. De acordo com a informação constante no site da ANAM, o avião da SATA, que deveria deixar a “ilha dourada” às 8h40 saíu às 14h36, o das 15h20 descolou às 17h35. Porém, o que estava previsto para as 19h20 saiu dentro do horário previsto, uma vez que a descolagem terá ocorrido pelas 19h23.
Embora nos tenham referido que as razões para estes atrasos tenham ficado a dever-se a questões de certificação técnica, que se prendem com o novo aparelho e que precisavam de ser “afinadas”, não nos foi possível, porém, obter a confirmação por parte da companhia açoriana.


Nova aeronave oferece maior capacidade de carga

Recorde-se que o novo avião, segundo a companhia, é muito versátil, oferece uma maior capacidade de carga que a anterior aeronave utilizada pela SATA nas ligações entre a Madeira e o Porto Santo, sendo considerado, também por isso, o aparelho mais recomendado para uma linha com as características que esta apresenta.
É também de referir que o novo aparelho está também integrado num processo de renovação da frota que a companhia açoriana está a operar, substituindo um total de seis aeronaves, precisamente, um “Dornier” e cinco “ATP”.




Jornal da Madeira

terça-feira, 6 de abril de 2010

Porto do Funchal registou 277 escalas de navios de cruzeiro


Passageiros em trânsito em alta na Madeira

A Madeira registou, em 2009, o maior número de passageiros em trânsito em navios de cruzeiros. O porto do Funchal e o de Portimão contrariaram a tendência de descida a nível nacional. De referir também que, no ano passado, foram também registadas 277 escalas de navios de cruzeiro na Região.



(Foto AvelinoLuísFernandes)



O porto do Funchal registou, em 2009, o maior volume de passageiros em trânsito em navios de cruzeiro quando comparado com as restantes infra-estruturas portuárias nacionais. Nesta rubrica, a Madeira apresentou 425.433 passageiros, com um total de 277 escalas de navios de cruzeiro.
De acordo com a informação que nos foi facultada pelo porto de Lisboa, embora, no plano nacional, tenha ocorrido um decréscimo ao nível de passageiros em trânsito em navios de cruzeiro nos portos portugueses, a verdade é que a Madeira obteve, no ano passado, um acréscimo de oito pontos percentuais em relação a 2008. O mesmo aconteceu no porto de Portimão, onde se registou um aumento substancial.
Um dado a realçar é o facto de 2009 ter sido o melhor ano em termos de movimento de passageiros dos navios de cruzeiro nos portos portugueses, tendo atingido os 945.034 passageiros de cruzeiro, o maior número de sempre, ultrapassando os 904.600 turistas que passaram em Portugal em 2008. Feitas as contas, foi um crescimento de quatro por cento.
Segundo a mesma fonte, «o recorde foi determinado pelo aumento de 94 por cento do segmento de turnaround que contabilizou 97.439 passageiros, o número mais elevado de sempre, contra os 50.223 registados em 2008. Na realidade, embarcaram nos portos portugueses 49.928 passageiros (mais 102 por cento) e desembarcaram 47.511 (mais 86 por cento). Apesar de o porto do Funchal ter registado uma variação positiva, os portos de Lisboa (mais 116 por cento), Portimão (mais 5.335 por cento) e Leixões (mais 1.366 por cento) foram os principais responsáveis por este crescimento, sendo de referir que, pela primeira vez, se realizaram operações de cruzeiro com início e fim nos portos de Portimão e Leixões, ambas realizadas pelo navio “Princess Danae”».
Refere ainda o porto de Lisboa que «apesar de se ter verificado um crescimento de quatro por cento no número total de passageiros que visitaram Portugal, registou-se um decréscimo de três por cento no número de escalas de navios de cruzeiro – 719 contra as 739 contabilizadas em 2008 –, o que significa que os portos nacionais foram escalados por navios de maior dimensão. No entanto, as escalas em turnaround atingiram um número nunca antes alcançado – 100 –, que correspondeu a um crescimento de 69 por cento».
À semelhança do ocorrido nos passageiros, e de acordo com a mesma fonte, «os portos do Funchal e de Portimão foram os que registaram crescimentos no número de escalas, três por cento e 46 por cento respectivamente, tendo, no entanto, a liderança continuado a pertencer a Lisboa, com 294 escalas».
De referir, ainda, que as cidades de Cascais e de Viana do Castelo foram incluídas nos itinerários de quatro e um navios de cruzeiro, respectivamente, situação que não ocorreu em 2008. Além destes dois portos, os dados referem-se ao movimento registado nos portos de Leixões, de Lisboa, de Portimão, do Funchal e dos Açores.


APRAM aposta em embarcar e desembarcar mais no Funchal

O presidente da Administração de Portos da Madeira (APRAM) considera que os resultados obtidos vêm demonstrar que «o porto do Funchal, pelas suas características, é, por excelência, um porto de escala e é, por excelência, um porto de grande procura por parte das companhias, quer em termos de reposicionamento, quer em termos das rotas verificadas aqui no Atlântico».
De acordo com Bruno Freitas, há também a realçar todo «um trabalho que está a ser feito, no sentido de manter a posição alcançada e incrementar. E é isso que está acontecer com o investimento que está a ser realizado, no sentido de possibilitar o aumento do número de passageiros a embarcar e desembarcar no porto do Funchal».
Apesar desse desejo, o presidente da APRAM, admite que «as características da própria Região — é um destino turístico, e daí o facto de ser muito mais procurada pelas companhias para ser um porto que seja visitado pelos seus passageiros».




Jornal da Madeira

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cabo Verde espera por madeirenses em férias

Operador turístico Soltrópico estuda ligação directa semanal entre os dois arquipélagos













A Cabo Verde constitui um destino de férias apetecível para muitos madeirenses, porém os custos de viagem onerados, sobretudo, pelas escalas, demove essa opção no calendário das férias.
O arquipélago de origem vulcânica, constituído por 10 ilhas, nove das quais habitadas, está localizado na zona sub-sahariana, com um clima árido, a 640 quilómetros do Senegal.
A média anual raramente é superior a 25 °C e não desce abaixo dos 20 °C. A temperatura da água do mar varia entre 21 °C em Fevereiro e 25 °C em Setembro.
As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos, mas os mais relevantes são a agricultura e a pesca. O Produto Interno Bruto (PIB) é produzido, em sua maior parte, pelo sector terciário.
Portugal tem fortemente cooperado e ajudado Cabo Verde a nível económico e social, o que resultou na indexação de sua moeda, o escudo cabo-verdiano, ao euro, (um euro equivale a 100 escudos cabo-verdianos) e no crescimento de sua economia interna.
O operador turístico Soltrópico colocou a promoção da Madeira em destaque, mormente pela realização da Festa da Flor a meados deste mês, potenciando igualmente Cabo Verde como um destino de férias para os madeirenses.
A ligação aérea directa em voo semanal entre a Madeira e aquele arquipélago, com duração inferior a três horas, é uma possibilidade que pode ser concretizada já a partir de Maio.
A ideia foi revelada ao JORNAL da MADEIRA pelo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, numa fase em que aquele país africano apresenta uma nova aposta no turismo, como forma de alavancar a economia local.
«Espero que venham mais madeirenses ao nosso país, pois estamos estudar a possibilidade de o operador turístico Soltrópico realizar um voo directo entre o Funchal e as ilhas do Sal ou Boa Vista», revelou o Chefe de Estado cabo-verdiano. «O apelo que deixo é que venham apreciar as nossas belezas naturais, o sol e, sobretudo a simpatia, boa música e gastronomia que temos. Aqui vão encontrar um ambiente muito agradável, acolhedor e atractivo».
Pedro Pires dirigiu-se sobretudo aos madeirenses que habitualmente procuram destinos de praia e sol, numa viagem de curta duração, que não vai além das três horas, quer para o Sal, quer para a Boavista, ilhas dotadas de boas unidades hoteleiras e com grande potencial turístico.
Tal como referiu «precisamos que venham e que conheçam porque estamos fortemente interessados no desenvolvimento do turismo e a Madeira tem uma experiência turística de séculos, de modo que é uma referência para nós que vamos procurar conhecer melhor».
Além das ilhas do Sal e da Boa Vista, Cabo Verde apresenta atractivos em São Vicente, nomeadamente na sua cidade Mindelo, centro económico do barlavento cabo-verdiano. A proximidade a Santo Antão (50 minutos de viagem em “ferry” do Armas), permite diversificar o destino àquela que é a ilha mais a norte do arquipélago, colonizada pelos madeirenses no séc.XVI e onde permanece viva essa influência, nomeadamente a construção de socalcos e levadas, além de manter a produção de cana-de-açúcar, do grogue (aguardente) e do mel.

Cabo-verdianos solidários com a Madeira

O Presidente da República de Cabo Verde, em declarações ao JM, transmitiu uma mensagem de solidariedade às entidades regionais e à população madeirense afectada pelo temporal de 20 de Fevereiro.
«Aos madeirenses, deixe-me dizer que nós somos solidários, perante a tragédia que assolou a Madeira», declarou o Chefe de Estado cabo-verdiano.
Na óptica de Pedro Pires, a recuperação da Madeira «vai depender do esforço e do empenhamento de cada um», mostrando-se convicto de que «nestes momentos de dificuldades normalmente os povos multiplicam as suas energias e os madeirenses vão fazê-lo no sentido de ultrapassar o problema em muito menos tempo do que o previsto».
Segundo Pedro Pires, o trabalho encetado pelo Governo Regional e pela população na recuperação da Madeira, logo após o temporal, constitui um bom exemplo para responder às dificuldades impostas pela natureza que algumas vezes afecta o arquipélago cabo-verdiano. As secas prolongadas e depois os períodos de cheias, tornam a tarefa árdua naquele país.
O Presidente da República de Cabo Verde espera poder ainda no actual mandato visitar a Madeira, «arquipélago de referência turística secular que importa conhecer».
Pedro Pires foi primeiro-ministro de Cabo Verde até 1991 e em 2001 substituiu António Mascarenhas Monteiro na Presidência da República, cumprindo actualmente o segundo mandato.
«Um dia terei de visitar a Madeira, como presidente ou somente como Pedro Pires, pois essa é uma lacuna que pretendo resolver», afirmou.


Jornal da Madeira

Estrada das Noras pronta até ao Verão

No Porto Santo







As obras de prolongamento da Estrada das Noras decorrem a bom ritmo e dentro de duas semanas poderão ficar concluídas, não estando ainda agendada a inauguração.
Da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, esta obra (que consiste na extensão da actual Estrada das Noras, desde o cruzamento do acesso à praia no Campo de Baixo, até à ER 120, junto ao Ribeiro Cochinho) constitui uma importante estratégia para o desenvolvimento económico e do progresso social das comunidades locais.
A cargo da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos, o novo troço vem sobretudo facilitar o trânsito, aumentando a fluidez do tráfego através de uma distribuição espacial equilibrada, mas também vigorar uma nova área com elevado potencial urbano.
Para além de vir melhorar significativamente a circulação rodoviária e dar resposta às necessidades locais, esta obra facilitará, também, os estacionamentos e traduzirá benefícios a nível de redes de águas, esgotos, electricidade e telecomunicações.


Jornal da Madeira