Mostrar mensagens com a etiqueta Lá Fora. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lá Fora. Mostrar todas as mensagens

domingo, 20 de junho de 2010

Recuperação da Madeira destacada nos 'Portugal Travel Awards'

Juri atribuiu à Região Autónoma menção honrosa pela recuperação do 20 de fevereiro






A Secretaria Regional de Turismo e Transportes foi distinguida anteontem à noite em Vilamoura, no Algarve, com uma menção honrosa, atribuída pelo júri do 'Publituris Portugal Travel Awards' pelo trabalho de recuperação da Madeira, enquanto destino turístico, após as enxurradas do passado dia 20 de Fevereiro.
Trata-se de um prémio extra-concurso que foi criado pelo júri e que reconhece o bom trabalho feito por todas as entidades madeirenses, disse ao DIÁRIO, Rúben Obadia, director do jornal 'Publituris', organizador da cerimónia que decorreu no Hotel Tivoli Vitoria, o mais recente cinco estrelas da cadeia hoteleira do Grupo Espírito Santo. "Pena foi que a Madeira não pudesse enviar um representante para receber o prémio", lamentou a organização.

Os 'Portugal Travel Awards' constituem o evento mais destacado no cenário da actividade turística em Portugal, no que se refere a prémios. As nomeações são feitas pelos jornalistas da publicação, apreciadas por um júri que depois selecciona uma lista com três nomeações em cada categoria, que são sujeitas a uma votação final através da Internet.

Foram votadas 16 categorias. A Madeira teve este ano uma fraca representação entre os nomeados. Apenas o Hotel Choupana Hills e a cadeia Porto Bay Hotels & Resorts figuraram entre os finalistas, mas não conseguiram ganhar as respectivas categorias. No final da cerimónia, aquando da entrega do 'Prémio Carreira Belmiro Santos', que contemplou o hoteleiro Fernando Martins (Grupo Altis Hotels) foi exibido um filme de promoção turística da Madeira, e anunciado que a menção honrosa seguirá directamente de Faro para o Funchal no próximo voo directo da SATA, que será na segunda-feira.

Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo esteve presente no evento, que reuniu algumas centenas de caras conhecidas do turismo nacional. Antes tinha estado com a comitiva da SATA, que anteontem participou no voo inaugural Ponta Delgada (S. Miguel)-Madeira-Faro. Trindade foi manifestar o seu apoio ao presidente do Conselho de Administração da SATA por mais esta abertura de uma rota aérea que contempla uma melhor acessibilidade entre destinos nacionais. Destacou que a Madeira está hoje ligada aos três aeroportos nacionais mais importantes, tal como Faro, depois da ligação directa do Porto, que é assegurada pela companhia irlandesa de baixo custo Ryanair. Só com ligações fáceis e baratas entre as principais cidades nacionais é que o turismo doméstico pode crescer. Neste sentido, o secretário de Estado recordou que no final do mês será lançada a segunda fase da campanha interna sobre Férias em Portugal, que assegura também a divulgação dos destinos das ilhas e que pretende apoiar as companhias aéreas e os hoteleiros para uma maior captação de turistas nacionais. Há zonas de grande excelência em Portugal, quer em termos de paisagens, quer em termos de conforto e qualidade hoteleira, que os Portugueses devem conhecer e usufruir, observou Bernardo Trindade.



DN Madeira

300 convidados americanos brindaram com Vinho Madeira a bordo da 'Sagres'

Vinho Madeira em alta






No passado dia 10 de Junho, a bordo do Navio-Escola N.R.P 'Sagres', ancorado no Porto de San Diego, Estados Unidos da América (EUA), durante a recepção da comemoração oficial do Dia de Portugal que ali decorreu, o Embaixador de Portugal nos EUA, João de Vallera, fez um brinde com Vinho Madeira que foi acompanhado por mais de 300 convidados oficiais.

Este é mais um exemplo da permanente presença do Vinho Madeira naquele mercado, manifestado naturalmente nos consumos, mas também na comunicação e informação que vai circulando em meios diversos, por toda a nação.

Refira-se que apesar de alguma instabilidade verificada nas exportações de Vinho Madeira nos últimos dois anos, essencialmente derivada pela crise financeira e económica norte-americana, esta tendência começa a dar fortes sinais de inversão e, nos primeiros meses deste ano, o mercado dos EUA está a ter um comportamento muito positivo, assistindo-se, quando comparado com o ano 2009, a um considerável aumento das quantidades e valores comercializados.
A aposta do sector público e privado, em termos promocionais no mercado norte-americano, tem sido uma constante no âmbito das acções de internacionalização deste sector, especialmente de há cerca de três anos a esta parte.

Depois de uma prova realizada em Abril passado em Washington, no âmbito do lançamento do livro "Oceans Of Wine", da autoria de um historiador norte-americano, que versa sobre as ligações históricas e comerciais do Vinho Madeira ao mercado norte-americano, na próxima semana terão lugar três eventos de carácter promocional e informativo nos EUA.

Recorde-se que no decorrer da última escala do navio 'N.R.P. Sagres' na Madeira, que teve lugar a 21 de Janeiro, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e também os produtores de Vinho Madeira aproveitaram a ocasião para fazer embarcar 30 garrafas da sua melhor safra.
Ainda nessa mesma escala, o IVBAM fez embarcar na 'Sagres' uma pipa com 55 litros de Vinho Madeira para fazer a terceira viagem circum-navegação do navio-escola português e recriar a epopeia do denominado 'Vinho da Roda'.

Esta viagem da 'Sagres', iniciada em Janeiro deste ano em Lisboa, terá a duração de cerca de 11 meses, tendo a oportunidade de escalar vários portos em diferentes países, desde as Américas, à Oceânia, passando pelas índias e África, com a missão de formação dos cadetes da Escola Naval, promover a imagem de Portugal no Mundo, contactar os portugueses da diáspora e participar em vários eventos internacionais.



DN Madeira

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Revista 'Fugas' destaca a Madeira




A revista 'Fugas', que acompanha aos sábados o jornal 'Público', está a celebrar 10 anos de publicação ininterrupta. Para assinalar a efeméride os responsáveis editoriais decidiram fazer um 'top-ten'. As evidências e destaques que surgem nessa listagem são da responsabilidade dos jornalistas, que, de forma participada, votaram nas suas melhores experiências e vivências.

Nas praias portuguesas há lugar de destaque para a do Garajau, onde foi hasteada este ano a primeira Bandeira Azul em Portugal.

O 'Madeira Magic' surge em primeiro lugar na listagem dos dez passeios de família recomendados, potenciado até pelo facto da TAP estar a oferecer a viagem para os mais pequenos (desde que acompanhem os pais e as reservas tenham sido feitas até 1 de Junho).

A Floresta Laurissilva é destaque nos dez passeios com natureza por dentro. Refere a 'Fugas': "Se houvesse uma votação para determinar qual a paisagem selvagem mais intacta de Portugal, a eleita teria de ser, indiscutivelmente, a Floresta Laurissilva da Madeira."

Nos campos de golfe nacionais, a Madeira ganhou dois lugares entre os dez: Santo da Serra e Porto Santo. Nos hotéis a Estalagem da Ponta do Sol emparelha entre os melhores. "Aquele em que o design melhor se conjuga com moda, juventude e hedonismo", destaca.

Uma referência final para o 'Blandy's Bual 1920' intitulado de "Gigantesco e Estonteante", engarrafado em 2006 depois de 86 anos de repouso. "Absolutamente monumental!", assim classifica Rui Falcão, o especialista que escreveu sobre este néctar e que o coloca entre a dezena dos melhores vinhos da última década. Os vinhos e outras coisas boas da vida, como bares e automóveis, são também tema das reportagens da 'Fugas', uma revista que é referência na imprensa nacional.



DN Madeira

domingo, 13 de junho de 2010

João Egídio premiado em Santarém

Feira Nacional de Agricultura assinalou 25 anos de presença consecutiva






João Egídio, muito conhecido entre nós pelas decorações florais de sua autoria, foi homenageado anteontem, em Santarém, pela sua 25ª presença consecutiva na Feira Nacional de Agricultura.
No pavilhão da Madeira, da responsabilidade da Secretaria Regional de Recursos Naturais e Ambiente (SRRNA), decorado com flores exóticas e produtos da Região Autónoma, João Egídio foi anteontem surpreendido com a presença do Presidente da República, que esteve em visita oficial ao certame que se realiza na capital escalabitana desde há 51 anos. Ocasião também para a organização da Feira Nacional de Agricultura homenagear João Egídio, autor de dezenas de decorações que, anualmente, recebem os elogios unânimes dos visitantes e chamam a atenção para a nossa terra. Foi-lhe entregue uma placa em prata, na qual está registado o facto do nosso conterrâneo ter marcado presença naquela feira em 25 anos consecutivos. Um facto relevado por todos, que fizeram questão de felicitar João Egídio.
A Madeira está representada a nível governamental em Santarém. A feira termina hoje e na opinião do homenageado, que desde há um quarto de século pontua com a sua presença em Santarém, foi a feira mais concorrida de sempre. Não só de visitantes, mas também de expositores e de eventos que movimentaram na capital do Ribatejo muitos milhares de pessoas.

A SRRNA contou com a cooperação de diversas empresas regionais, quer públicas, quer privadas, que possibilitaram o envio para exposição de diversos produtos do arquipélago e que têm origem na agricultura, nomeadamente de bens alimentares. Desde as massas da Companhia Insular às bolachas da tradicional Fábrica de Santo António e aos produtos da Santagro, esteve em exposição em Santarém um portfólio interessante das produções regionais, que ombrearam com as famosas estrelas da nossa exportação, casos do vinho Madeira, do bolo de mel, dos licores e do mel de cana. A isso juntaram-se os bordados e as flores, que contribuíram para o magnífico cenário que anualmente João Egídio monta com mestria e bom gosto.



DN Madeira

Madeirense lidera novo 'resort' da Starwood em Oran (Argélia)

Norberto de Sousa deixou Portugal e assumiu a direcção do novo 'Le Méridien Oran'








O madeirense Norberto de Sousa, que iniciou a sua actividade profissional no antigo Hotel Madeira Sheraton (hoje Pestana Madeira Carlton), há cerca de 30 anos, foi nomeado director-geral do novo 'Le Méridien Oran Hotel & Convention Centre', localizado na cidade de Oran, na Argélia.
O novo estabelecimento da cadeia multinacional Starwood, de origem norte-americana, que detém conhecidas marcas de luxo, como Sheraton, Le Méridien, The Luxury Collection, St. Regis e Westin, está situado a sete quilómetros da segunda cidade mais importante da Argélia (a capital é Argel) e a cerca de 23 quilómetros do Aeroporto Internacional de Es-Senia. O investimento é do grupo argelino 'Sonatrach', dedicado à exploração e comercialização de petróleo e gás, principais produções deste país da África do Norte.

Norberto de Sousa tem registado uma carreira meritória no grupo hoteleiro norte-americano. Entre as últimas posições que ocupou destacam-se a de director-geral do Hotel Sheraton na Cidade do México e do Westin Campo Real Golf Resort & Spa, um luxuoso 'resort' de cinco estrelas, no Turcifal, concelho de Torres Vedras, a cerca de 40 quilómetros da cidade de Lisboa. Esta foi a segunda vez que Norberto de Sousa ocupou funções de direcção hoteleira em Portugal, depois de na década de oitenta ter sido sub-director do então Hotel Madeira Sheraton. A saída de Portugal, agora depois de cerca de três anos de actividade, verificou-se numa ocasião em que a Starwood decidiu também abandonar a gestão do Hotel Campo Real, um complexo de luxo com 151 quartos e um campo de golfe de nove buracos, que tinha sido inaugurado pelo nosso conterrâneo. Essa prática deve ter ajudado a companhia hoteleira a convidar Norberto de Sousa para nova 'empreitada' de abertura, agora num país do Magrebe.

A nova unidade hoteleira, classificada de cinco estrelas, é o segundo empreendimento explorado pela Starwood em território argelino. Está já em funcionamento o Sheraton Al Argel, na capital, e para a cidade de Oran está programada uma terceira unidade, também com essa marca, que se denominará 'Sheraton Oran Hotel & Towers' desenvolvida em altura.

O novo hotel que Norberto de Sousa irá abrir este ano na Argélia, caracteriza-se por uma arquitectura contemporânea, mistura de influências árabes e hispânicas.
A abertura de dois hotéis na cidade de Orão, na costa mediterrânica da África do Norte, é uma resposta à grande procura que a região tem registado nos anos mais recentes. Não obstante a crise implantada nos países da Europa do Sul, os países árabes do Mediterrâneo e do Golfo Pérsico, nomeadamente os Emirados, são hoje a base de uma clientela crescente, tal como tem acontecido com os investidores, cada vez mais oriundos desses países. Contudo, é grande a esperança das autoridades argelinas em conquistar os turistas provenientes de mercados ocidentais europeus, nomeadamente do Reino Unido, França e Itália.

DN Madeira

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os madeirenses que construíram uma Igreja no Curaçao

57 anos depois história está a ser compilada




Em 1953, um grupo de portugueses originários da Ilha da Madeira, que tinham sido recrutados para trabalhar numa refinaria no Curaçao, construíram a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Suffisant, cuja história está a ser compilada.
No entanto, 57 anos depois, muitos desses portugueses regressaram à Madeira, alguns faleceram, sendo as novas gerações pouco apegados ao culto religioso, segundo o padre daquela paróquia, Morison La Porte.
"Esta igreja foi fundada pelos portugueses que trabalhavam na refinaria Isla e este era o bairro dos que lá trabalhavam. Aqui viviam portugueses, ingleses, outras pessoas de diferentes culturas e venezuelanos também", começa por explicar o sacerdote à agência Lusa.
Por outro lado, sublinha que "os portugueses, onde vão, levam a sua fé e a sua fé era em Nossa Senhora de Fátima e por isso construíram aqui a Igreja de Fátima".
"Não há nada por escrito, a história passa verbalmente, agora estamos a passar algumas coisas para o papel para conhecer um pouco da história da Igreja, mas sei que os portugueses pediram também ajuda à refinaria, trouxeram rochas, cimento, de tudo um pouco, fazendo o máximo (das obras) depois do horário normal de trabalho", diz.
Morison La Porte lamenta que em contraste com o passado, para as novas gerações a ida à Igreja não é uma prioridade.
"Antes (os portugueses) eram muito activos, muito dedicados à Igreja, os mais velhos vinham e estavam aqui, mas muitos já morreram ou voltaram à Madeira e os jovens não são tão activos como os parentes de antes", refere.
A situação levou o padre a definir estratégias para atrair os jovens, principalmente nas duas festas mais importantes da paróquia, a primeira e a última aparição de Nossa Senhora de Fátima, a 13 de Maio e de Outubro, respectivamente.
Natural do bairro onde foi construída a Igreja, o padre Morison La Porte, faz questão de sublinhar que já foi "a diferentes santuários, mas o que mais o marcou foi o de Fátima.
Em Curaçao vivem aproximadamente 3000 portugueses, cuja presença fez surgir ruas com o nome de Madeira, Funchal ou Fátima.


DN Madeira

Madeirense ganhou prémio nacional


Jovem do Caniço integra equipa galardoada com o prémio 'Secil Universidades'










O madeirense José Gil Correia Gama, de 24 anos de idade, integrou o grupo de trabalho da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra que conquistou o Prémio Secil Universidades 2009, que foi entregue no passado dia 25 de Maio, em Lisboa, em cerimónia que foi presidida pelo Presidente da República.

Este galardão, a par do Prémio Secil de Engenharia Civil, é promovido anualmente pela empresa cimenteira portuguesa junto das universidades portuguesas com o objectivo de incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitectura e Engenharia Civil. No ano passado forma distinguidos ex-aequo cinco projectos de entre os vinte que se apresentaram a concurso.

O trabalho apresentado pela equipa do nosso conterrâneo José Gil Gama, natural do Caniço, tinha como proposta reestruturar a Penitenciária de Coimbra e do Quartel de Santana, plataformas localizadas no centro da cidade, e onde já estiveram localizados os Colégios de Tomar e o Convento de Sant'Ana.

A equipa de José Gama integrava os colegas Gerson Gonçalo Oliveira Rei e Rui Vítor Rico Baltazar. Numa fase anterior, na qual foram decididas as linhas condutoras do projecto, o grupo de trabalho integrou ainda: João Pedro Pires, Mauro Franco e Tiago Santana. Denominaram a proposta de 'Cluster Cultural na Acrópole da Penitenciária de Coimbra'. A intenção do projecto, que não será executado, já que se trata de um exercício académico, seria transformar as duas plataformas por via de uma reestruturação que pretendia introduzir novas valências e proporcionar condições de pluri-funcionalidade e cosmopolitismo, através da instalação de um 'Cluster Cultura' destinado à fixação de indústrias criativas em conexão com áreas de expansão.

O edifício da actual Penitenciária é ocupado pela Biblioteca das Artes da Universidade de Coimbra.
A 'Acrópole da Penitenciária', referiam os projectistas, tornar-se-ia, desse modo, "num espaço gerador da cidade".



DN Madeira

sábado, 5 de junho de 2010

“Chefs” divulgam produtos genuinamente madeirenses

Direcção Regional de Agricultura promove Região no maior certame nacional do sector


Chefes de cozinha vão mostrar, no mais antigo e maior certame agrícola português, alguns exemplos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente da Região. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura, que leva a Santarém uma forma diferente de dar a conhecer o que a Agricultura madeirense produz, aproveitando, simultaneamente, para divulgar outros produtos “made in Madeira”.







A A Madeira leva hoje, ao maior e mais antigo certame de divulgação da agricultura portuguesa, a Feira de Santarém, uma iniciativa inovadora denominada "Fragrância e Paladares da Madeira". Alguns dos melhores chefes de cozinha apresentarão, a 12 de Junho, um dos dias mais importantes do certame, pratos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente madeirenses. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura.
O director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, sublinha que esta será uma forma de divulgar a qualidade da agricultura madeirense, aproveitando, em simultâneo, para promover a gastronomia da nossa terra.
De hoje e até 13 de Junho, vai decorrer em Santarém, a 47ª edição da “Feira Nacional de Agricultura”, o mais antigo e importante certame agrícola realizado em Portugal.
Segundo Bernardo Araújo, «a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, mantendo uma presença ininterrupta no certame desde 1990, tem recorrido à “FNA” para dar a conhecer a evolução do sector agro-alimentar regional, e promover os seus principais produtos com fluxos históricos ou potencial para o mercado continental, como ainda e naturalmente os respectivos produtores/empresas».
Este certame, que em média recebe anualmente cerca de 150.000 visitantes, constitui, conforme recorda o governante, «sem dúvida um claro espelho da agro-pecuária nacional, agregando toda a fileira do sector (da área institucional à empresarial)».
«Novidade, na participação do corrente ano, constitui a divulgação dos “Paladares da Madeira”, através de apresentações gastronómicas intituladas “Fragrâncias e Paladares da Madeira”. Assim, a 12 de Junho, dia de grande movimento de pessoas no certame, o espaço “Prazer de Provar” será inteiramente dedicada à Região, tendo para o efeito aceitado o repto os chefes Yves Gautier, da Quinta do Furão, e João Espírito Santo, da FN-Hotelaria, que apresentarão, em três sessões, diversos pratos da melhor gastronomia madeirense, numa abordagem entre o tradicional e o contemporâneo», explica Bernardo Araújo.
Os chefes de cozinha convidados irão apresentar as “Fragrâncias e Paladares da Madeira” e efectuar os seguintes "show cookings": 14h – Ilha das Flores e Aromáticas: Trilogia de Batata-doce por Yves Gautier, Atum com Pétala, Gaiado Seco e Aromas Primaveris por João Espírito Santo; 16h30 – Maré Baixa: Sonho de Espada com Banana de Prata e Inhame pelo chefe Yves Gautier; Filete de Pargo & Lapas com Escabeche Ligeiro de Legumes pelo chefe João Espírito Santo; 20h30 – Rota de Açúcar: Bolo de Mel com Requeijão Madeirense e Maracujá por Yves Gautier, Sintonia de Maracujá, Banana & Queijo Fresco do Santo da Serra por João Espírito Santo.
Bernardo Araújo anuncia ainda que serão também dados a provar algumas especialidades produzidas pelas empresas regionais, tais como: vinho da Madeira e licores regionais, sumos e refrigerantes de maracujá, bolo e broas de mel de cana, sobremesas de banana e charcutaria regional.
«Será, sem dúvida, mais um óptimo contributo para divulgar as potencialidades e extraordinária qualidade destes nobres produtos da agricultura madeirense!», conclui.


Jornal da Madeira

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ronaldo para fintar crise

Turismo da Madeira vai ter jogador a promover destino num cartaz em Madrid


O Turismo da Madeira quer usar a imagem de Cristiano Ronaldo para além de Madrid, onde joga o madeirense. Conceição Estudante evidenciou ontem que a intenção é poder utilizá-la noutros mercados, podendo tirar partido da projecção do atleta em prol do destino.





A secretária regional do Turismo e Transportes revelou ontem que a Associação de Promoção da Madeira, a que preside, vai investir 663 mil euros na campanha internacional que a AP Madeira reorientou depois do mau tempo de 20 de Fevereiro. Uma campanha que pretende evidenciar que a Madeira está bonita como sempre.
Numa conferência de imprensa agendada precisamente com o propósito de dar a conhecer o que foi feito, está a ser desenvolvido e que foi projectado para os próximos meses, Conceição Estudante especificou que as maiores campanhas insidem em destinos estratégicos e prioritários. E, mesmo não abrangendo todos, adianta que só Espanha tem a maior fatia deste investimento, com cerca de 500 mil euros.
É precisamente para este mercado que está projectada a grande acção mediática, depois de Cristiano Ronaldo ter finalmente aceite o pedido do Turismo da Madeira para dar a cara pelo destino que o viu nascer em Espanha. Cede a imagem gratuitamente o que, a custos de mercado, poderá equivaler a valores entre os dois e os 2,5 milhões de euros.
Será materialzada numa grande tela em lona, a colocar num edifício da Plaza de Castilla, em Madrid, com quase 2.500 m2, onde irá surgir a Madeira verde em fundo com o jogador madeirense em plano de vidência, com uma imagem da ilha a simbolizar que tem a sua ilha no coração. Possivelmente terá escrito ao seu lado direito: “Made in Islas Madeira”.
Neste momento, Kátia Carvalho, directora geral da AP Madeira, diz que só falta ser recebida a imagem do Ronaldo, para depois ser feito o grande cartaz.
A governante pretende vir a poder utilizar o conceito e a imagem do jogador noutros locais, se houver abertura para isso. De fora está a cidade de Barcelona, não por ser menos importante para o destino, mas antes, explicou, para evitar efeitos negativos que as rivalidades clubísticas podessem induzir na campanha.
De uma forma geral, a reorientação abrange, além de Espanha, que terá campanhas em Canárias, abrange a Alemanha, a Áustria, a Suíça, o Reino Unido, a Dinamarca, Finlândia, a Noruega e a Suécia.
As campanhas tácticas para minorar os efeitos do mau tempo no destino Madeira assentam nos mais diversos canais como a televião, a rádio, os infoscreens, os transportes, como eléctricos, os muppies digitais, os outdoors, a internet, onde podemos evidenciar a criação de micro-sites para os países nórdicos, com possibilidade do cliente poder obter informação sintetizada do destino e marcar as suas férias através das propostas dos operadores presentes, e nos cartazes subterrâneos em Londres.



Jornal da Madeira

RTP-M a caminho do continente


Todos os partidos concordam com a ideia de ter a RTP-Madeira e Açores no continente








A possibilidade de se poder ver a RTP-Madeira e RTP-Açores em território continental, através dos serviços de TV Cabo agrada a todos os partidos. O assunto foi levado ontem à comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República, através de dois projectos de resolução, um do CDS-PP e outro do BE, e reuniu amplo consenso. No entanto, as forças parlamentares têm dúvidas sobre a execução da medida e vão elaborar um documento comum, com contributo de todos, que subirá depois para votação em plenário.

O deputado madeirense do CDS-PP José Manuel Rodrigues começou por dizer que a proposta pretende reforçar "a coesão nacional" e Catarina Martins, do BE, acrescentou que a iniciativa bloquista visa ainda que a RTP2 esteja disponível em todos os lares insulares, sem ser necessário a aquisição nenhum dispositivo. "Não é justo que os madeirenses e açorianos tenham de pagar mais pelo serviço público", defendeu.

João Serrano, do PS, concordou, mas lembrou que "o Governo não tem competência nesta matéria", já que "deve respeitar a autonomia da RTP". O socialista revelou ainda que a pretensão dos projectos de resolução pode ser cumprida mesmo antes da aprovação, pois esta é uma matéria sobre a qual o canal público de televisão já está a trabalhar. Pelo PCP, Rita Rato, salientou que devia ficar assegurada a transmissão em qualquer operadora, por uma questão de justiça. Já Agostinho Branquinho, do PSD, lembrou que apesar de a iniciativa ser de salutar, pode ter custos. "Não sei se os portugueses estão dispostos a pagar mais", disse. Na resposta, o centrista madeirense notou que "todos os canais da RTP já são transmitidos no cabo", pelo que desvalorizou a questão do preço a pagar. O deputado chamou ainda atenção para o facto de o PS ressalvar que o Governo não se intromete na televisão pública, mas saber de antemão que há uma negociação para ter os canais insulares disponíveis em todo o país.

Perante estas dúvidas, os partidos comprometeram-se a apresentar as suas propostas para um documento final, que será elaborado pelo CDS-PP e BE, autores dos projectos, e que serão votados na especialidade na próxima semana.

DN Madeira

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Integração da RTP-Madeira na rede de TV Cabo do Continente discutida hoje








A comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República discute hoje dois projectos de resolução com vista à integração da RTP-Madeira e RTP Açores nas redes de TV por cabo nacionais, uma do CDS-PP e outra do BE.

A iniciativa centrista CDS-PP fala em "princípios enunciados de coesão político-social", para defender que "é desejável que todos os portugueses e, nomeadamente os milhares de insulares que vivem ou estudam no território continental, tenham acesso às emissões regionais da RTP-Madeira e RTP-Açores". Segundo os deputados subscritores da iniciativa "muitas vezes os contenciosos entre as Regiões e a República derivam da falta de conhecimento da realidade insular".

A proposta do BE não difere muito da centrista, mas acrescenta um propósito: Para além da integração das televisões regionais no continente, apela ao "acesso gratuito ao canal 2 da RTP nas Regiões Autónomas". "As regiões sofrem de uma dupla exclusão: não só a sua produção está limitada ao seu território como não têm acesso gratuito ao segundo canal generalista da RTP", apontam os bloquistas, que consideram que esta é uma "situação manifestamente discriminatória que urge corrigir".

Não é a primeira vez que este assunto está agendado, tendo sido já por duas vezes adiado, em virtude de os Açores não terem enviado parecer. No entanto, a semana passada o presidente da comissão da especialidade, Marques Guedes, revelou que os projectos seriam discutidos hoje, "com ou sem parecer".


DN Madeira

CR convida espanhóis para férias na Madeira

Ídolo do Real Madrid domina campanha de Verão do turismo madeirense






O futebolista madeirense Cristiano Ronaldo vai dar a cara pela nova campanha da Madeira no mercado espanhol, já neste Verão.
Este será uma das questões que será abordada hoje, no Funchal, numa conferência de imprensa, promovida pela Associação de Promoção da Madeira, na qual estará presente a secretária regional do Turismo e Cultura, Conceição Estudante, na qualidade de presidente da Direcção da AP Madeira.

Desde há alguns anos que os responsáveis pela promoção turística regional procuravam assegurar a intervenção de Cristiano Ronaldo nas campanhas deste destino turístico. As negociações foram sempre adiadas ou inconsequentes, e a verdade é que a Região Autónoma nunca conseguiu dispor desse grande activo e importante trunfo nas suas campanhas de marketing e promoção. Umas vezes, por suposta falta de acordo com a empresa que gere a carreira do jogador; outras por desencontros provocados por outros compromissos.

Desta vez, sabe o DIÁRIO, houve uma extrema boa vontade da parte do futebolista e da empresa que actualmente gere os seus contratos publicitários. E todos estão satisfeitos, já que Cristiano Ronaldo acedeu a dar a sua imagem por esta campanha de Verão da AP Madeira no mercado espanhol de forma gratuita. Sem custos para a associação e a Região Autónoma. Normalmente estas acções são facturadas pelo futebolista entre 2 a 2,5 milhões de euros. Sabemos que os acontecimentos de Fevereiro e a situação complicada que vive o sector turístico, em geral, e o sector hoteleiro, em particular, pesaram bastante na decisão do 'galáctico' futebolista do Real Madrid, que na época transacta foi protagonista da transferência mais caro do mundo, ao trocar o Manchester United pela equipa madrilenha.

Não haja dúvida de que se trata de um reforço de envergadura para a campanha de Verão no mercado espanhol, já que as vendas de pacotes para a Madeira estão com más perspectivas e alguns operadores turísticos que tinham iniciado no final do ano passado a contratação de voos 'charters' para o arquipélago não concretizaram as negociações por falta de procura e face à quebra de mercado, também motivada pelas dificuldades económico-financeiras que hoje se vivem em Espanha.

Esperemos que o apelo de Cristiano Ronaldo seja convincente e possa reforçar o apelo da Madeira e convencer os espanhóis a optar pela Região Autónoma para as suas férias de Verão.

O acordo com Cristiano Ronaldo foi obtido há poucos dias numa reunião que decorreu no Porto, na Gestifute, empresa que gere a carreira do futebolista, e em que estiveram sentados à mesma mesa, representantes de Ronaldo, Conceição Estudante e Kátia Carvalho, directora-executiva da AP Madeira.

Na conferência de imprensa de hoje serão anunciadas diversas acções promocionais de intervenção e de reforço em mercados europeus da competência da AP Madeira, mas essas sem a intervenção do mais popular futebolista da actualidade no mundo, que para contentamento nosso, é nascido na Região Autónoma. Essa porta não está fechada, segundo apurámos, e novas negociações, após os resultados da campanha nas cidades espanholas, poderão decorrer, tendo em vista a inclusão do mediático desportista madeirense nalgumas campanhas promocionais da 'Pérola do Atlântico'.

DN Madeira

terça-feira, 1 de junho de 2010

Atelier Nini Andrade Silva distinguido

Prémio de melhor design para mobiliário exterior em feira na Malásia









O Atelier Nini Andrade Silva foi distinguido com o prémio de melhor design para mobiliário de exterior, atribuído à “Sunlounger Chair” da linha Garota do Calhau na Malaysia International Furniture Fair.
Tal como o próprio nome indica, a linha de mobiliário de exterior Garota do Calhau, é totalmente inspirada nos seixos característicos da Ilha da Madeira – uma das grandes paixões da designer medeirense.
Desenvolvida em parceria com a marca KIAN, a linha distinguida na referida feira internacional é uma gama completa de móveis de exterior.
Refira-se que a Malaysia International Furniture Fair teve lugar nos passados dias de 2 a 6 de Março em Kuala Lumpur e é considerada como a melhor feira de mobiliário do Sudeste Asiático, com o grande objectivo de promover a exploração e expansão de novos mercados no sector.


Jornal da Madeira










http://www.kian.com/home/index.php/en/products

domingo, 30 de maio de 2010

Mauro Melim conquista palco em Cabaret de Paris

Madeirense é um dos 15 bailarinos do espectáculo 'paris Je T'aime', em La Nouvelle Eve
Data: 30-05-2010






"Esse tipo de concursos não nos dá nada a não ser fama, boa ou má, e nunca dura muito tempo". É assim que Mauro Melim fala de 'So You Think You Can Dance', formato adaptado à televisão portuguesa pela SIC em 'Achas Que Sabes Dançar'. Hoje, começa a fase das galas com a participação do bailarino madeirense, Colin Vieira, que conseguiu ficar entre os vinte finalistas. Mauro Melim, natural da freguesia de Santa Maria Maior, admitiu não saber como funciona o concurso em Portugal mas concorreu à versão australiana. Não continuou porque tinha outra audição em Paris (ver destaque) na data em que deveria entrar e por outras razões: "De momento este tipo de concursos são muito superficiais, pelo menos na Austrália, eu gostaria de entrar num concurso assim pelo talento que tenho, não pela historia da minha vida. Mas tive muito bom 'feedback', dos júris e eles queriam que continuasse (...), até recebi mensagem da produção a perguntar se haveria alguma coisa que eles pudessem fazer para que eu mudasse de ideias", contou.

Curiosamente, os pontos em comum entre os dois bailarinos madeirenses não terminam por aqui. Os dois foram colegas de palco no Casino Estoril e no Casino da Madeira, tendo acabado por percorrer caminhos diferentes. Colin Vieira ficou por cá. Mauro Melim foi conhecer o mundo. "O Colin como bailarino sempre se esforçou para conseguir o que queria", recordou, defendendo que para ser um bom bailarino é necessária muita paixão, boa técnica e muita forca psicológica porque acaba por ser um percurso bastante solitário e difícil.

Mais paixão menos formação

Mauro Melim assume que não teve muita formação. Chegou a passar pelo Conservatório Nacional só que como não tinha bolsa de estudos, contou, não conseguiu acabar. No ano passado, a uma nova oportunidade acabou por surgir: "Tive uma bolsa de estudos para fazer formação com um dos melhores professores de contemporâneo na Austrália. Foi uma das melhores decisões que tomei. Aprendi muito tecnicamente e psicologicamente como bailarino e profissional". Na altura, fez ainda outro curso que o ocupava o restante do tempo. Foi um ano de "esforço, transpiração, algumas lágrimas, mas tudo valeu a pena", disse. A verdade é que fez a audição em Paris e entrou para a companhia, com um contrato que termina em Outubro. Para depois, está a preparar um projecto a solo onde a partir da dança contemporânea mostra a sua paixão pela dança. Não é uma questão de ser mais fácil, mas de evoluir, justificou a opção por seguir só.

Comparando com o passado, acha que hoje é mais fácil seguir a carreira de bailarino, que se abre não só ao talento, mas também ao dinheiro e às influências, lamentou. "Antigamente as pessoas com talento conseguiam os trabalhos. Actualmente não é bem assim". A isto, junta ainda outra crítica: "As pessoas preferem ver um bailarino bonito em palco, do que um bailarino bom". Em relação à dança na Madeira, notou uma evolução: "As pessoas aceitam muito melhor um bailarino do que aceitavam. É bom ver o desenvolvimento sempre que volto".

O futuro passa para já por Paris. Mas se houver uma oportunidade boa para sair, sai, porque confessou, ainda não encontrou o que procura.

Mauro Melim dança 'Paris Je T'aime'

O amor de Mauro pela dança começou quando tinha uns 12 anos, altura em que começou a dançar com os Sweet Dancer's e com Francis e os Hot Dancer's em hotéis na Madeira. Mas foi aos 16, quando rumou a Lisboa para uma audição para o musical 'My Fair Lady', onde entre 80 candidatos conseguiu um contrato para dançar na produção de Filipe La Féria, que se apercebeu que era o que realmente queria da vida.

Este foi o seu primeiro grande trabalho. Ainda voltou à Região, onde trabalhou com Sian Lesley e Michael Mcabe, até que a vontade de crescer levou-o a alargar horizontes. Lisboa, Porto, Estoril, Espanha, Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Monte Carlo, Austrália foram algumas paragens em oito anos. Este ano voltou a Paris para dançar para a companhia La Nouvelle Eve. O madeirense de 23 anos, é um dos 15 bailarinos que diariamente levam ao palco duas sessões de 'Paris Je T'aime', um espectáculo de cabaré ao estilo do 'Moulim Rouge' que, como este, também está em cartaz há várias décadas na capital francesa.


DN Madeira

sábado, 29 de maio de 2010

Madeira medalhada

Presença em feira de vinhos londrina dá a conhecer prémios insulares







A Madeira voltou a marcar presença em Londres com um dos seus principais embaixadores, o vinho licoroso. Decorreu entre os dias 18 e 20 do corrente, na London International Wine Fair (LIWF), considerada uma das mais importantes feiras do mundo vínico.
A presença da Madeira fez-se através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, em colaboração com as empresas produtoras/exportadoras de vinho Madeira.
A participação na feira visou o reforço da notoriedade e o posicionamento do vinho Madeira no Reino Unido, um mercado considerado tradicional, que desde a sua produção está ligado historicamente a este País.
Em 2009, o total exportado para a Grã-Bretanha foi de 305.722 litros, representando 1.728.082 euros. Constitui o segundo mercado de exportação e representa 11,88% do total exportado.
No primeiro dia do certame, a promoção do vinho Madeira foi reforçada com a realização de dois seminários com provas de vinho Madeira.
O primeiro seminário, promovido pela associação Circle of Wines Writer e tutorado por Charles Metcalfe, crítico de vinhos e fundador da Wine International Magazine, o tema foi “Disaster Relief” e teve como objectivo reforçar a promoção dos vinhos de regiões que foram afectadas por desastres naturais, caso da Madeira, Turquia e Chile.
Os vinhos Madeira em prova foram: vinhos Barbeito Boal 2001; Pereira D’Oliveira Colheita Verdelho 1981; Justino’s Madeira Colheita 1996 Fine Rich; Henriques & Henriques Medium Rich 1998 e Blandy’s Harvest Malmsey 2001.
O segundo seminário, promovido pelo IVBAM, foi tutorado por Trevor Elliot, conhecedor do vinho Madeira e membro da Association Of Wine Educators. Este Wine Educator tem vindo a desenvolver vários estudos sobre o vinho Madeira ao longo dos últimos 20 anos, e publicará no final deste ano um livro totalmente dedicado ao Vinho Madeira.
O tema do seminário foi “Madeira Blend’s” e estiveram em prova os seguintes vinhos: Pereira D’Oliveira Old Medium Dry; Vinhos Barbeito Sercial Old Reserve 10YO; Blandy’s Malvasia 15YO “Blend”; Justino’s Madeira Old Reserve 10YO Fine Rich e Henriques & Henriques Boal 15YO.
Os dois seminários suscitaram grande interesse nos convidados presentes e permitiram o aprofundar dos conhecimentos sobre o vinho insular.
Podemos evidenciar ainda que os resultados do International Wine & Spirit Competition, conhecido concurso de vinhos a nível mundial, foram divulgados na LIWF, tendo o vinho Madeira alcançado seis medalhas de ouro, sete medalhas de prata e 5 medalhas de bronze, na categoria de vinhos fortificados.


Jornal da Madeira

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Exposição promove Madeira em Faro

Com peças gigantes alusivas à cultura Madeirense







Uma exposição dedicada à Madeira está patente em Faro até ao próximo dia 30 de Maio, mais precisamente no Parque da Pontinha, na Rua Central de Santo António, em complemento ao Workshop que a Madeira realizou nesta cidade no passado dia 19 de Maio.
Estas peças, que já estiveram em exposição na cidade do Porto, retratam alguns elementos tradicionais da cultura Madeirense como a bota, a carapuça e o brinquinho madeirense. Com cerca de quatro metros de altura, têm por objectivo despertar a curiosidade do público e estabelecer uma ligação à Região Autónoma, tornando-a mais próxima. Também no passado dia 16 de Maio, um grupo cénico envergando trajes típicos da Madeira circulou no Centro Comercial Fórum Algarve, proporcionando um espectáculo Flashmob/Happening.
Todas estas acções serviram de complemento à promoção que a Secretaria Regional do Turismo e Transportes desenvolveu em Faro, na passada semana.
De facto, e tal como aconteceu no Porto, o Workshop conseguiu reunir dezenas de agentes do sector que se mostraram interessados no produto Madeira e nas novas acessibilidades de transporte que passarão a colocar o nosso destino ainda mais próximo do sul do país. Neste âmbito está o voo da SATA que se inicia a 18 de Junho e que se manterá até 13 de Setembro, duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, de Faro para o Funchal.
Para além da ligação aérea, foi muito importante reforçar, nesta ocasião, a divulgação da ligação regular maritima já existente entre Portimão e Funchal, mais uma alternativa para quem se queira deslocar até nós.



Jornal da Madeira

Ultraperiferia para depois de 2013

Cunha e Silva foi lembrar que é preciso assegurar o financiamento a partir de 2014
Data: 28-05-2010



O vice-presidente do Governo Regional foi ontem a Bruxelas, ao encontro das regiões ultraperiféricas, lembrar que é preciso pensar o futuro e como será o financiamento destas zonas quando terminar o actual Quadro Comunitário de Apoio (QCA) em 2013. A três anos do fim, Cunha e Silva realçou aos parceiros que as especificidades das regiões ultraperiféricas irão manter-se. Tendo em conta que a distância dos grandes centros, as dimensões dos mercados se vão manter, é importante que o estatuto de ultraperiferia continue em todos os futuros tratados da União Europeia. É uma garantia, o reconhecimento da diferença e das circunstâncias destas regiões. De facto, para a estratégia de financiamento de 2014-2020, Cunha e Silva defendeu que se deve continuar a tratar de forma distinta realidades diferentes.

No discurso do Primeiro Fórum da Ultraperiferia Europeia, o vice-presidente do Governo Regional insistiu na questão das circunstâncias naturais, nos obstáculos que não se conseguem ultrapassar se não se mantiver os apoios da União Europeia. Os constrangimentos, realçou, que afectam as ultraperiferias são da Natureza, logo permanentes. Cunha e Silva, numa referência à situação da Madeira, recordou que a subida de indicadores económicos, como o do PIB, não faz com que os tais constrangimentos naturais desapareçam.

Por tudo isso, pela necessidade de garantir financiamento, por manter o estatuto de ultraperiferia, o vice-presidente apelou a um empenho político de todas as regiões. Em causa, salientou, estão o desenvolvimento e o futuro destas áreas da União Europeia. Cunha e Silva aproveitou também a ocasião para agradecer às instituições europeias, estados, regiões e organizações internacionais a solidariedade demonstrada para com a Madeira, na sequência do temporal do passado mês de Fevereiro.


DN Madeira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aigle Azur divulga destino Madeira






A companhia aérea francesa Aigle Azur está a lançar uma nova campanha publicitária em Paris e provincias de França que tem por objectivo promover o destino Madeira. A iniciativa resulta de uma acção conjunta com o Turismo de Portugal e a Associação de Promoção da Madeira. Assim, há 650 cartazes nas estações do metro, 300 taxis personalizados da Ile-de-France e um passatempo nas redes nacionais de rádio até dia 23 de Maio para ganhar pacotes de viagem para o Funchal. A Aigle Azue tem uma ligação semanal entre Paris e a Madeira.



Jornal da Madeira

Andamento da Construção do novo Ferry que fara a Ligação Canarias/Funchal/Portimão





(Fotos Alfredo Campos Brandon)

terça-feira, 18 de maio de 2010

"Vivi três dias à base de água e maçãs", contou ColinVieira

A Fase final das audições foi a mais complicada do percurso, até ao momento
Data: 18-05-2010



Integrou o elenco do espectáculo de Sian Lesley, no Casino da Madeira, entrou para a Poet Productions, a produtora de 'Moulin Rouge', 'Cirque du Soleil', 'Lido' e 'Crazy Horse', considerada uma das maiores companhias mundiais da sua área, e no espectáculo 'Four', no Casino Estoril, onde era o único português e o mais novo da companhia. A par disto, é há sete anos coreógrafo e bailarino da Escola de Samba Caneca Furada, no corso de Carnaval e na Festa da Flor. Esta é de forma breve a descrição do percurso artístico de Colin Vieira, o bailarino madeirense que está entre os 20 finalistas do concurso 'Achas que Sabes Dançar', conforme revelou o DIÁRIO no domingo e cuja confirmação oficial chegou no mesmo dia, à noite, no programa televisivo da SIC.

"Desde que me conheço que gosto de dançar. A dança foi algo que sempre me acompanhou ao longo de toda a minha vida", confessou o jovem artista que embora atraído por todos os estilos, gosta particularmente do jazz/moderno, contemporâneo lírico e fossie jazz. Colin começou aos oito anos a ter aulas de jazz, com Francis, no antigo Ginásio da Ajuda e que mais tarde ingressou na Escola de Bailado Carlos Fernandes, para ter aulas de ballet.

A formação foi sendo depois complementada com 'workshops' de dança contemporânea, moderna e cabaret e hoje, face aos novos desafios que se colocam aos bailarinos, acredita que em termos de 'bagagem' é preciso ir mais longe e é também por isso que frequenta o Curso de Artes do Espectáculo no Chapitô em Lisboa, que conjuga o teatro, o canto, a dança e o novo circo. "Hoje em dia, e para quem trabalha nesta área, é muito importante ser multifacetado, para ser, de facto, Artista", defendeu.

A residir em Lisboa, o madeirense, confirmado pelo júri como um dos favoritos, vive com um pé em cada lado do oceano porque sente que é impossível deixar a Madeira, que está sempre no seu coração, mas também porque foi preciso arriscar ir para Lisboa "por amor" ao que faz e para ter a oportunidade de abraçar outros desafios.

Questionado sobre a razão que o levou a concorrer ao novo concurso mediático, justificou: "Achei que seria a altura ideal para provar a mim mesmo que sou capaz, e mostrar a todos aquilo que de melhor sei fazer. Por outro lado seria uma grande oportunidade de mostrar à minha família que todo o esforço, a dedicação e o apoio que sempre me deu não foi em vão. E dessa forma homenageá-los".

Para já, Colin Vieira preferiu não falar dos objectivos que traçou para si quando concorreu ou sobre o nível dos restantes participantes, muitas centenas que foram reduzidos a menos de cem e dos quais 'sobreviveram' apenas os finalistas.

Chegar até aqui não foi fácil, disse. "A parte mais difícil foi sem dúvida as audições finais. Foram horas sem fim a dançar, onde aprendi imenso, mas que representaram um enorme desgaste físico e mental. Em três dias só dormi quatro horas! Não perdia tempo a comer sequer. Vivi três dias à base de água e maçãs! Queria dar o meu máximo em tudo o que fazia, todo o tempo era precioso para ensaios", contou.

Para já, Colin Vieira ainda não começou a sentir na pele o mediatismo que concursos como 'Achas Que Sabes Dançar' implicam, mas já começa a movimentar grupos de apoio, nomeadamente no Facebook, onde uma amiga, contou, criou uma página que em menos de 24 horas atingiu 300 fãs e passadas 48 já ultrapassava os 900, e continua a crescer. "É, para mim, gratificante ler no mural todas aquelas mensagens carinhosas de apoio que tanto me honram e orgulham".

Andreia Antunes, Bruno Abreu, Bruno Silva 'B Boy', Cátia Fonseca, Diogo Leal, Gleysson Moreira, Inês Afflalo, Inês Morais Carvalho, João Lopes, Kelly Nakamura, Márcio 'Ratinho', Marco Ferreira, Mariana Paraizo, Nelissa Freire, Ricardo Pereira, Rita 'Spider', Sofia Carneiro, Tiago Careto e Tiffanie Jorge são os outros 19 finalistas desta primeira edição portuguesa do 'Achas Que Sabes Dançar'.



DN Madeira