Mostrar mensagens com a etiqueta Lazer. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lazer. Mostrar todas as mensagens

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Folia prevista para hoje, caso o tempo seja favorável








O programa das Festas de Carnaval da Madeira continua a animar a cidade do Funchal, estando previsto para hoje a realização da iniciativa "Carnaval nas Avenidas", implementada este ano pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Surge como uma forma de prolongar a animação carnavalesca na baixa citadina.
O “Carnaval nas Avenidas”, que decorre das 21h00 às 23h00, é um projecto que envolve três trupes: A Associação Fura Samba, a A Escola de Samba Caneca Furada e a também escola de samba Os Cariocas (grupos estes que integram o Cortejo Alegórico que, ontem à noite, saiu às ruas da capital madeirense).
A Associação Fura Samba vai estar à entrada do cais da cidade, a Escola de samba Caneca Furada estará na placa central da Avenida Arriaga, em frente ao edifício da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e do Teatro Municpal, e a Escola de samba “Os cariocas” actuará em frente à igreja da Sé.
O cartaz de Carnaval encerrará na terça-feira, dia em que se realiza o também aguardado "Cortejo Trapalhão", com início marcado para as 16h00. Este evento - onde a sátira ocupa um lugar de destaque - é aberto a todos os interessados. Criatividade, bom humor e boa-disposição costumam ser os principais ingredientes deste evento de cariz popular.
Refira-se que estes eventos, tanto o previsto para hoje como o “Cortejo Trapalhão”, na terça-feira, poderão vir a ser cancelados caso as condições climatérias não permitem a sua realização.
De lembrar que o Espaço Infoart, no edifício da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, na Avenida Arriaga, acolhe, até ao térmico desta quadra festiva, uma exposição comemorativa dos 30 anos da Escola de Samba - “A Caneca Furada”.



Jornal da Madeira

Fogo-de-artifício abriu “Oceanos” de folia







Mesmo com chuva, foram muitos os madeirenses e turistas que assistiram, ontem à noite, ao “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval”, o ponto alto do programa das "Festas de Carnaval", promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, que este ano teve como tema geral: "Mares e Oceanos".
Dez minutos antes do cortejo sair à rua, o público presenciou um espectáculo de fogo-de-artifício, lançado no Parque de Santa Catarina.
O cortejo, que arrancou por volta das 21h00, com partida na Praça da Autonomia, contou com a participação de mais de um milhar de foliões, distribuídos em oito grupos. A abertura do corso ficou a cargo do projecto de João Egídio Andrade Rodrigues, intitulado “Os Encantos do Mar”, no qual sereias, recifes, corais, anémonas, plantas, entre outros seres subaquáticos, embelezaram o seu carro alegórico.
Seguiu-se a Associação Fura Samba com o tema "Mar Português", com música dedicada ao poeta Fernando Pessoa e à fadista Amália Rodrigues, associando o fado ao samba. Cerca de 5.000 plumas de avestruz, 15.000 rabos de galo e 250 plumas de faisão foram usadas para retratar o tempo dos Descobrimentos.
“Os Cariocas” apresentaram o projecto “Divindades do Mar”, um desfile embelezado com figuras simbólicas dos oceanos. Por sua vez, a Fábrica de Sonhos desvendou os “Segredos do Mar”, levando ao corso sereias e medusas, e elementos dos Hot Dancers.
Os Veteranos da Folia com “A Ilha do Tesouro” revelaram também "riquezas" dos mares.
A Turma do Funil apostou no tema “O Oceano em Folia”, recordando o navegador Vasco da Gama, figura representada pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. A trupe de João Atanásio fez ainda uma homenagem ao povo de Câmara de Lobos, retratando o "Peixe-Espada-Preto" e o barco “O Xavelha”.
A Associação de Animação Geringonça apostou no tema “Fantasias de Ninfa”, levando ao cortejo, entre outras figuras míticas, deuses do mar e ninfas, num cenário azul, verde, prateado, branco, laranja e rosa. Sofia Relva (apresentadora do concurso musical "Funchal a Cantar"). A canção da Geringonça, "Esta Maré de Alegria", com letra assinada por Rui Gonçalves Silva e música de António Barbosa, foi interpretada por Sofia Relvas, acompanhada por um coro, composto por Bruno Airaf, Dorita Serrão, Paulo Freitas, Xavier Barros, Hélder Paulo, Sofia Petito, Carolina Rodrigues e Mariana Azevedo. De sublinhar que a Geringonça integrou, no seu corso,elementos delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes Motores.
O encerramento do Cortejo Alegórico ficou a cargo da Escola de Samba Caneca Furada, com o tema: “O Mar e a Pirataria", um desfile que marcou a estreia da Orquestra Clássica da Madeira no Carnaval madeirense. A colectividade de músicos foi dirigida pelo seu maestro, Rui Massena. Marina Rodrigues abrilhantou o desfile da Caneca Furada.
O Cortejo saiu da Praça da Autonomia, seguindo pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), mudança para faixa norte (frente ao MarinaShopping) e subida pela Rua Dias Leite, Rotunda do Infante, Avenida Arriaga (faixa Norte - até ao Banco de Portugal), Avenida Zarco (faixa norte), rua Câmara Pestana e, terminou na Praça do Município.


Jornal da Madeira

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Concelhos juntam-se à folia carnavalesca








Machico, Ponta do Sol e Curral das Freiras vão realizar amanhã, a partir das 16 horas, os respectivos cortejos de Carnaval. Na Ponta do Sol a concentração das trupes far-se-á no Centro Cultural John Dos Passos sendo que a organização prevê a participação de quase 600 elementos, distribuídos por onze trupes. Neste desfile participam não só várias escolas como também instituições e grupos culturais do concelho.
Já em Machico, à mesma hora, 1.700 foliões vão desfilar pelas principais ruas da baixa de Machico. Para além das escola e de outras instituições socioeducativas do concelho vão participar também os utentes dos centros de dia e Santa Casa da Misericórdia. Este ano, e à semelhança de edições anteriores, a Associação Geringonça e a Fábrica de Sonhos vão marcar presença neste cortejo. Após o desfile, a animação ficará por conta do grupo “Os de Passagem” que actuarão na Praça do Município.
Por fim, no Curral das Freiras, o corso carnavalesco acontecerá entre os Largos da Bica e das Vendas. Promovido pela Casa do Povo local, este evento é aberto a toda a população, isto é, qualquer pessoa poderá participar no desfile.


Jornal da Madeira

Crianças e idosos no Funchal fizeram o seu Carnaval

Desfilaram ontem nas placas centrais da Avenida Arriaga







A aposta está ganha. No ano passado, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes desafiou a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal a trazer o seu Carnaval à rua. Na altura, 200 idosos foram actuar para o Jardim Municipal. Este ano, o convite foi mais longe. A Secretaria tutelada por Conceição Estudante pediu à mesma associação para que fizesse os seus utentes desfilarem na placa central da Avenida Arriaga com destino ao Jardim Municipal. O cortejo aconteceu ontem à tarde e foi um sucesso, tendo contado com a ajuda do bom tempo.
Ricardo Silva, da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal disse ao JORNAL da MADEIRA que o objectivo da iniciativa, tal como de todas as outras realizadas noutras alturas do ano, é o de dar mais qualidade de vida aos menos jovens e prolongar a sua saúde. "Queremos promover a cidadania mas essencialmente dar-lhes uma vida com a melhor qualidade possível", dizia Ricardo Silva momentos antes do desfile "Carnaval Solidário" ter início no Funchal. A Festa que já se realizava entre portas há alguns anos, foi tornada pública no ano passado, sendo que ontem, centenas de pessoas, sobretudo estrangeiros, puderam vir desfilar duas centenas de figurantes com os mais variados disfarces. Marinheiros, mergulhadores, galos, entre outros, foram alguns dos mascarados que contaram com o apoio da Secretaria Regional do Turismo que disponibilizou a actuação de duas bandas de música. Para os fatos, aquela associação dispendeu apenas 300 euros, sendo que o restante trabalho foi feito pelos próprios idosos e animadores.
"Isto é uma prova evidente que com boa vontade podemos fazer uma festa", afirmou Ricardo Silva, o qual adiantou que para além dos idosos, entraram neste desfile um grupo de crianças do ATL das Romeiras, seis ATL da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal, o grupo de São José, a AMI, a Associação protectora dos Pobres e os Centros Comunitários de Sõ Martinho e da Nogueira.
"É Carnaval muito solidário!", garantiu Ricardo Silva.
Já de manhã, e embora com menos sorte por causa da chuva, muitas crianças de várias escolas da Região fizeram também o seu desfile de Carnaval percorrendo o mesmo trajecto que o cortejo que decorreu na parte da tarde.
A Festa de Carnaval das criianças esteve a cargo do grupo de teatro da Associação dos Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística e da Escola Profissional Atlântico. Contava-se com a participação de mais de mil crianças mas a chuva "afugentou" algumas escolas.
As que teimaram em não desistir contaram com muita animação. Os turistas mostraram muito agrado em registar os momentos para a posteridade.
No Porto Santo, o carnaval dos mais pequenos também saiu à rua, assim como em outros concelhos e freguesias da Madeira.
Contudo, alguns tiveram que ser cancelados como foi o caso daquele que estava previsto para o centro de Câmara de Lobos e que é uma organização da junta de freguesia local. Os cerca de mil e 800 figurantes das escolas de 1º ciclo e os idosos dos centros de dia de Câmara de Lobos viram a sua festa de Carnaval de ontem. Mas como o Carnaval ainda agora começou, ainda há oportunidade para usufruir da folia desta época.

Estudante satisfeita com ocupação hoteleira

A secretária regional do Turismo e Transportes está satisfeita com a taxa de ocupação hoteleira. Depois de uma primeira sondagem, "estamos com uma taxa de ocupação entre os 65 e os 70 por cento o que é bom. É bom lembrar que isto engoloba todos os estabelecimentos hoteleiros e não apenas os do Funchal".
Para além disso, conforme frisou Conceição Estudante, em declarações prestadas à comunicação social momentos antes de ter início o desfile das crianças- que ocorreu pelas 10 horas da manhã, as previsões apontavam para que, neste fim-de-semana, a taxa de ocupação subisse ainda mais um pouco.
"O que se enquadra mais no padrão deste período do ano. No ano passado, a taxa de ocupação hoteleira foi de 72 por cento mas convém lembrar que o Carnaval aconteceu mais tarde", referiu a secretária regional do Turismo e Transportes. Para o cortejo de hoje à noite, a esperançaé de que São Pedro ajude. "Se as previsões se mantiverem, no cortejo de amanhã (hoje) não vamos ter chuva.
"Para a próxima terça-feira, as previsões são também animadoras.
Refira-se que para esta festa carnavalesca, a Secretaria Regional do Turismo e Transportes investiu 350 mil euros.

Secretária do Turismo espera que São Pedro colabore

O cortejo alegórico sai à rua pelas 21 horas de hoje com partida da Praça da Autonomia (lado sul), passagem pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, mudança para a faixa norte e subida pela Rua Dias Leite. Depois, os figurantes que participam neste cortejo subordinado ao tema "Mares e Oceanos" passam pela rotunda do Infante, percorrem a Avenida Arriaga, Avenida Zarco, Rua Câmara Pestana e terminam na Praça do Município.
Mas o programa para este dia de Carnaval tem início pelas 10 horas com a actuação, na baixa funchalense, da band do canecão e das bandas distrital e municipal do Funchal. Ainda antes do cortejo alegórico, haverá fogo de artifício lançado no Parque de Santa Catarina.
Estão, assim, reunidas todas as condições para mais o Carnaval cheio de alegria, magia e animação, faltando apenas a ajuda de São Pedro.


Jornal da Madeira

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Fábrica dos Sonhos e Geringonça em Machico

Cortejo inicia-se às 15h00 de domingo







A Associação de Animação Geringonça é, uma vez mais, a trupe convidada para a abertura do cortejo de Machico que se realiza no próximo domingo, a partir das 15h00. Esta será a décima vez que a Geringonça anima a festa carnavalesca promovido pela Câmara Municipal de Machico.
Outra das presenças de destaque neste corso é a da Fábrica dos Sonhos, que, contrariamente à Geringonça, fará o encerramento.
Tanto a Geringonça como a Fábrica dos Sonhos levarão a Machico os projectos elaborados para o “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval” do Funchal, no sábado, respectivamente “Fantasias de Ninfa” e “Segredos do Mar”.
O cortejo, em Machico, contará, uma vez mais, com a participação das Escolas Básicas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, bem como das associações culturais e centros de dia do concelho.
A ordem do desfile será a seguinte: Associação de Animação Geringonça , Santa Casa da Misericórdia de Machico, EB 1.º Ciclo com Pré-Escolar dos Maroços, Centro de Convívio de Água de Pena, EB do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Seca, Centro Social e Paroquial das Preces, EB1.º Ciclo com Pré-Escolar de Machico, E.B. 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Porto da Cruz, Centro de Actividades Ocupacionais de Machico, Grupo de Danças e Cantares de Água de Pena, Associação de Jovens Caniçalenses, Sandanza - Casa do povo de Santo António da Serra, Banda Municipal de Machico e, no encerramento, a Fábrica dos Sonhos.


Jornal da Madeira

Cortejo de “oceanos” sai amanhã







A Amanhã à noite, as atenções estarão centradas no “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval”, com início marcado para as 21h00, a partir da Praça da Autonomia.
O cortejo contará com a participação de 1.095 figurantes, distribuídos em oito grupos, os quais apresentarão os seus projectos, que vão ao encontro do tema geral: “Mares e Oceanos”, sugerido pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
As trupes trabalharam os seguintes sub-temas: “Os Encantos do Mar”, por João Egídio Andrade Rodrigues; “Mar Português”, pela Associação Fura Samba; “Divindades do Mar” pela Escola de Samba “Os Cariocas”; “Segredos do Mar” pela Fábrica de Sonhos; “A Ilha do Tesouro” pelos Veteranos da Folia; “O Oceano em Folia” pela Turma do Funil; “Fantasias de Ninfa” pela Associação de Animação Geringonça e “O Mar e a Pirataria”, pela Escola de Samba Caneca Furada. Esta última trupe encerrará o cortejo, sendo que este ano terá a companhia da Orquestra Clássica da Madeira, dirigida pelo maestro Rui Massena. De salientar que, em território português, esta é a primeira vez que uma orquestra sinfónica integra um desfile de Carnaval. A Caneca Furada levará ainda dois carros alegóricos, um deles com a presença de Marina Rodrigues.
Como o JM deu a conhecer nos últimos dias, os projectos a apresentar primam pela inovação, nomeadamente em termos de música e indumentária.
Dez minutos antes do corso arrancar, haverá fogo-de-artifício, lançado a partir do Parque de Santa Catarina.
De referir ainda que, além do “Cortejo Alegórico”, da “Festa de Carnaval das Crianças”, do “Carnaval Solidário” e do “Cortejo Trapalhão”, o programa deste ano das “Festas de Carnaval” oferece muita animação na baixa citadina. Bandas filarmónicas, grupos de teatro, entre outras formações musicais, animam os transeuntes.



Jornal da Madeira

Bibioteca e net no Curral

Inaugurada pelo director regional de Educação










A freguesia do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, já tem uma biblioteca e um espaço com internet.
Esta nova infraestrutura fica localizada junto ao auditório e foi, ontem, inaugurada pelo director regional de Educação, Rui Anacleto que se fez acompanhar no acto pelo presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes.
Rui Anacleto sublinhou, na oportunidade, que os investimentos feitos no Curral das Freiras nos últimos anos “é a forma de pôr aquela freguesia no centro do mundo, nomeadamente, com a possibilidade da população local aceder à internet porque é uma forma de a ligar ao outro lado do mundo, em tempo real”.
No que diz respeito à biblioteca salientou que “os livros, por si só, são sinónimo de conhecimento mas também de recriação, sonho, fantasia e de imaginação”. Rui Anacleto advertiu, por isso, que “toda a população deverá tirar partido desta infraestrutura que irá contribuir para, através da educação e cultura, pormos o Curral das Freiras no centro do mundo”.
Esta ideia foi partilhada pelo presidente da Câmara de Câmara de Lobos ao reiterar que “todas as infraestruturas ligadas à educação e cultura, voltadas sobretudo para a juventude, fazem falta em qualquer sítio, especialmente no Curral das Freiras”. Isto porque, recordou, o Curral “foi dotado de um isolamento natural que se vai esbatendo por força das infraestruturas que têm sido criadas”. É o caso das escolas, do pólo-desportivo da Seara Velha, do pavilhão, da piscina, do auditório, da agência bancária e do jardim público.
“O objectivo foi, realmente, fazer com que a juventude possa ter aqui uma janela aberta ao mundo exterior”, frisou.
Estão em curso outras obras. Está em preparação o início da reabilitação da antiga Escola da Seara de Baixo que dará lugar a um centro onde vai ficar instalado o Refúgio da Freira, que vai servir para a cooperação entre colectividades, entre outras.



Jornal da Madeira

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval cresce em C.ª de Lobos



Data: 11-02-2010

Mais de mil pessoas participam este ano no Carnaval em Câmara de Lobos, uma edição que fica marcada pela presença da Geringonça, uma das trupes mais fortes do Carnaval madeirense, pela Malta do Furor e ainda por terminar com um espectáculo no Mercado local, com a Kontraband.

Depois do cortejo no Funchal no sábado dia 13, a folia chega ao centro da cidade de Câmara de Lobos no dia 15, segunda-feira, a partir das 21h30, com grupos do concelho e outros convidados.

Ao todo, as 1200 pessoas distribuem-se por 18 núcleos organizados. A Turma do Funil desfila sob o tema 'Atlântida'. Os centro de dia de Santa Cecília, Câmara de Lobos e Jardim da Serra trazem, dentro das 'Histórias de Encantar', respectivamente a 'Carochinha', a 'Abelha Maia' e a 'Branca de Neve'. Outra história conta a Equipa de Apoio de Jovens e Crianças com a 'Alice no Pais das Maravilhas'.

O grupo da Casa do Povo do Estreito inspira-se no Brasil para dançar 'O Que é Que a Baiana Têm?', os Escuteiros da Encarnação optaram pelo famoso 'Carnaval de Veneza' e o Centro de Actividades Ocupacionais no 'Carnaval na Índia'.

A Banda Filarmónica do Caniço e Eiras vem com 'O Universo dos Palhaços' e um grupo de Câmara de Lobos apresenta 'Um Dia Sem Crise' (é Carnaval, ninguém leva a mal!).

O Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem aposta no 'ABBAMusical'; os Escuteiros de Santa Cecília em 'O Universo'; os Escuteiros de São Martinho em 'Palhaçadas'; o Centro Social de Santa Cecília nos 'Oceanos'; e o Malta do Furor em 'Os Deuses Devem Estar Loucos: Oceanos Outra Vez?'.

A Associação de Animação Geringonça veste-se com as 'Fantasias de Ninfa' e, a fechar, a Casa do Povo da Quinta Grande regressa à 'Idade da Pedra'.

A iniciativa, à semelhança dos anos anteriores, é da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que apoia financeiramente os participantes. O cortejo parte da Avenida Nova Cidade, passa pela Praça da Autonomia, pelo Largo da Republica, pela Rua Padre Clemente Nunes Pereira, pela Rua da Carreira e termina no Parque de Estacionamento da Baia de Câmara de Lobos, sendo logo seguido do concerto da Kontraband no Mercado Municipal.

Estreito animado
Antes, no domingo, e em jeito de Carnaval Trapalhão', os mais desinibidos saem à rua no Estreito de Câmara de Lobos, levando a crítica social e o humor às principais artérias do centro da freguesia. A participação é livre.


DN Madeira

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Machico com ano intenso de actividade cultural

Gastronómica de Machico celebra 'Bodas de Prata' em 2010 e traz Mariza à Madeira
Data: 10-02-2010






A Câmara Municipal de Machico já definiu o plano de actividades socioculturais para 2010 no concelho.

Tal como o presidente desta autarquia já tinha avançado, apesar das restrições financeiras, as principais atracções culturais do concelho foram mantidos, com destaque para o V Festival 'Viver Dançando', dia 24 de Abril às 21 horas, no Pavilhão do Caniçal, para a V Edição do Mercado Quinhentista, dias 4, 5 e 6 de Junho no Centro de Machico e para a 25.ª Semana Gastronómica de Machico que irá decorrer entre 30 de Julho a 8 de Agosto. Uma data especial daquele que é o principal cartaz da primeira cidade da Região e que, conforme já revelou o DIÁRIO, terá como cabeça-de-cartaz a fadista Mariza, cujo concerto está previsto para o dia 4 de Agosto.

Contudo, Emanuel Gomes vai adiantando que a Câmara não vai inovar neste certame gastronómico. "Vamos manter a mesma estrutura. Não vamos mudar nada", afirmou.

Dinamização sociocultural do concelho de Machico

Com data ainda por definir estão ainda algumas iniciativas como o lançamento do livro alusivo ao Mercado Quinhentista, o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos da Semana Gastronómica e o Concerto da Banda Municipal de Machico por comemoração do Centenário da República. Emanuel Gomes explica que o programa agora definido faz parte da "dinamização sociocultural do concelho, que se tem afirmado a par das dinâmicas que os equipamentos culturais têm gerado junto das populações nomeadamente no papel de difusão, descentralização, promoção, democracia culturais e de educação para a cultura".

Nesta linha de acção, reforça o autarca, a "Câmara Municipal de Machico continuará a privilegiar o desenvolvimento da sua acção sociocultural num diálogo profícuo com as instituições educativas e culturais locais e regionais, uma acção traduzida na concretização de parcerias com o objectivo de alcançar um maior envolvimento e participação de toda a comunidade". Um plano cultural extenso visando complementar-se com as iniciativas das instituições culturais.

Autarquia define objectivos para plano de actividades

A autarquia definiu uma série de objectivos concretos que irão nortear o plano de actividades socioculturais para este ano: desenvolvimento de um programa que privilegie as diferentes manifestações artisticoculturais; dinamização dos equipamentos socioculturais do município; promoção da descentralização e democracia culturais; possibilitar uma maior participação na vida cultural do município de todos os cidadãos; valorização do concelho investindo na cultura e em projectos de turismo cultural; mobilização de saberes e recursos para uma política de desenvolvimento cultural.

Principais iniciativas

Fevereiro
Encontro Regional de Modalidades Artísticas - Canto Coral, dia 18, às 10 horas.

Abril
V Festival 'Viver Dançando', dia 24, às 21 horas, no Pavilhão do Caniçal.

Maio
Dias 10 e 21 - Exposição 'Mercado Quinhentista', no Madeira Shopping.

Dia 30 - Colóquio Mercado Quinhentista, na sala de cinema do Fórum de Machico.

Junho
V Edição do Mercado Quinhentista, dias 4, 5 e 6, centro de Machico.

Julho
Encontro de Teatro de Machico (data a definir), Fórum de Machico.

Agosto
25.ª Semana Gastronómica de Machico, entre os dias 1 e 8, com a cabeça-de-cartaz Mariza a actuar no dia 4, na praça central junto ao Fórum Machico.

Setembro
Festa da Uva e do Agricultor, dias 5 e 6, no Porto da Cruz.

Outubro
Dia 3, às 17 horas, concerto com o Coro de Câmara do Gabinete Coordenador de Educação Artística, Grupo Coral Flores de Maio e Grupo Coral das Casas do Povo do Concelho de Machico. O espectáculo é no Centro Cívico do Porto da Cruz.

Novembro
Ciclo de Cinema, no Fórum Machico em data a definir.

DN Madeira

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Compadres em Santana

Festa com “Cortejo Folião” e alargada para mais dois dias







Santana realiza mais uma edição da “Festa dos Compadres”, que este ano inclui o “Cortejo Folião” e é alargada para mais dois dias.
O programa do certame, promovido pela Câmara Municipal de Santana, inicia-se hoje com lançamento de fogo-de-artifício, às 12h00, e a recriação de “As comadres passeiam o compadre no centro da cidade”, às 20h00.
No sábado, sairá à rua o “Cortejo Folião”, às 17h00, prosseguindo a festa com animação musical (canções de Carnaval), estando agendado para as 19h00 a cerimónia de prémios. A música será retomada, servindo de mote a um baile de Carnaval, a partir das 22h00.
O programa de domingo será preenchido pelo Cortejo Etnográfico, às 16h00, a “Sentença dos Compadres” 1(7h45), entrega de prémios (19h00) e animação musical.
Este cartaz cultural da cidade de Santana encerrará oficialmente na quinta-feira, dia 11, com, novamente, lançamento de fogo-de-artifício, às 12h00, e, no encerramento, em oposição ao dia de abertura, a iniciativa “Os compadres passeiam a comadre pelo centro”, às 20h00.



Jornal da Madeira

Caneca Furada leva OCM ao cortejo do Funchal

Orquestra Clássica da Madeira estreia-se no “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval”









O desfile da Caneca Furada, no Cortejo Alegórico de Carnaval, contará com a participação especial e inédita da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), dirigida pelo seu maestro titular, Rui Massena.
Ferdinanda Sousa, responsável pela trupe funchalense, realça o facto de este projecto ser único em Portugal.
«Nunca uma orquestra fez parte de um cortejo de Carnaval no país», disse a mentora da Caneca Furada, que, no seu corso, apresentará o tema: “O mar e a pirataria”.
O colectivo de cerca de 50 elementos percorrerá as ruas do Funchal, na noite de 13 de Fevereiro, em dois carros, simbolizando barcos (galeões). Os músicos irão vestidos de piratas, em tons dourados e prateados, retratando uma época da História da Madeira, que remonta ao século XVI. «Em 1556, os piratas entraram, roubaram capelas e conventos, levando consigo preciosidades, como cereais e mulheres... As mais novas eram as mais caras e, por vezes, surgiam grávidas », refere Ferdinanda Sousa.
No Caniçal e na ilha do Porto Santo, continua a responsável, locais saqueados, «ainda se notam traços nas fisionomias, no tom de pele e nos cabelos louros (...) As freiras fugiram com algumas peças para um esconderijo, hoje chamado Curral das Freiras».
Num dos “galeões” do corso da Caneca Furada, a figura de destaque será Marina Rodrigues, enquanto que no outro estará Ana Fernandes.
O carro do som surgirá de seguida com música (em CD) orquestrada e cantada por Bruno Ariaff, acompanhado por Sofia Relvas e um outro grupo da Caneca . A canção também se intitula “O mar e a pirataria” e a letra é assinada por Maria Aurora. O desfile prosseguirá com a ala das bailarinas, aberta pelo coreógrafo e bailarino Colin Vieira, representando os naúfragos, vestidos e pintados de branco. Continuará com a ala dos piratas, com cores garrridas, e um elemento já tradicional da Caneca, “O Grande Colonizador” (Norberto), que fará a abertura de uma outra ala, com cerca de 60 foliões, representando freiras e nobres. A fechar o corso estará a banda da trupe, dirigida por Élio Jardim, com cerca de 50 elementos, os colonizadores e a sua rainha da bateria (Iolanda).
Os figurinos da Caneca Furada são assinados pela estilista Marisa Ferraz.

Marina Rodrigues integra corso



Marina Rodrigues será a figura de destaque de um dos carros da Caneca Furada. No outro “galeão” estará Ana Fernandes. No carro do som, a canção escrita por Maria Aurora e orquestrada pela OCM, será cantada por Bruno Ariaff, acompanhado por Sofia Relvas e um outro grupo da Caneca. O desfile prosseguirá com a ala das bailarinas, aberta por Colin Vieira, representando os naúfragos. Continuará com o grupo de piratas, com cores garrridas, e um elemento já tradicional da Caneca, “O Grande Colonizador”, que fará a abertura de uma outra ala, com cerca de 60 foliões, representando freiras e nobres. A fechar o corso estará a banda da trupe, dirigida por Élio Jardim, com cerca de 50 elementos, os “colonizadores” e a sua “rainha da bateria”.

O mar e a pirataria por Maria Aurora

Por anos e anos
Viveram no mar
Chegavam a terra
Só para roubar

Mas um dia fartos
Da pirataria
Desceram na ilha
Cheios de Alegria

E hoje os piratas
São uns foliões
Trocaram a espada
Por muitas canções

Refrão
Aqui na Caneca
Nada fica mal
Até o pirata
Brinca ao Carnaval

Piratas (com cores garridas), naúfragos (vestidos e pintados de branco), nobres, freiras e colonizadores desfilarão no corso carnavalesco da Caneca Furada. Os figurinos desta trupe são assinados pela estilista Marisa Ferraz.



Jornal da Madeira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Last minute marca reservas no Carnaval

Hotéis com comportamentos mistos







Nos contactos que fizemos para elaborar este trabalho acerca da ocupação hoteleira prevista para a Madeira e o Porto Santo no Carnaval, sobressai um denominador comum: independentemente das reservas que cada unidade hoteleira ou grupo apresentam neste momento, há a noção que poderão estar a pecar por defeito. Isto por duas razões, atendendo ao evento, qu constitui já um dos inquestionáveis programas que fazem parte do calendário de festas madeirenses e o outro, devido a um hábito que se vem enraizando, que são as reservas de última hora, onde o cliente espera sempre pelo last minute na esperança de conseguir vir à Madeira com preços aliciantes.
Mesmo assim, no caso concreto do Porto Bay, as reservas previstas para o Carnaval, marcado nos calendários para 16 de Fevereiro, em relação às unidades da Madeira andam pelos 85 por cento, com possibilidades reais de subir. Realidade que acontece depois de um mês de Janeiro onde os valores percentuais andarão em redor dos 80 por cento.
No caso concreto do Meliã Madeira Mare, o primeiro mês do ano fechou com uma ocupação em redor dos 40 por cento. Um valor mesmo assim superior a igual período do ano passado, com 18%.
Quanto ao Carnaval de 2010, a esta distância, a unidade de cinco estrelas está a 60 por cento. Embora não seja o foco deste trabalho, neste momento as reservas que tem não chegam aos 15%.
Contudo, realçam que a tendência para reservar em last minute é cada vez maior à espera de melhores preços.
Por seu turno, o Grupo Dorisol, com várias unidades na cidade do Funchal, a esta distância, está com um números de reservas que corresponde a pouco mais de 60% da ocupação disponível na Madeira.

Porto Santo com pouca expressão
No Porto Santo, o panorama é bem mais diferente, numa época que se está a revelar mais baixa que iguais períodos dos anos anteriores.
Sabe-se que os números previstos para o Carnaval deste ano são muito baixos.
E mesmo assim, são os madeirenses que irão ocupar a percentagem muito baixa das camas referentes às unidades que se mantêm abertas nesta altura do ano. Que, basicamente, para nos referirmos aos maiores, são o hotel Porto Santo, o hotel Torre Praia e o hotel Luamar. Isto porque, além do Pestana Porto Santo e do Praia Dourada, também o Vila Baleira está encerrado.
No que respeita a Janeiro, os números não são igualmente nada animadores, com ocupações muito baixas.
Uma nota final para referir os dados referentes ao maior grupo (Pestana) hoteleiro nacional, apesar da insistência, não chegaram em tempo útil para serem inseridos neste trabalho.

O programa do Carnaval no Funchal

O tema do Carnaval na Madeira em 2010 é “Mares e Oceanos”, que terá como momento alto o cortejo na noite do dia 13 de Fevereiro.
Este ano conta com oito trupes: - “Veteranos da Folia”, com a “A Ilha do Tesouro”;
- “Associação de Animação Geringonça”, que apresenta o tema “Fantasias de Ninfa”
- “Escola de Samba Caneca Furada”, com o tema “O mar e a pirataria na ilha da Madeira”
- “Turma do Funil”, com o projecto “O oceano em folia”
- “Escola de Samba - Os Cariocas”, com o tema “Divindades do Mar”;
- “Associação Fura Samba”, que apresenta uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa, inspirando-se no poema “Mar Português”;
- “Fábrica de Sonhos”, com o tema “Segredos do mar”,
e
- João Egídio Andrade Rodrigues, com o tema “Os Encantos do Mar”.

No dia 5 de Fevereiro, pelas 18 horas, abre a exposição: “Caneca Furada no Carnaval da Madeira”, no Espaço Infoarte da Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
A 10 de Fevereiro, iniciam a música ambiente carnavalesca na baixa citadina e as iluminações e decorações alusivas à época.
No dia 12, 6.ª feira, está agendada diversa animação na baixa citadina, que continua no dia seguinte, culminando com o cortejo das oito trupes, que começa às 21 horas.
Nos dias seguintes, regressa a animação à cidade para, no dia 16 de Fevereiro, 3.ª feira, pelas 16 horas, sair o Cortejo Trapalhão, com participação livre.



Jornal da Madeira

sábado, 30 de janeiro de 2010

Feira da Poncha decorre este fim-de-semana

Hoje e amanhã, decorre, na praceta da Serra de Água











Hoje e amanhã, decorre, na praceta da Serra de Água, a IV Mostra de Artesanato e Tradições Locais, conhecida também por Feira da Poncha. Vão estar presentes, entre outros bares, a Tasquinha da Poncha e a Taberna da Poncha, com as ponchas de limão e de laranja.
Paralelamente, será apresentada uma exposição fotográfica da Casa do Povo da Serra de Água, uma mostra de artesanato local com bancos, colheres e os tradicionais paus de mexer a poncha.
Quanto à animação musical, o programa de hoje apresenta, a partir das 19h00, o Grupo de Instrumentos Tradicionais da Casa do Povo da Boaventura, seguindo-se as actuações do
Grupo de Cantares da Calheta, Grupo de Concertina da Casa do Povo da Ribeira Brava, Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial, Grupo de Folclore da C.P. de Santa Cruz e Grupo de Cantares da Casa do Povo da Serra de Água. No domingo, o certame receberá, a partir das 15h00, oGrupo de Dança da Casa do Povo da Ilha, Grupo de Cantares da Casa do Povo de São Martinho, Grupo de Castanholas da Casa do Povo da Tabua, Grupo de Cantares da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, Grupo de Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria, Grupo de Cantares da Casa do Povo da Serra de Água, Grupo de Cantigas Norte a Sul da Casa do Povo da Ponta do Pargo, encerramento com a actuação de um duo e ainda um espectáculo de karaoke.
Nesta feira, poderá ainda passar pela barraca da organização (Casa do Povo da Serra de Água), onde será servida Sopa de Castanha.


Jornal da Madeira

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Turma do Funil retrata figuras míticas dos oceanos







Indo ao encontro do tema central do “Cortejo Alegórico de Carnaval-2010”, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes (“Mares e Oceanos”), a Turma do Funil irá apresentar, no seu corso, “O Oceano em Folia”.
A trupe do professor João Atanázio sairá às ruas do Funchal, na noite de 13 de Fevereiro, com 150 elementos, cujas cores das indumentárias incidirão no laranja, verde e roxo, embora tenha optado também pelo preto, prateado, fúxia, turquesa e branco. Plumas, pedras, pastilhas e fios de lentejolas vão constar dos acessórios a usar.
O projecto/coreografia desta trupe, cujos ensaios decorrem na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, é da autoria de Cecília Atanázio e conta com a colaboração de Maria Alves e Maria de Jesus, esta última desenhou os croquis.
A abrir o corso, descreve João Atanásio, estará «a “Porta-Bandeira”, caracterizando a Deusa do Mar (Emanjá), e o “Mestre de Sala”, simbolizando o Rei dos Oceanos (Neptuno) na azáfama das ondas do mar».
Logo depois, «com muita alegria, surgirá a "I Ala", formada por pares, mencionando o encanto e o feitiço das sereias, assim como dos pescadores encantados». Seguir-se-á o carro alegórico, que «retratará a beleza e o encanto da ilha perdida “Atlântida”, na profundidade do mar, dando ênfase às ostras, as quais com as suas preciosíssimas pérolas entre ruínas da deslumbrada ilha submersa prometem extasiar o público».
O corso prosseguirá com a “II Ala”, protagonizada por «um grupo de jovens, que com toda a folia e vivacidade, descrevem a ganância dos piratas à procura do tesouro». A "III Ala" será «formada por raparigas muito animadas, irradinado sensualidade e vivacidade junto dos marinheiros».
Por fim, continua o responsável,«teremos a "Rainha da Bateria", que conjuntamente com os seus foliões, homenageará o povo de Câmara de Lobos, apresentando o Peixe-Espada-Preto e os barcos “O Xavelha”».
Na abertura de cada grupo de bailarinos, haverá sempre um par de abre-alas, figurando «os magníficos corais».
O desfile desta colectividade contará ainda com a participação de «um convidado, que representará o ilustre Vasco da Gama», revela João Atanásio.
Em termos musicais, a Turma do Funil optará por ritmos quentes, designadamente da baiana Daniela Mercury (“Balanço do Mar” é um dos temas escolhidos).
A título de curiosidade, o responsável pela trupe irá adornar-se de Almirante.
João Atanázio espera que, no dia 13 de Fevereiro, «o tempo ajude e que todas as pessoas saem das suas casas para nos ver desfilar; que se divirtam com entusiasmo, pois tal como diz o ditado popular: “É Carnaval! Ninguém leva a mal”».
«É com este espírito de muita cor, alegria e animação que a Turma do Funil irá participar no "Carnaval 2010" e animar a cidade do Funchal», finaliza o responsável.

Trupe homenageia pescadores

A abrir a trupe, descreve João Atanásio, estará «a Porta-Bandeira, caracterizando a Deusa do Mar (Emanjá) e o Mestre de Sala, simbolizando o Rei dos Oceanos (Neptuno) na azáfama das ondas do Mar». O “Carro Alegórico”, outra das atracções, «retratará a beleza e o encanto da ilha perdida “Atlântida”, na profundidade do mar, dando ênfase às ostras». No encerramento, a “Rainha da Bateria”, conjuntamente com o seu grupo de foliões, prestará homenagem ao povo de Câmara de Lobos, figurando, neste desfile, o Peixe-Espada-Preto e o barco “O Xavelha”.

Colorido de laranja, verde e roxo

Laranja, verde e roxo serão as cores predominantes no desfile da Turma do Funil, embora a trupe tenha optado também pelo preto, prateado, fúxia, turquesa e branco. Plumas, pedras, pastilhas e fios de lentejolas farão parte dos acessórios, a usar pelos foliões. O projecto/coreografia é da autoria de Cecília Atanázio, com a colaboração de Maria Alves e Maria de Jesus, esta última desenhou os croquis.





Jornal da Madeira

Queda de neve desperta curiosidade







A neve cobriu, ontem, uma vasta área do Pico do Areeiro, com mais incidência a partir do portão Norte do Chão da Lagoa. O cenário, pouco comum na Madeira, levou algumas centenas de pessoas às serras, mas o acesso às zonas mais altas só eram aconselhadas a viaturas todo-o-terreno, por medidas de precaução, tendo em conta as camadas de neve, em forma de gelo, que colocavam em risco de despiste os carros mais pequenos.
A neve e o granizo caíam com mais intensidade, através das rajadas de vento, que proporcionavam aos presentes uma fuga para dentro dos veículos. Muitas pessoas aproveitavam a ocasião para a recolha de imagens pouco comuns na Região, com o nevoeiro a impedir uma visão mais vasta daquelas serras. Outros tentavam arranjar bonecos de gelo em cima dos carros. Mais acima, um grupo de jovens lutava contra o frio, a "jogar à bola", num escampado cheio de neve.
Apesar da beleza paisagística, causada por este fenómeno, como é habitual em situações do género, a PSP costuma implementar medidas de segurança, apelando a uma condução muito cuidadosa nestas zonas, com a possibildiade do fecho ou condicionamento de estradas, devido à acumulação de neve, em caso desta continuar a cair, já que se aproxima um fim-de-semana que leva muitas pessoas às serras.
As previsões para o arquipélago da Madeira, neste dia, apontavam precisamente para aguaceiros fracos em especial nas vertentes voltadas a Norte que seriam de neve nos pontos mais altos. O vento moderado (25 a 35 Km) de Nordeste, soprando forte (35 a 45 Km/h) rodando gradualmente para leste.
Relativamente ao estado do mar, para o Arquipélago da Madeira, a Capitania lançou, de manhã, um aviso de agitação marítima forte, mas ao fim do dia um segundo aviso dava conta do encerramento dessa situação de mau tempo no mar. De qualquer modo, a Capitania recomenda a todas as embarcações que tomem as devidas precauções e na costa Norte e costa Sul a Oeste do Funchal que permaneçam nos portos de abrigo.
O SRPCB recomenda a tomada de necessárias e habituais medidas de precaução, desaconselhando em particular os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas.



Jornal da Madeira

Parque de diversões continua na P. do Sol



Data: 29-01-2010

A principal pista de carros eléctricos e o parque de insufláveis, entre outros equipamentos que integravam a feira de Natal do Giga Park, vão continuar por mais alguns meses na Ponta do Sol. Pelo menos até a Páscoa, mas eventualmente poderão ali ficar até Outubro, preenchendo assim toda a época de Verão.

Mantendo-se na zona de expansão da Vila, o agora denominado Parque de Diversões da Ponta do Sol, abre esta sexta-feira ao público, mas apenas estará em funcionamento aos fins-de-semana e feriados.

Em funcionamento todas as sextas feiras (das 19 horas ás 2 horas da manhã), sábados, domingos, e feriados (das 16 horas ás 2 da manhã), esta versão mais reduzida da feira de Natal tem como principais atractivos, a Super Pista Gigante (carros eléctricos) e o parque de insufláveis, este especialmente vocacionado para as crianças. O parque de diversões contempla ainda uma zona de matraquilhos e o pavilhão 'Paródia dos Prémios'. As barracas de 'comes e bebes' na zona de restauração complementam a oferta, que aos sábados terá a animação extra de sessões de música ao vivo, com karaoke. O Parque de Diversões da Ponta do Sol é um Projecto que conta com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol.


DN Madeira

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Geringonça leva ninfas ao Cortejo Alegórico







O projecto deste ano da Associação Geringonça tem como tema "Fantasias de Ninfa" e contará com cerca de 160 foliões, distribuídos por oito alas.
«Teremos dois carros alegóricos, com figuras míticas: Deuses do mar, ninfas e, claro, a rainha da bateria (Marina Freitas, eleita no passado sábado) », revelou Xavier Barros, presidente da associação.
«Vamos estrear, neste cortejo, uma banda de músicos, composta por 18 elementos», disse.
Uma das novidades deste ano será a participação de oito deficientes motores, dos 30 aos 60 anos de idade, da delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes Motores. «A instituição lançou-nos este desafio e não pudemos de modo algum recusar. Aceitámos de imediato. Vamos integrá-los no projecto, estando os fatos dos mesmos também a ser confeccionados», salientou Xavier Barros, adiantando que irão desfilar na chamada "ala livre", junto à ala dos veteranos.
O projecto artístico está novamente a cargo de Paulo Marques e a coreografia é de Dina Freitas.
À semelhança de anos anteriores, a Geringonça apresenta uma música original, que será cantada por Sofia Relva (apresentadora do concurso musical "Funchal a Cantar"). A canção chama-se "Esta Maré de Alegria" e conta com letra assinada por Rui Gonçalves Silva e música de António Barbosa. «A música é lindíssima. A letra também é espectacular! As sonoridades vão ao encontro do tema geral do Cortejo Alegórico ("Mares e Oceanos, proposto pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes). Penso que esta música irá marcar o público», considerou. Sofia Relva será acompanhada por um coro, composto por Bruno Airaf, Dorita Serrão, Paulo Freitas, Xavier Barros, Hélder Paulo, Sofia Petito, Carolina Rodrigues e Mariana Azevedo.
As cores predominantes do desfile serão o azul, o verde, o prateado, o branco, o laranja e o rosa, «tons que co-habitam no fundo do mar».
Os ensaios da Geringonça começaram logo na primeira semana deste mês, mas os materiais já foram adquiridos em Outubro do ano passado.
O Cortejo Alegórico de Carnaval, promovido pela Turismo da Madeira, sai às ruas do Funchal na noite de 13 de Fevereiro.

“Esta Maré
de Alegria”


(canção pela voz
de Sofia Relva)

A vida veio do mar
Nascemos nesse vaivém
Temos no corpo o ondular
Das marés que ele tem.
O mar corre nas veias
Oceanos de emoção
No requebro das sereias
No bater do coração.

Refrão:
Neste mar de fantasia
Neste mar de fantasia
Somos a onda a crescer Somos a onda a crescer
Geringonça é alegria Geringonça é alegria
É alegria, é geringonça Na maré deste querer
Geringonça é alegria
Na maré deste querer
É mar…é mar…é mar É mar…é mar…é mar
Maré…maré…maré Vamos neste balancé
Vamos na crista da onda Tu e eu somos a onda (bis)
P’ra mostrar como é que é. (Como é que é) Todos juntos a maré

Temos mar à nossa volta
Nesta terra que é do mar
Pérolas de azul-marinho
Com algas a enfeitar.
Vamos todos nesta onda
Nas marés a navegar
Como os deuses e as ninfas
Somos filhos deste mar.

Vinte e três anos a animar

A Associação Geringonça conta, actualmente, com um historial de 23 anos, nos quais tem contribuído para a animação de cartazes turísticos da Região. Além do Cortejo Alegórico do Funchal, este organismo participa, anualmente, nos corsos carnavalescos de Câmara de Lobos e de Machico.





Jornal da Madeira

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Números comprovam o Carnaval como cartaz

Secretária regional do Turismo e Transportes não tem dúvidas







A A secretária regional do Turismo e Transportes não tem dúvidas de que o Carnaval constitui um dos importantes cartazes turísticos da Região. Conceição Estudante diz que os números assim o demonstram.
Tal como afirmou Conceição Estudante, «muito mais que esgrimir argumentos de opinião, em que somos a favor, ou que somos contra, nestas questões relacionadas com o turismo e com a promoção turística, é muito mais eficiente e mais lógico, nós olharmos para os números, porque eles falam por si».
Conforme referiu, «se olharmos para as taxas de ocupação dos períodos de Carnaval na hotelaria madeirense e vermos o que é que acontecia antes deste evento acontecer e o que foi a evolução do fim-de-semana de Carnaval em termos de ocupação hoteleira, julgo que fala por si».
Por isso, segundo a governante, não faz sentido estar a considerar se é cartaz ou não. O que é certo, disse Conceição Estudante, «é que se trata de um evento que funciona. A par de todos os outros eventos que foram criados e que estão ter cada vez maior visibilidade».
Segundo Conceição Estudante, «o nosso objectivo nem é, sequer, discutir se o Carnaval é, ou não é, um evento. Porque ele é, indiscutivelmente, um evento, pese embora as controvérsias que se queiram criar. Ele é, efectivamente um evento, é um evento com características de visibilidade internacional, que faz parte de um calendário que já é conhecido por todos os operadores e por todos aqueles que trabalham com a Madeira em matéria de turismo».
Neste momento, de acordo com a secretária regional do Turismo e Transportes, «a preocupação é manter esse cartaz com qualidade, enriquecê-lo e dar a conhecê-lo a um número cada vez maior de potenciais visitantes. Tudo o resto, todas as controvérsias, são já matérias ultrapassadas e, por isso, não vale a pena perdermos mais tempo com elas».
«O nosso trabalho — prosseguiu Conceição Estudante — é promover este produto junto dos potenciais emissores de turismo para a Região. O que nos importa, a nós que temos a obrigação de promover, de vender e divulgar estes produtos, é aumentar a sua visibilidade e aumentar a sua capacidade de captação».
Referindo-se à relação entre o sector privado e sector público, em matéria de promoção deste e de outros eventos, Conceição Estudante diz que «os governos têm uma responsabilidade e uma competência que é de criar condições para que o negócio se faça. Criar condições para que um determinado sector, que tem um potencial de criação de riqueza, possa exercer da melhor forma essa sua competência e a sua vocação. E é isso que o Governo Regional fez ao longo destes anos e continua a fazer, que é criar condições para que o sector turístico da Madeira se desenvolva».
Porém, ressalvou Conceição Estudante, que quando se refere ao “nós”, não é apenas Governo, «porque todos os hoteleiros e todos os agentes de viagens hoje em dia potenciam e valorizam este evento. Quando estão fora — como aconteceu na semana passada em Madrid — procuram vender o Carnaval, mas estão também a vender a Festa da Flor, estão a vender todos os eventos que a Região criou e consolidou».
A este propósito, a secretária com a pasta do Turismo recorda a missão da Associação de Promoção da Madeira, «que reúne o sector público e o sector privado em objectivos que são comuns, que são partilhados e que são desenvolvidos em conjunto. Por exemplo, a promoção desenvolvida no mercado espanhol é agilizada e posta em prática, através da Associação de Promoção da Madeira. E não há barreiras, nem há uns num lado e outros no outro. Estamos todos a trabalhar no mesmo sentido. Cada qual com o seu papel, cada qual com a sua responsabilidade, cada qual a fazer aquilo que lhe compete fazer. Uns a divulgar e a criar novas ferramentas de trabalho que são abrangentes, que são, no fundo, denominadores comuns a todos os agentes produtivos e os outros, cada qual, a vender os seus produtos de uma forma equilibrada e que nós queremos continuar a sustentar».

Processo da qualidade é inevitável e indispensável

Segundo Conceição Estudante, neste momento, uma das preocupações do Governo é manter e desenvolver a qualidade de todos os produtos da Madeira que são postos no mercado. Esse é que é o grande objectivo: é que todos os agentes do sector assumam o processo da qualidade como um processo incontornável, um processo inevitável e um processo indispensável para a presença contínua da Madeira nos mercados internacionais, de uma forma competitiva, de uma forma que lhe dá identidade, que lhe dá singularidade e que é, no fundo a sua grande defesa em momentos como aqueles que vivemos no ano passado e que, apesar de tudo, conseguimos fechar o ano, provavelmente, com os 55%, ou mais, que tínhamos nos mês de Setembro/Outubro, em termos de taxa de ocupação e com valores de receitas que estão ao nível do ano de 2007».
Em seu entender, este resultado fica a dever-se «às nossas características, à fidelização dos nossos clientes e também a orientação que foi dada ao turismo interno fez com que a Madeira tivesse uma capacidade de resistência, apesar de ser um destino pequeno, tem de continuar a garantir no futuro».



Jornal da Madeira

Milhares foram ao 'panelo' (Chão da Ribeira)















.


Data: 25-01-2010

Tomás Telo é um menino de apenas tem três anos de idade e viu ser celebrado o seu aniversário no dia de ontem no Chão da Ribeira, no Seixal, curiosamente no dia em que também se assinalava a celebração da tradição popular da festa do 'panelo'.

A mãe, Sandra Telo é natural da localidade e organizou uma festa com bolo de aniversário. Rui Martins, um amigo da família diz já ter cantado uma "560 vezes os parabéns a você", mas como o DIÁRIO estava presente o Tomás merece que lhe seja cantado mais uma. Desta, o rigor foi levado mais a sério. "Onde está a vela?", questionava a mãe.

Metros mais abaixo, outro 'panelo', mas sem aniversariante. Rui Nelson é o 'festeiro' que chama ao seu palheiro mais de 150 pessoas justamente o mesmo número de litros da panela gigante que Rui Pestana tem à sua responsabilidade. Lá dentro, muitas semilhas, carne de porco e de galinha, três variedades de chouriço, batata doce... e algumas couves vindas do Jardim da Serra. A doença e ainda a praga de coelhos e de pombos selvagens quase levavam a que este ano a receita não incluísse os grelos. "Foi realmente muito difícil conseguir arranjar. Até ontem não tinha ainda garantido", confirma o proprietário-anfitrião.

Ao 'panelo' viajam milhares de madeirense. Da Ponta do Sol, por exemplo é hábito o grupo dos 'seca pipas' levarem os seus instrumentos musicais e passarem de palheiro em palheiro. Jaime Gonçalves e Duarte Inácio confirmam a tradição. Antes, fazem questão dedicar uma música ao DIÁRIO. "Vimos da Ponta do Sol para a festa do 'panelo', estamos no Chão do Ribeira para comer o grelo", versos acompanhados com os acordes de acordeão, violas e ainda das indispensáveis matracas.

Beatriz Silva, porventura a mais idosa do grupo, assistia alegremente sentada num lugar estratégico e que lhe permitia ter o controlo da panela e das peripécias que iam acontecendo à frente de si. Desde que se recorda, diz que por esta altura sobe ao Chão da Ribeira. "É verdade. Já lá vão muitos anos". Tão antigo que não sabe precisar: "É do tempo dos meus pais que fazíamos isto. De uma maneira diferente, é certo, e com menos gente. Agora, isto é um cartaz que ajudou a colocar a freguesia no mapa", sustenta com convicção.

De acordo com os depoimentos auscultados, a estimativa é que foram muito mais que os 5 mil visitantes avançados por Emanuel Baptista, presidente da Junta de Freguesia.

Depois de três horas ao lume de lareira improvisada a panela de Rui Nelson está pronta para ser vertida autenticamente em cima da toalha de linho. Tudo como manda a tradição. Antes, prepara o terreno com feiteira seca. Depois, cada um come o que pode e alguns até o que não podem.

Muitos desconhecem as origens da festa, mas todos os anos afluem aos milhares. A variante ao Chão da Ribeira acaba por ser pouco extensa para açambarcar as centenas de carros que ali afluem. Qualquer recanto serve para estacionar. O povo distribui-se pelas dezenas de palheiros e minúsculas casas rurais, muitas das quais recuperadas com pedra aparelhada, como se de pequenas aldeias se tratassem. Não falta música, alegria e convívio na evocação do 'panelo'.


DN Madeira

domingo, 24 de janeiro de 2010

Geringonça elege “Rainha da Bateria”

Marina Freitas foi eleita ontem à noite






A Geringonça elegeu ontem à noite, pelo quinto ano consecutivo, a “Rainha da Bateria 2010”, sendo vencedora Marina Freitas, concorrente n.º 2.
O evento, que teve lugar na sede da associação na noite de ontem, contou com a participação de cinco candidatas, que fizeram a sua apresentação ao som (ao vivo) da nova banda da Geringonça.
Iva Fernandes, Marina Freitas, Yúria Brandão (vencedora da edição do ano passado), Nádia Silva e Marina Trindade foram as cinco jovens a disputar o título. Após a actuação individual das concorrentes, saiu vitoriosa Marina Freitas, por decisão unânime do júri composto por Xavier Barros (presidente da Associação Geringonça), Fernanda Rodrigues, Sérgio Teixeira, Susana Vieira e Paulo Marques, Dina Freitas e Armando Santos.
«A “Rainha da Bateria” tem, agora, a responsabilidade de acompanhar a banda, interagindo com esta, no cortejo (alegórico de Carnaval) e em todas as saídas da Geringonça, nomeadamente aos corsos carnavalescos de Santa Cruz, Machico e Câmara de Lobos, bem como nalgumas apresentações em unidades hoteleiras», explicou Xavier Barros.



Jornal da Madeira