Mostrar mensagens com a etiqueta Made in Madeira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Made in Madeira. Mostrar todas as mensagens

domingo, 4 de abril de 2010

Assinalar a Páscoa com arte decorativa

Autodidacta, Cristina Camacho faz peças decorativas para a Páscoa por uma questão de respeito.
Data: 04-04-2010




Cristina Camacho, natural e residente no Caniço é uma autodidacta da decoração. "As pessoas dizem que não têm jeito para certas coisas. Isso não é verdade. Eu nunca tive jeito para artes quando estava na escola mas hoje faço peças de decoração com grande facilidade. Sou uma autodidacta da decoração".

É assim que esta professora de francês do 3.º Ciclo (leia-se do 7.º ao 9.º ano), em São Vicente, inicia uma conversa quase informal com a Revista MAIS, que decorreu na Galeria de Arte da Casa do Povo do Caniço, onde fala daquele que é o seu passatempo favorito: desenhar e confeccionar peças decorativas. A evolução das peças que produz, muitas delas verdadeiras peças de arte, segue as quadras que o calendário civil define. Tal como o Natal, o mesmo sucede na Páscoa. "Vejo a Páscoa como uma altura importante da vida dos madeirenses. Faço trabalhos de decoração por causa disso. Faço questão de decorar parte da casa para celebrar a Páscoa. É como um elogio a uma das épocas mais importante vividas pelos católicos". Como curiosidade, fez questão de montar para a MAIS uma mesa alusiva à Páscoa, que bem podia ser encontrada num qualquer lar madeirenses. Na companhia da filha, Margarida Camacho, de 8 anos, incansável colaboradora da mãe, Cristina Camacho, mostrou duas ovelhas feitas de tecido, três coelhos da páscoa feitos à mão, uma galinha de feltro, quatro galinhas que servem de recipientes para chocolates, um cesto com ovos da páscoa e outros dois coelhos feitos de massa-fino. Em tom de brincadeira, ficámos a saber que a coelha está 'prenhe' e vai ter alguns "coelhinhos no Domingo de Páscoa". A mesa atinge a perfeição com a introdução de duas velas e um ramo de flores. A filha, que não pára quieta, faz questão de querer ficar com um exemplar de cada peça concebida. A mãe, com paciência, explica-lhe que isso não é possível. Ficam as fotos a preservar a memória desta artista.

Passatempo com duas décadas Com 35 anos, Cristina Camacho está perto de comemorar as bodas de prata do início deste 'hobby'. Iniciou-o há cerca de 20 anos, "não por obrigação, mas por gosto". "Se me perguntar se na escola eu tinha jeito para artes, respondo-lhe que não. Mas consegui desenvolver o jeito para fazer estas peças. Não gosto de fazer as coisas por obrigação, geralmente não gosto que as pessoas me dêem indicações para as peças. Prefiro fazer à minha maneira e depois colocar à venda". Por esta razão tem pavor de encomendas. "Se as pessoas me pedirem, eu faço à mesma, mas sinto que não sai tão bem como se eu tivesse a fazer as coisas por inspiração. Sinto maior pressão e as peças não me saem tão bem também porque cada pessoa tem um gosto diferente". Exemplo disso é que raramente faz uma peça em tons laranja. Não gosta da cor, não por razões partidárias, mas porque teve uma má experiência, que não quis contar, com uma peça de roupa dessa cor.



A maioria das peças de decoração concebidas são vendidas com muita frequência na Feira 'Made in Caniço', que se realiza no segundo domingo de cada mês. Das vendas não se queixa. "Tem alturas em que vendo melhor e outras em que é mais difícil de vender, mas geralmente vendo bem. Pena é que muita gente desconhece a realização dessa feira. Acho que há pouco divulgação, por isso há pouca gente por lá. A feira já tem três anos e ainda há muita gente que não sabe que existe". Professora contratada consecutivamente há 12 anos, Cristina Camacho já teve os seus produtos em exposição na loja do Museu Etnográfico da Ribeira Brava. Teve de os retirar da loja quando foi transferida para São Vicente. A 10 de Abril próximo, esta autodidacta volta a expor as suas peças de arte na Feira 'Made in Caniço', no Largo da Igreja, no Caniço.


DN Madeira

Feira da Cana de Açúcar divulga produtos regionais

Quinta edição da feira realiza-se no próximo fim-de-semana nos Canhas
Data: 04-04-2010




Os produtos agro-alimentares regionais vão estar em destaque no próximo fim-de-semana (10 e 11 de Abril), no decorrer da V Feira Regional de Cana de Açúcar, agendada para a freguesia dos Canhas, na Ponta do Sol.

A iniciativa pertence ao Gabinete de Promoção do Comércio Agro-alimentar da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e surge na continuidade de outras actividades semelhantes realizadas na Madeira.

Para tal, a organização vai contar com a colaboração de alguns profissionais do sector da hotelaria, nomeadamente a subchefe do Cliff Bay Hotel, Maria João Costa, o chefe da Escola de Hotelaria e Turismo, Miguel Rodrigues, e ainda a 'barmaid' do Hotel Quinta do Lago, Sónia Rodrigues, que na oportunidade irão partilhar as suas experiências ao nível da culinária. Presente estará também a nutricionista do SESARAM, Sónia Freitas, que irá falar do consumo de produtos agro-alimentares e da sua relação com a alimentação saudável.

Os chefes convidados, bem com alguns alunos da Escola de Hotelaria e Turismo, irão confeccionar diversas especialidades gastronómicas, a saber: Carne vinho e alhos com gengibre e mel de cana da Madeira, salada de maçãs e goiaba com molho de pesto e mel de cana, saladas de nêsperas confitadas com mel de cana e enchidos de carne, mousse de mel de cana com aroma de queijo fresco e nêspera e ainda cocktail 'sobrinhas da Madeira'.


DN Madeira

Apicultura promove Madeira

Suíços partem satisfeitos da Região depois de uma semana de visita




O grupo de apicultores suíços, que esteve de visita à Região entre os dias 21 e 28 de Abril, partiu satisfeito com aquilo que viu. Na Madeira, estes criadores de abelha tiveram oportunidade de se inteirar sobre o estado do sector apícola tendo visitado alguns espaços alusivos. A beleza da ilha, a forma de receber e de ser das pessoas assim como a gastronomia foram outros dos factores que destacaram. A iniciativa foi possível, graças ao empenho do apicultor madeirense, Carlos Pestana e contou com o apoio da Câmara do Porto Moniz, Centro Ciência Viva, Engenho da Calheta e demais responsáveis.


“Sabia que os países do sul da Europa, os países latinos são de pessoas amáveis e gentis, com coração aberto mas como aqui nunca tínhamos visto”, afirmou René Zumsteg, apicultor suíço, ao JORNAL da MADEIRA, horas antes de partir para o seu país de origem.
René Zumsteg é um dos representantes da Associação de Apicultores de Basilea, que esteve na Madeira entre os dias 21 e 28 de Abril, juntamente com outros criadores de abelhas suíços.
Tudo começou em Fevereiro de 2009, aquando uma deslocação à Madeira durante a qual este apicultor suíço há mais de 30 anos mostrou interesse em organizar uma visita para trazer outros apicultores. Carlos Pestana acedeu ao desafio e a “expedição” tornou-se uma realidade.

Reportagem da visita editada em revista suíça

René Zumsteg salientou a forma incansável como o anfitrião madeirense organizou cada dia tendo reiterado que “é um apicultor com muito talento e que sabe tratar as abelhas muito bem”. Na Suiça, René Zumsteg vai procurar pôr no papel o que viu e sentiu durante a visita à Região. Irá falar, sobretudo, do sector apícola mas também da floresta Laurissilva e da forma como a comitiva foi recebida.
A reportagem vai ser editada numa revista mensal da especialidade, onde este apicultor tem direito a quatro páginas para falar sobre o sector desde as suas actividades, além de ensinar os demais a lidarem com as abelhas.
Está convicto de que, após sair a publicação vai receber telefonemas, e-mails e cartas de outros apicultores a perguntar como foi possível terem ido à Madeira.
O presidente da Associação de Apicultores de Basilea, Hans Stockli estava igualmente satisfeito com o que viu na RAM. Considerou que, tal como o mel produzido na Suiça, o mel da Madeira também “é muito aromático, muito especial e muito único” tendo em conta que as abelhas circulam nas diferentes flores dos jardins e dos parques.
Carlos Pestana mostrou-se, também, satisfeito com a forma como decorreu esta visita porque “os objectivos a que me propus foram totalmente alcançados, pois esta visita foi devidamente coordenada de forma a que fosse o mais completa possível”, explicou.
O programa da visita dos apicultores suíços à Região teve duas vertentes. A primeira foi dar a conhecer o concelho do Porto Moniz onde o grupo teve oportunidade de conhecer o Aquário, numa visita proporcionada pelo Conselho de Administração daquele espaço, para observar as espécies piscícolas da Madeira. Já no Centro de Ciência Viva, a directora Liliana Sousa mostrou a Floresta Laurissilva.
Este grupo foi convidado a espreitar o mais antigo engenho de cana de açúcar em funcionamento, o Engenho da Calheta, a convite do seu sócio gerente, que deu a provar o já muito conhecido bolo de mel acompanhado com a poncha.
Nesse dia, o almoço decorreu no restaurante dos Prazeres denominado “O Parque”, muito conhecido pelo seu prato original: o bacalhau na brasa. O petisco foi preparado pelo proprietário, conhecido no seu meio como “Zeca”, sendo este o único detentor desta receita de bacalhau.

Da vertente turística
ao sector apícola


A segunda vertente da visita dos apicultores suíços reportou-se à apicultura. Neste sentido, no Centro de Ciência Viva, com a colaboração de Liliana Sousa foi feita uma abordagem à forma de maneio apícola na Região, a que se seguiu uma prova de mel, constituída por 20 variedades de várias localidades da ilha, com diversas tonalidades e sabores.
Carlos Pestana garantiu que “os convidados ficaram surpreendidos com a diversidade e qualidade dos méis, não faltando a presença da tradicional poncha na sua receita original”. Os méis foram doados ao Lar de Idosos do Porto Moniz.
Na Ponta do Sol, mais propriamente na Malhadinha, o grupo foi convidado a visitar uma exploração de agricultura de produção modo biológico, onde também se faz a prática de apicultura de maneio bio, no entanto, não certificado.
Para o último dia de visita estava prevista uma caminhada pelo Galhano, espaço onde se situa o Apiário Biológico da Madeira, mas a mesma não se realizou por ser um percurso muito longo e atendendo a que “o Apiário já conheceu melhores dias”, apontou.
O percurso alternativo pela Laurissilva foi o do Fanal, local escolhido para o almoço. Como não poderia deixar de ser, foi espetada em pau de louro como manda a tradição da gastronomia madeirense, acompanhada por um bom vinho da Região. A especialidade foi muito apreciada.


René Zumsteg deixa convite pessoal a Carlos Pestana
“Estamos prontos a recebê-los”


René Zumsteg espera que, num futuro próximo, Carlos Pestana e, quem sabe, outros apicultores madeirenses, possam se deslocar à Suiça, a fim de observarem o estado do sector apícola naquele país. “Nós estamos prontos para recebê-los, de coração aberto”, sublinhou.
Sendo um dos representantes da comitiva da Associação de Apicultores de Basilea (www.vdrb.ch) que esteve na Região, vai falar desta possibilidade de receber um grupo de apicultores madeirenses, no artigo que vai escrever para a revista da especialidade acerca desta deslocação.
O convite foi endereçado pessoalmente a Carlos Pestana. O apicultor madeirense sentiu-se lisonjeado com o convite e com a apreciação que fizeram ao seu trabalho: “O meu trabalho foi reconhecido e elogiado pelos visitantes, trabalho esse nunca reconhecido na Região”, exclamou.
Ficou em aberto a realização de futuras visitas com outros grupos, para tomarem nota da apicultura madeirense e do meio envolvente, a Floresta Laurissilva.


Suiça é um dos países com mais abelhas por Km2
Dedicação ao sector apícola


Basilea tem 190 mil habitantes, cerca de 740 colmeias e uma associação apícola com 110 sócios. De acordo com René Zumsteg, a Suiça é um dos países com mais abelhas por quilómetro quadrado, contudo, tem havido muitas perdas.
A produção destina-se, apenas, ao mercado interno. Os negócios são privados e pequenos. O mel é utilizado para a confecção de alguns doces, de resto é para consumo caseiro. René Zumsteg sublinha que os suíços primam pela “qualidade dos produtos naturais” sendo que “as pessoas estão muito sensibilizadas para as questões da natureza”.
Uma das ideias de René Zumsteg é criar uma rede de apicultores a nível europeu. A Suiça é um país pequeno do centro da Europa que faz fronteira com a Alemanha, França, Itália e Aústria, com quem estabelece contactos e onde existem revistas da especialidade.
Para além da troca de informação, são promovidas visitas entre associações regionais. A Associação de Apicultores de Basilea já se deslocou a Inglaterra, passando pela Aústria e França. A informação circula através de um jornal onde os apicultores dão conta dos intercâmbios realizados, aos quais se podem juntar criadores de abelhas de outras regiões.


Problemas comuns às duas regiões

Carlos Pestana, anfitrião da comitiva suiça à Região considera que o intercâmbio foi “muito proveitoso, embora os maneios sejam diferentes, os suiços fazem apicultura durante 3 meses e nós a fazemos durante os 12 meses”. Na visita ao colmeal, o apicultor madeirense achou curioso que os suiços “não usaram qualquer tipo de protecção no maneio (ver fotos), foi simplesmente impressionante” tendo reiterado que “ainda estamos na Idade da Média sobre os conhecimentos apícolas”. Em ambas as regiões, os problemas neste sector são os mesmos: as pragas e as doenças das abelhas e a falta de apoio. Na Suiça, em cada Inverno morrem muitas abelhas, o que muito preocupa os apicultores que chamam a atenção para a importância das mesmas para o mel e para a polinização. René Zumsteg sublinhou, também, a importância do apicultor, neste ciclo porque atendendo às doenças, a abelha já não consegue sobreviver sozinha. Estão a ser feitos esforços para encontrar uma solução mas não tem sido fácil. O responsável assegura que os jovens têm-se mostrado interessados. Na capital, Berne, existe um Centro Científico Agrícola sob a tutela do Governo, dotado desde algum tempo, de um sector dedicado às abelhas. “Com tantos problemas e abelhas perdidas, o Governo sabe que tem que fazer algo”.



Jornal da Madeira

sábado, 3 de abril de 2010

Cadeia Riu tomou controlo dos hotéis Enotel no Brasil

Parceria inclui a gestão de três hotéis em seis anos no Nordeste Brasileiro
Data: 03-04-2010






O 'Enotel Resort & Spa Porto de Galinhas', localizado no Estado de Pernambuco, Brasil, propriedade do empresário madeirense Estêvão Neves, passou no passado dia 1 de Abril para as mãos da cadeia internacional Riu Hotels, que a partir de agora será responsável pela gestão e comercialização da unidade.

Trata-se de uma parceria assinada entre o empresário ilhéu e a cadeia hoteleira, fundada em Palma de Maiorca por um espanhol e hoje ligada também ao maior operador turístico mundial, 'World of TUI'. Pelo acordo assinado no ano passado, a Riu será responsável pela gestão do hotel que passou a designar-se por 'Enotel Riu', por um período de seis anos, sendo incluída no acordo a gestão de mais dois hotéis que Estêvão Neves irá construir nos próximos anos, no Nordeste Brasileiro. O segundo hotel deverá situar-se no Estado do Ceará e deverá abrir até 2013 e o terceiro, cuja localização não está ainda definida, estará em funcionamento em 2015. O investimento total do grupo liderado pelo empresário madeirense nesta parceria está estimado em cerca de 250 milhões de reais (cerca de 100 milhões de euros), como, aliás, já noticiámos.

O acordo mantém a propriedade das unidades, bem como toda a gestão administrativa e financeira da Enotel/Brasil, já que o protocolo em vigor durante os próximos seis anos prevê apenas a gestão operacional e comercial dos hotéis para a Riu, de acordo com o anúncio que foi feito pela cadeia espanhola em Dezembro passado, em Madrid.

A Riu Hotels é uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo em resorts de férias, utilizando na maioria dos seus hotéis o sistema de tudo incluído e dedica-se especialmente ao segmento de famílias, com uma grande componente de turistas da Alemanha e da Espanha. A cadeia fechou o ano de 2009 com 104 hotéis de cinco e quatro estrelas em actividade em 21 países, tendo facturado 1.035 milhões de euros, segundo anunciou o grupo hispano-germânico anteontem, após a assembleia-geral de prestação e aprovação de contas relativas ao último exercício. Para este ano há uma previsão de investimentos de 205 milhões de euros, na construção de novas unidades e de remodelação e e redecoração de algumas das já existentes. A Riu Hotels é líder nas Caraíbas e nas Canárias, em hotéis 'tudo incluído'. As unidades do arquipélago espanhol são, aliás, bastante conhecidas dos madeirenses que, habitualmente, se deslocam para as Canárias.

O hotel de Porto de Galinhas, uma praia muito procurada de Pernambuco, marca a entrada da cadeia da família Riu e da TUI no Brasil. Este ano estão previstas as aberturas de mais duas ou três unidades em países da América Latina, nomeadamente no Panamá e na Argentina.


DN Madeira

Produção de cana tem escoamento garantido

Engenhos asseguram à Secretaria Regional do Ambiente a compra





O secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais garantiu ontem ao JM que a produção de cana-de-açúcar, cuja campanha vai decorrer a partir de 12 de Abril, tem já escoamento garantido. Manuel António Correia diz que os engenhos vão comprar toda a produção estimada. Aliás, em missiva enviada aos presidentes das autarquias e Casas do Povo, o governante dá conta dessa situação e aproveita para informar os passos que os produtores devem dar para escoar a sua cana sacarina.


A O escoamento da produção de cana-de-açúcar está totalmente assegurado pelos engenhos madeirenses, garantiu ontem, em declarações ao JM, o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.
Manuel António Correia sublinha que o Governo Regional tem feito um trabalho de articulação com os proprietários dos engenhos e que, apesar do forte crescimento de produção registado nos últimos anos, «está assegurado o escoamento da totalidade de produção».
Aliás, o governante enaltece «o empenho que os engenhos têm tido nesse escoamento importante para produtores e na valorização dos produtos derivados da cana, inovando, aumentando e criando novos mercados de escoamento».
O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais esclarece ainda que a produção duplicou desde 200 até ao ano passado. Este ano, devido ao mau tempo, «registou-se uma ligeira quebra».
O governante lembra, inclusive, que os engenhos já manifestaram, inclusive, intenção de adquirir quantidades que são, neste momento, superiores à produção estimada.
Manuel António Correia fez questão de informar os presidentes de Câmara, de Junta e das Casas do Povo desta realidade.
Na carta, aquele responsável lembra que «os produtores que ainda não tenham colocado a respectiva produção devem contactar os diferentes engenhos ou o engenheiro Jorge Caldeira, indicado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais para coordenar o processo, o qual fará a articulação entre os produtores e os engenhos».
No caso de alguns dos engenhos já terem atingido marcações do nível máximo que pretende adquirir, os produtores deverão contactar um outro que ainda não as tenha atingido.
A campanha de cana sacarina deste ano começa a partir do próximo dia 12 deste mês.
Entre os anos 2000 e 2009, a produção de cana-de-açúcar registou uma forte recuperação.
Em nove anos, a produção de cana sacarina aumentou 100%, passando de 2.871 toneladas em 2000 para 5.755 toneladas, em 2009
Este crescimento é resultado da política de estímulo ao sector encetada nos últimos anos, concretamente através do reforço do rendimento, tendo o preço pago ao produtores crescido na ordem dos 85%, se compararmos com os preços praticados no ano 2000, no qual os produtores recebiam cerca de 13 cêntimos/kg, sendo o preço actual de 25 cêntimos/kg.


Rendimento subiu 271% em nove anos
Segundo o secretário regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, o valor total pago à produção do sector da cana sacarina aumentou 271%, de 2000 para 2009, passando de 387.600 euros para 1.438.750 euros.
Manuel António Correia realça ainda que «o rendimento médio por produtor (cerca de 700 produtores de cana) subiu igualmente, no mesmo período (2000-2009) em 234%, passando de 594 euros para 1.981 euros.
O governante afirma igualmente que «o actual nível de produção é o maior desde há 25 anos, dado que apenas retroagindo ao ano de 1984 se encontra uma produção superior à actual».
Em 2009, realça o nosso interlocutor, nem toda a produção foi escoada para os engenhos da RAM.
Isto porque, conforme recorda, pela primeira vez, «a Madeira exportou cana-de-açúcar para clientes no continente».
«Foram enviadas 20 toneladas, mas as perspectivas são de aumento neste novo canal de comercialização», complementou.
Lembre-se ainda que os produtores de cana-de-açúcar afectados pelos temporais deste Inverno (não só o de 20 de Fevereiro, mas também os outros) podem recorrer a apoios do Governo Regional, quer para a produção quer para comparticipar estragos no terreno. Para o efeito, têm apenas que dirigir-se aos serviços do Governo e informar do que aconteceu.




Jornal da Madeira

sábado, 27 de março de 2010

Nini Silva participa em evento noo EAU





Data: 27-03-2010

A convite da revista britânica 'Sleeper Magazine', a madeirense Nini Andrade Silva marcará presença num evento internacional que decorrerá entre os dia dias 29 e 31 de Março no National Exhibitions Centre, no Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

O Interiors 2010 UAE é um dos mais importantes eventos para o sector do design de interiores realizado no Médio Oriente, no qual estarão presentes os principais nomes do Design de Interiores e da Indústria Hoteleira internacional.

Responsável mais uma vez por colocar o nome de Portugal entre os melhores do mundo, a nossa conterrânea Nini Andrade Silva, que se tem revelado nos últimos anos uma das mais talentosas profissionais do sector no nosso País, transportará até ao Abu Dhabi o seu Hotel Design Entrance Concept, exibido pela primeira vez no The Sleep Event no passado mês de Novembro em Londres, capital do Reino Unido.

Destaque ainda para as duas conferências a proferir pela designer madeirense nos dias 29 e 30, intituladas "Giving a soul is the secret to shape the future sustainability industry" e "New trends in hotel design", respectivamente.


DN Madeira

sexta-feira, 26 de março de 2010

Menino madeirense homenageado em Jersey

Banco de Jardim e tês macieiras para imortalizar o pequeno João Calaça Sousa
Data: 26-03-2010










A criança de oito anos que morreu em Novembro do ano passado, vítima de um disparo acidental na Venezuela foi homenageada quarta-feira pelos alunos da escola que frequentava, na ilha britânica de Jersey.

João Calaça Sousa morreu quando brincava com dois primos, sensivelmente da mesma idade, na casa do pai destes, perto de Caracas, onde passava férias. As crianças encontraram uma arma de fogo carregada, que disparou acidentalmente atingido o menino de oito anos, que vivia com os pais em Jersey.

Quarta-feira os alunos da escola primária St. John, dedicaram o dia a homenagear a criança madeirense, noticiou ontem o jornal 'Jersey Evening Post'.

O mesmo matutino adianta que desde que a tragédia foi conhecida em Jersey, os professores da escola pediram aos alunos para pensarem numa forma de homenagear o João, que era muito popular no estabelecimento de ensino.

Os ex-colegas do madeirense decidiram-se por um percurso pedestre, no interior da escola, com um banco de jardim dedicado a João Calaça Sousa, e três macieiras plantadas para o efeito.

Os pais da criança, Roberto e Luísa Sousa, estiveram presentes numa cerimónia, que teve também por objectivo angariar fundos para as vítimas do temporal do dia 20 de Fevereiro.

De resto, tanto a morte de João, como as enxurradas do final de Fevereiro, chocaram aquela ilha britânica que desdobrou-se em várias campanhas e acções de solidariedade.


DN Madeira

quinta-feira, 25 de março de 2010

Euro Atlantic muda base para França



Data: 25-03-2010

A Euro Atlantic Airways (EAA), companhia participada pelo Grupo Pestana, anunciou a primeira fase da deslocalização dos seus equipamentos para o estrangeiro. Concretiza-se assim a ameaça feita em Janeiro passado por Tomaz Metello, presidente da empresa, face ao facto da ANA, concessionária do Aeroporto de Lisboa estar a onerar com taxas incomportáveis o estacionamento de aviões da companhia naquela plataforma, uma questão que se arrasta desde há alguns meses.

Um comunicado distribuído pela EAA anuncia que um primeiro avião Boeing 767 - 300Cargo já está estacionado no Aeroporto de Châteauroux, uma antiga base da Força Aérea dos EUA, que transitou para a NATO e que agora está a ser desactivada, adaptando-se a um pólo de carga e charters". Está situado a cerca de 250 kms de Paris.

No mesmo comunicado Tomaz Metello diz que as autoridades aeroportuárias francesas "estão disponíveis para acolher e oferecer benefícios à empresa" acrescentando que a questão da manutenção das aeronaves está ultrapassada uma vez que o aeroporto francês "oferece esta valência com serviços de qualidade".


DN Madeira

Agência madeirense premiada pela 'Costa'

Intertours recebeu em Itália prémio de vendas e de crescimento de produção
Data: 25-03-2010










A agência de viagens madeirense 'Intertours Travel Consulting' foi distinguida pela companhia italiana 'Costa Cruzeiros' com um prémio que releva a sua dedicação a este mercado e a boa procura que os serviços daquela empresa regional têm registado entre os clientes deste tipo de férias e turismo.

Os cruzeiros marítimos constituem um segmento da actividade turística que tem ganho nos últimos anos uma boa fatia do mercado de férias em todo o mundo. Prova disso é o crescimento do número de passageiros que esses paquetes registam, mesmo em tempo de crise, e o número de encomendas de novos navios, muitos deles com características gigantescas, e que são autênticas cidades flutuantes.

A Madeira é uma ilha com tradição na indústria dos cruzeiros marítimos. O seu porto é escalado anualmente por um número assinalável de paquetes de luxo e outros transatlânticos que oferecem programas com momentos fantásticos de entretenimento a bordo ou uma viagem repousante com escalas em diversos portos. A opção será sempre do cliente, e neste aspecto, há uma ampla escolha para todos os gostos.

A Intertours, tal como tem acontecido com outras agências de viagens locais, tem procurado interessar os seus clientes pelo produto Cruzeiros e a verdade é que nos últimos anos temos assistido a uma boa aderência dos consumidores em geral, em várias faixas de consumo, já que há pacotes no mercado a preços interessantes com algumas vantagens para quem gosta de viajar de barco, não só proporcionadas pela já referida animação que se vive a bordo, como também pelas boas condições do alojamento e dos serviços de restauração que hoje as companhias de cruzeiros marítimos proporcionam aos seus clientes. Os portugueses têm seguido a tendência, e no mercado nacional, além de alguns cruzeiros que podem ser iniciados em portos portugueses, há o registo de que o mercado tem crescido, não só nas vendas de viagens no Atlântico e Mediterrâneo, como também em cruzeiros de itinerários mais longínquos.

A entrega do prémio à Intertours teve lugar a bordo do novo navio 'Costa Deliziosa', o mais moderno da 'Costa Cruises', numa gala denominada 'Protagonistas do Mar'. Além de Emílio Rodrigues, director-geral da agência madeirense, que recebeu o prémio das mãos da actual 'Miss Itália', esteve presente nessa gala Jorge Carreiras representante da 'Costa' em Portugal. A Intertours recebeu os prémios de 'Melhor Vendedor da Madeira' e 'Progressão na Produtividade'.


DN Madeira

http://www.intertours.com.pt

Publicidade Madeirense Antiga

quarta-feira, 24 de março de 2010

“Beautiful People” em Istambul dia 26


Çılgın Sanat - Arts En Folies from dogho on Vimeo.





O Grupo Dançando com a Diferença actua, na próxima sexta-feira, na Turquia, em Istambul - Capital Europeia da Cultura 2010, onde apresentará a criação de Rui Horta, "Beautiful People", estreada em 2008 no Centro das Artes - Casa das Mudas. A formação madeirense de dança inclusiva, dirigida pelo Henrique Amoedo, é a única representante de Portugal no "Festival Çilgin Sanat".


A coreografia “Beautiful People”, de Rui Horta e interpretada pelo Grupo Dançando com a Diferença, será apresentada na próxima sexta-feira, 26 de Março, às 21h30, na Turquia, no Teatro Uskudar Te kel, no âmbito do "Festival Çilgin Sanat", numa colaboração conjunta entre a "Istambul 2010 - Capital da Cultura" e a Comissão Europeia.
O grupo da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, dirigido por Henrique Amoedo, é o único representante de Portugal no "Festival Çilgin Sanat", que decorre de 26 a 31 de Março e que receberá também espectáculos da Bélgica, França e Espanha, além dos representantes locais.
“Beautiful People”, criada por Rui Horta para o colectivo madeirense de dança inclusiva, estreou-se a 14 de Junho de 2008 no auditório do Centro das Artes Casa das Mudas, na Calheta (residência do Grupo Dançando com a Diferença). O espectáculo esteve em cena no Teatro Garcia Resende (Évora), no âmbito do III Festival de Expressões, no Teatro Camões (Lisboa), no "CNB Convida 2009", e no Teatro Viriato (Viseu) em Novembro de 2009.
Fora de Portugal, a criação de Rui Horta foi já exibida no V.A.T. International Theaterfestival no Teatro Lantaren / Venster em Roterdão, Holanda, em Abril de 2009.
Esta deslocação à Istambul 2010 – Capital Europeia da Cultura é a segunda apresentação internacional de "Beautiful People".
«A declaração do desejo é um direito que habitualmente reconhecemos uns aos outros». A proposta de Rui Horta para o Grupo Dançando com a Diferença, acrescenta o académico, «devolve-nos esse desejo e leva-nos a reflectir até que ponto estamos preparados para aceitar os desejos dos outros corpos. Na verdade, talvez estejamos dispostos a reconhecê-los mais nuns corpos do que noutros. Não se trata pois simplesmente de aceitar a diferença, mas antes a de lidar e conviver com as vontades que nos chegam do lado de lá do espelho», escreveu o docente universitário e crítico de dança, Daniel Tércio, aquando da estreia deste espectáculo do Grupo Dançando com a Diferença.



Jornal da Madeira


http://dancando-diferenca.blogspot.com/

Pestana Palace de regresso aos “Óscar”

“World Travel Awards”










O Pestana Palace acaba de ser nomeado na categoria de “Portugal´s Leading Hotel”, na 17ª edição dos “World Travel Awards”, considerados os “Óscare” do turismo mundial.
As nomeações para os “World Travel Awards” têm como base os votos e as recomendações dos profissionais da indústria de viagens e turismo do ano anterior, bem como o processo de auto-nomeação.
O hotel do Grupo Pestana, localizado na cidade de Lisboa, tem marcado presença nos “World Travel Awards”, uma vez que em 2007 venceu nas categorias "Portugal's Leading Hotel" e "Portugal's Leading Conference Hotel".
Em 2008 venceu o "Portugal's Leading Hotel", numa votação que envolveu mais de 167 mil profissionais de turismo. Já no ano de 2009, o Pestana Palace foi, também, nomeado na categoria "Portugal's Leading Hotel".
A votação para os prémios de maior prestígio da indústria do turismo é realizada à escala planetária, participando anualmente milhares de profissionais do sector.
O formulário oficial de votação online está disponível para 183.000 agentes de viagens registados em todo o mundo, que irão efectuar o seu voto de forma independente através do site da “World Travel Awards”.
Os resultados serão anunciados na “Europe Gala Ceremony”, a decorrer no Premium Rixos Belek, em Antalya, no dia 1 de Outubro.
A génese dos “World Travel Awards” remonta ao ano de 1983, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global. Com milhares de votos recolhidos por profissionais em mais de 160 países em todo o mundo, ganhar um “World Travel Award” tornou-se num dos mais aclamados prémios para a indústria do turismo.



Jornal da Madeira

www.worldtravelaward.com

terça-feira, 23 de março de 2010

Porto Bay presente no Nordeste Invest 2010





Data: 23-03-2010

O grupo madeirense Porto Bay Hotels and Resorts volta a marcar presença no Nordeste Invest 2010.

O evento organizado pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro (ADIT Nordeste) conta reunir mais de cem investidores oriundos de Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

O grupo Porto Bay é uma das empresas que vai participar como oradora na Conferência Internacional do Nordeste Invest, que decorre de 10 a 12 de Maio no Centro de Convenções de Natal.

DN Madeira

http://www.portobay.com/
http://nordesteinvest.com.br/
http://www.aditnordeste.org.br/

segunda-feira, 22 de março de 2010

Apicultores Suíços chegam hoje à Madeira

Deslocação visa troca de informação







O grupo de sete apicultores suíços que chega, hoje, à Madeira irá visitar, na próxima quinta-feira, dia 25, o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, pelas 11 horas onde irá ser fornecida nformação sobre a Floresta Laurissilva daquele concelho.
Haverá, também, uma pequena prova de méis da Região (aproximadamente 15), onde não vai faltar a tradicional poncha regional. Será feita uma pequena apresentação alusiva à criação das “rainhas” e da reciclagem das ceras.
Pelas 17 horas, será promovida uma visita à futura Unidade Primária de Extracção de Mel situada na Santa. No dia 26, sexta-feira, pelas 14 horas, o grupo irá visitar um Apiário, situado na Malhadinha, na freguesia dos Canhas, a convite do apicultor local.
No dia 27, sábado, logo pela manhã, os apicultores suíços serão convidados a fazer uma caminhada pela Floresta Laurissilva do Porto Moniz. Foi proposto o percurso do Galhano, onde se encontra o único Apiário Biológico da Madeira. Os suíços serão presenteados, ao almoço, com a espetada regional. Este último dia de visita vai contar com a presença e colaboração de alguns munícipes, no sentido de proporcionar um ambiente agradável.
Esta iniciativa foi possível graças ao entusiasmo do apicultor Carlos Pestana, que potenciou a deslocação desta comitiva à Região e contou com a colaboração de várias entidades nomeadamente: Câmara Municipal do Porto Moniz, Centro de Ciência Viva, Engenho da Calheta, munícipes e apicultores que facultaram o seu mel para prova.


Jornal da Madeira

Madeira promove vinho na feira de Dusseldorf

Mercado representa quase 11% das exportações








O vinho da Madeira, marca presença na feira Prowein 2010, que começa hoje e se prolonga até o dia 23 em Dusseldorf, na Alemanha, com um stand de 24m2.
Além da representação do IVBAM por Bárbara Spínola, da Divisão de Promoção, o sector está presente com quatro empresas exportadoras: Justino’s – Madeira Wines, Henriques & Henriques, Madeira Wine Company e H.M.Borges, cada uma um espaço promocional.
A promoção do vinho Madeira no certame será reforçada com a realização de um seminário sobre o tema “Foodmatching com Vinho Madeira” durante o qual serão apresentadas sugestões de harmonizações gastronómicas por Michael Pleitgen, professor da Weinakademie de Berlim, uma prestigiada escola de vinhos.
Na edição do ano passado estiveram representados na feira 45 países com cerca de 3.160 expositores, tornando este evento um ponto de encontro para profissionais de todo o mundo. Contando com mais de 33.300 visitantes de cerca de 50 países e 787 jornalistas de todo o mundo relacionados com o sector esta feira é uma das maiores e mais importantes a nível mundial.
O certame constitui assim mais uma importante oportunidade de promover e divulgar o vinho Madeira nos mercados de exportação, mesmo os mais tradicionais, onde é fundamental a continuidade da presença institucional e empresarial do sector.
No ano passado o mercado alemão representou 10,67% do total de vinho Madeira comercializado (310.106,15 litros), o que equivale a 1.017.476,75 euros. Em valor foi o quinto mercado mais importante para o Vinho Madeira, logo depois do mercado francês, português, inglês e japonês.


Jornal da Madeira
http://www.prowein.de/

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ronaldo muito perto de um novo recorde

Real Madrid espera que o Madeirense marque ao Gijón para estabelecer nova marca



Marcar em cinco jornadas consecutivas era uma marca que Cristiano Ronaldo já tinha conseguido na Premier League, ao serviço do Manchester United. Agora no Real Madrid, o madeirense igualou esse feito, mas os “merengues” querem mais e esperam que o internacional português volte a fazer o gosto ao pé no próximo jogo, frente ao Sporting de Gijón, para estebelecer uma nova marca pessoal. Ronaldo já apontou 22 golos ao serviço do Real, 15 dos quais na Liga espanhola e 7 na Liga dos Campeões


O golo apontado ao Valladolid, no jogo da jornada passada da Liga espanhola, fez com que o madeirense Cristiano Ronaldo igualasse a sua melhor marca, ao ter apontado golos durante cinco jornadas consecutivas. O feito já tinha sido alcançado quando o internacional português jogava na Premier League, ao serviço do Manchester United. Contudo, os adeptos do Real Madrid aguardam que o “craque” conseiga fazer o “gosto ao pé” na próxima jornada, no Santiago Bernabéu, na recepção ao Sporting de Gijón.
Com efeito, Cristiano Ronaldo marcou consecutivamente ao Xerez (2), Villarreal, Tenerife, Sevilha e Valladolid (todos da Liga espanhola), igualando o seu recorde pessoal. Curiosamente, o madeirense marcou nos últimos seis jogos em que actuou, já que aí se inclui também o jogo com os franceses do Lyon, da Liga dos Campeões, em que Ronaldo também conseguiu marcar, pese o facto de não ter conseguido evitar a eliminação da equipa na competição.
No campeonato inglês, Cristiano Ronaldo tinha feito mesmo, quando marcou de forma consecutiva ao Derby County, Bolton, Liverpool, Aston Villa y Middlesbrough. Nessa mesma época, o internacional luso marcou 42 golos, numa temporada memorável que lhe valeu a conquista da Bota de Ouro, Bola de Ouro e o título de melhor jogador do Mundo.


Madeirense já rendeu 22 golos ao Real Madrid

Cristiano Ronaldo tem já 15 golos marcados na Liga espanhola, em 17 encontros e diz a estatística do jornal espanhol “Marca” que o futebolista português fez já 120 remates à balizaa dos adversários
A estes 15 tentos marcados no campeonato, estão ainda por contabilizar os sete golos marcados pelo jogador na Liga dos Campeões, pelo que a soma diz-nos que Ronaldo já marcou 22 golos com a camisola dos “merengues”.




Jornal da Madeira

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dupladp distinguida com prémio nacional

A EMPRESA MADEIRENSE FOI DISTINGUIDA PELO MELHOR POSTAL DE NATAL EM 2009.
Data: 15-03-2010




É mais uma distinção para uma empresa madeirense. A Dupladp, especializada em conteúdos de comunicação e publicidade, que recentemente venceu a campanha 'Optimus Tag' para a Madeira, foi agora distinguida com prémio 'Futura 2010', que distingue anualmente o melhor trabalho elaborado pelos profissionais do sector do design de comunicação, produção gráfica e rotulação.

O prémio foi atribuído pela revista Pro-Digit@l - uma publicação profissional de impressão, imagem, comunicação digital e têxtil promocional - num evento integrado no V Salão Internacional ProDigit@l, que se realizou entre 26 e 28 de Fevereiro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

A Dupladp volta a ser a única empresa regional premiada na categoria 3, de 'Melhor Embalagem', com o seu Postal de Natal 2009, onde manifestou preocupação ambiental ao ter oferecido aos seus clientes uma lâmpada economizadora numa embalagem inovadora. Iniciativa que assinalou também a entrada no Ano da Biodiversidade. Satisfeito com mais esta distinção, está Humberto Drumond, um dos administradores da empresa. "Este prémio é o exemplo da motivação que nesta altura de recuperação tem de existir. Dedico-o de forma simbólica à nossa Região. É um prémio da Madeira e que vem para a Madeira." Drumond afirma que esta distinção "é o reconhecimento do trabalho criativo contínuo, credível e empenhado de toda a equipa e da posição de liderança que a empresa assume no mercado madeirense." Para a equipa criativa da Dupladp, composta por designers formados e dirigida pelo administrador Sérgio Pimenta, esta é também uma prova do profissionalismo e capacidade de criação inovadora que caracteriza esta empresa.

Projectos de Criação

É uma decisão que irá favorecer os empresários madeirenses. Aproveitando a entrega deste prémio, Humberto Drumond anunciou que a Dupladp não irá debitar a criação dos projectos de imagem de decoração e reconstrução das lojas afectadas pelo temporal que assolou a Madeira no passado dia 20. Este é o apoio da Dupladp aos seus clientes que nesta fase pretendem recompor os seus negócios e voltar à normalidade possível, afirma Humberto Drumond.


DN Madeira

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Madeirense Joana Pontes na série 'Lua Vermelha'

Jovem desempenha a figura de uma vampira num episódio que será rodado em Março
Data: 18-02-2010






O exercício da arte da representação é o sonho de Joana Ponte. Uma jovem madeirense que, por ter sido a vencedora do passatempo 'Lua Vermelha', no qual participaram 300 candidatas, irá interpretar a figura de uma vampira na nova série 'Lua Vermelha' que a estação televisiva SIC está a transmitir e que já conquistou o público, sobretudo o mais jovem, reflectindo-se nas boas audiências que tem tido.

"Trata-se de mais uma oportunidade na área da representação", começou por dizer a jovem que, este mês, concluiu o curso de Direito. "E temos de aproveitar estas situações para conseguirmos trabalhos de maior responsabilidade que nos possam tornar mais conhecidas", completou. Questionada sobre a personagem que irá desempenhar na série 'Lua Vermelha', a jovem natural da freguesia de São Pedro foi clara: "Nesse episódio, cuja rodagem deve decorrer em Março, serei uma vampira. E a transmissão do episódio poderá acontecer durante o próximo mês de Maio", revelou.

Já no que respeita a outros projectos na vertente cénica, fez saber: "Por enquanto, as minhas atenções estão voltadas para o episódio da 'Lua Vermelha'. Porque é uma excelente oportunidade no meu percurso artístico. E depois irei aguardar e, sobretudo, trabalhar para conseguir desempenhar melhor os papéis que me atribuem".

A série 'Lua Vermelha', da SIC, que 'compete' com a rival da estação TVI, 'Destino Imortal', 'bebe' inspiração na mais recente moda vampírica que tem tomado de assalto as livrarias, salas de cinema e séries televisivas.

Percurso ascendente

A jovem madeirense tornou-se conhecida, inicialmente, por ser uma das seleccionadas no 'casting' para apresentadora do 'Curto Circuito', um programa da SIC Radical. Seguiram-se várias eliminatórias onde Joana Pontes conquistou o 'passaporte' para a final, cuja vitória não lhe sorriu.

Posteriormente, integrou a companhia de teatro de Rui Luis Brás, um conhecido actor da TVI, para além de ter participado em episódios de 'Rebelde Way' (SIC) e 'Morangos com Acúcar' (TVI), duas séries televisivas de grande sucesso entre o público juvenil. No caminho artístico da jovem encontram-se ainda as presenças na telenovelas 'Sentimentos' e 'O Bater do Teu Coração', da TVI, a segunda com estreia prevista para Março.

Após Petra Camacho e Élvio Camacho, é agora a vez de outro rosto madeirense surgir em produções televisivas nacionais de grande audiência.


DN Madeira

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

EuroAtlantic investe na carga






Data: 11-02-2010

A companhia de transporte não-regular EuroAtlantic Airways vai entrar no negócio da carga, com a aquisição de um Boeing 767-300, que foi apresentado ontem e que representa um investimento de cerca de 33 milhões de euros.

A EuroAtlantic Airways apresentou, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, o novo aparelho da companhia, um Boeing 767-300 cargo, "o primeiro avião a nível mundial de passageiros que foi transformado em cargueiro", disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração da empresa, Tomaz Metello.

O presidente do conselho de administração da EuroAtlantic afirmou que o novo avião, que "pode transportar 56 toneladas a uma distância de 5.800 quilómetros", representou um investimento de 45 milhões de dólares (32,8 milhões de euros à taxa de câmbio actual).

"Acreditamos que foi uma boa aquisição a nível empresarial. É outro nicho de mercado, não há tanta concorrência", disse Tomaz Metello, salientando que este avião "é o primeiro de vários".

Segundo o presidente do conselho de administração da companhia, o próximo avião de carga da EuroAtlantic deverá chegar "no final de Julho ou início de Agosto".

Tomaz Metello adiantou que a companhia aérea "tem uma série de pedidos" para este novo avião de carga.

DN Madeira

Entrevista a Cristiano Ronaldo (17 anos) quando era jogador do Sporting