Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Eventos. Mostrar todas as mensagens

domingo, 20 de junho de 2010

12 finalistas do concurso Miss Suíça 2010 chegaram ontem ao Funchal








As 12 finalistas do concurso Miss Suíça 2010 chegaram ontem ao Funchal para uma visita de uma semana à Região, a qual contempla deslocações a vários pontos, inclusive uma ida ao Porto Santo no domingo, para a realização de diversos vídeos e fotografias para serem exibidos na final do concurso, prevista para Setembro.
«Todos os anos vamos a um destino para, durante uma semana, filmarmos os vídeos para a televisão suíça», disse Karina Berger, co-organizadora do concurso de beleza, à chegada ontem ao Aeroporto da Madeira.
A Região Autónoma é um destino que as candidatas ainda não conheciam e sendo a “Pérola” do Atlântico”, com muitas flores, a organização achou que seria uma boa opção.
Acompanhadas por jornalistas dos principais meios de comunicação suíços, as 12 candidatas têm uma semana de intenso trabalho com «muitas secções fotográficas» e vários “spots” televisivos para realizar.
A deslocação à Madeira partiu de um acordo feito entre a organização do evento, a Associação de Promoção da Madeira (APM) e a TAP.
A transportadora aérea nacional associa-se com o objectivo de «promover a recuperação do turismo na Madeira».
O concurso vai passar em três canais suíços e será amplamente noticiado nos jornais daquele país, razão pela qual a TAP se quis associar. «A TAP é a companhia que está presente nestas ocasiões e é a companhia que faz todos os esforços possíveis para promover o turismo da Madeira e a sua recuperação», disse André Serpa Soares, da direcção de comunicação da transportadora. Já o representante da APM não quis falar à comunicação social.
Sob uma temperatura agradável, as candidatas pisaram solo madeirense com um ar bem disposto e sorriso aberto.
«Gostavamos muito de visitar a ilha e ver coisas bonitas, porque, vindo do centro da Suíça, não temos a oportunidade de ver o oceano», disse Jennifer Pennisi, uma das candidatas.
As concorrentes mostram ter algum conhecimento da história da Madeira, ao dizerem que esta é a ilha onde viveu a imperatriz Sissi. As candidatas informaram-se e aperceberam-se que a Madeira era também famosa pelas suas flores, o que lhes despertou enorme curiosidade, tal como admitiu Dasmin Brummer, outra concorrente.



Jornal da Madeira


As candidatas:

http://www.missschweiz.ch/section94/Candidate-2010.htm


Elas ficam hospedadas no Hotel Reids

Recuperação da Madeira destacada nos 'Portugal Travel Awards'

Juri atribuiu à Região Autónoma menção honrosa pela recuperação do 20 de fevereiro






A Secretaria Regional de Turismo e Transportes foi distinguida anteontem à noite em Vilamoura, no Algarve, com uma menção honrosa, atribuída pelo júri do 'Publituris Portugal Travel Awards' pelo trabalho de recuperação da Madeira, enquanto destino turístico, após as enxurradas do passado dia 20 de Fevereiro.
Trata-se de um prémio extra-concurso que foi criado pelo júri e que reconhece o bom trabalho feito por todas as entidades madeirenses, disse ao DIÁRIO, Rúben Obadia, director do jornal 'Publituris', organizador da cerimónia que decorreu no Hotel Tivoli Vitoria, o mais recente cinco estrelas da cadeia hoteleira do Grupo Espírito Santo. "Pena foi que a Madeira não pudesse enviar um representante para receber o prémio", lamentou a organização.

Os 'Portugal Travel Awards' constituem o evento mais destacado no cenário da actividade turística em Portugal, no que se refere a prémios. As nomeações são feitas pelos jornalistas da publicação, apreciadas por um júri que depois selecciona uma lista com três nomeações em cada categoria, que são sujeitas a uma votação final através da Internet.

Foram votadas 16 categorias. A Madeira teve este ano uma fraca representação entre os nomeados. Apenas o Hotel Choupana Hills e a cadeia Porto Bay Hotels & Resorts figuraram entre os finalistas, mas não conseguiram ganhar as respectivas categorias. No final da cerimónia, aquando da entrega do 'Prémio Carreira Belmiro Santos', que contemplou o hoteleiro Fernando Martins (Grupo Altis Hotels) foi exibido um filme de promoção turística da Madeira, e anunciado que a menção honrosa seguirá directamente de Faro para o Funchal no próximo voo directo da SATA, que será na segunda-feira.

Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo esteve presente no evento, que reuniu algumas centenas de caras conhecidas do turismo nacional. Antes tinha estado com a comitiva da SATA, que anteontem participou no voo inaugural Ponta Delgada (S. Miguel)-Madeira-Faro. Trindade foi manifestar o seu apoio ao presidente do Conselho de Administração da SATA por mais esta abertura de uma rota aérea que contempla uma melhor acessibilidade entre destinos nacionais. Destacou que a Madeira está hoje ligada aos três aeroportos nacionais mais importantes, tal como Faro, depois da ligação directa do Porto, que é assegurada pela companhia irlandesa de baixo custo Ryanair. Só com ligações fáceis e baratas entre as principais cidades nacionais é que o turismo doméstico pode crescer. Neste sentido, o secretário de Estado recordou que no final do mês será lançada a segunda fase da campanha interna sobre Férias em Portugal, que assegura também a divulgação dos destinos das ilhas e que pretende apoiar as companhias aéreas e os hoteleiros para uma maior captação de turistas nacionais. Há zonas de grande excelência em Portugal, quer em termos de paisagens, quer em termos de conforto e qualidade hoteleira, que os Portugueses devem conhecer e usufruir, observou Bernardo Trindade.



DN Madeira

300 convidados americanos brindaram com Vinho Madeira a bordo da 'Sagres'

Vinho Madeira em alta






No passado dia 10 de Junho, a bordo do Navio-Escola N.R.P 'Sagres', ancorado no Porto de San Diego, Estados Unidos da América (EUA), durante a recepção da comemoração oficial do Dia de Portugal que ali decorreu, o Embaixador de Portugal nos EUA, João de Vallera, fez um brinde com Vinho Madeira que foi acompanhado por mais de 300 convidados oficiais.

Este é mais um exemplo da permanente presença do Vinho Madeira naquele mercado, manifestado naturalmente nos consumos, mas também na comunicação e informação que vai circulando em meios diversos, por toda a nação.

Refira-se que apesar de alguma instabilidade verificada nas exportações de Vinho Madeira nos últimos dois anos, essencialmente derivada pela crise financeira e económica norte-americana, esta tendência começa a dar fortes sinais de inversão e, nos primeiros meses deste ano, o mercado dos EUA está a ter um comportamento muito positivo, assistindo-se, quando comparado com o ano 2009, a um considerável aumento das quantidades e valores comercializados.
A aposta do sector público e privado, em termos promocionais no mercado norte-americano, tem sido uma constante no âmbito das acções de internacionalização deste sector, especialmente de há cerca de três anos a esta parte.

Depois de uma prova realizada em Abril passado em Washington, no âmbito do lançamento do livro "Oceans Of Wine", da autoria de um historiador norte-americano, que versa sobre as ligações históricas e comerciais do Vinho Madeira ao mercado norte-americano, na próxima semana terão lugar três eventos de carácter promocional e informativo nos EUA.

Recorde-se que no decorrer da última escala do navio 'N.R.P. Sagres' na Madeira, que teve lugar a 21 de Janeiro, o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) e também os produtores de Vinho Madeira aproveitaram a ocasião para fazer embarcar 30 garrafas da sua melhor safra.
Ainda nessa mesma escala, o IVBAM fez embarcar na 'Sagres' uma pipa com 55 litros de Vinho Madeira para fazer a terceira viagem circum-navegação do navio-escola português e recriar a epopeia do denominado 'Vinho da Roda'.

Esta viagem da 'Sagres', iniciada em Janeiro deste ano em Lisboa, terá a duração de cerca de 11 meses, tendo a oportunidade de escalar vários portos em diferentes países, desde as Américas, à Oceânia, passando pelas índias e África, com a missão de formação dos cadetes da Escola Naval, promover a imagem de Portugal no Mundo, contactar os portugueses da diáspora e participar em vários eventos internacionais.



DN Madeira

sábado, 19 de junho de 2010

P. Santo e Laurissilva têm o voto de CR9

Ronaldo apelou ao voto nas 'maravilhas' madeirenses no facebook







Cristiano Ronaldo decidiu dar a cara pela Praia do Porto Santo e pela Floresta Laurissilva, tentando contribuir para que ambas possam figurar entre as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

O craque madeirense não quis deixar de se associar à iniciativa, (cor)respondendo afirmativamente a um apelo efectuado pelo vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, que o sensibilizou para a votação que está em curso.

Ronaldo, mesmo em pleno Campeonato do Mundo, não se coibiu de apelar ao voto de ambas as candidaturas no seu Facebook. "A Praia de Porto Santo e a Floresta Laurissilva, no arquipélago da Madeira, são candidatas às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Têm o meu voto, e espero que tenham o seu em www.7maravilhas.pt", pode-se ler na sua página.

Uma mensagem que foi publicada apenas durante o dia de ontem e que mereceu de imediato a aprovação de 3446 pessoas, tendo 729 deixado comentários abonatórios à ideia do craque. Por aqui já se pode perceber o peso que a ajuda de Cristiano Ronaldo poderá vir a ter na votação final.

Recorde-se que submeteram-se ao projecto das 7 Maravilhas Naturais de Portugal 323 candidaturas, mas só 77 conseguiram atingir uma primeira pré-selecção efectuada por um painel de especialistas. Posteriormente, e após uma análise ainda mais rigorosa, a organização divulgou as 21 finalistas que agora estão sob a votação do público deste o dia 7 de Março até 7 de Setembro.

Refira-se que no primeiro mês de votações o site registou pouco mais de 100 mil votos e as duas maravilhas madeirenses não constaram entre as mais votadas. As preferências recaem para o Arquipélago das Berlengas, Grutas de Mira de Aire, Lagoa das Sete Cidades, Paisagem Vulcânica do Pico, Parque Nacional Peneda- Gerês, Portinho da Arrábida e Ria Formosa. As 7 menos votadas nesse período foram o Algar do Carvão, Furna do Enxofre, Parque Natural da Arrábida, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Ponta de Sagres, Pontal da Carrapateira e Portas de Rodão.

As 7 Maravilhas Naturais de Portugal são conhecidas a 11 de Setembro, numa cerimónia realizada na Ilha de São Miguel, nos Açores.



DN Madeira

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Feira do Pão do Clube Lions do Funchal revelou-se, uma vez mais, um sucesso








Terminou ontem, com os expositores completamente vazios , a 21.ª edição da Feira do Pão Regional, organizada pelo Lions Clube do Funchal.
Segundo o seu presidente, João Maria Marques de Freitas, o evento revelou-se, uma vez mais, um «sucesso» para a organização que vê, neste tipo de iniciativa, uma forma de angariar fundos para obras sociais.
«A afluência e o movimento que esta feira teve foi realmente excepcional», revelou o responsável, apontando a actuação do Grupo de Fados de Coimbra como um dos pontos altos deste evento. «Por conta dos Fados de Coimbra passaram na noite de sábado por aqui milhares de pessoas e isso foi muito bom para o sucesso da nossa feira».
A “lamentar”, pode-se dizer, esteve apenas o facto do pão que estava à venda não ter chegado para tanta procura. Se mais pão tinha, mais teria o clube teria vendido.
Embora a procura tenha sido bastante grande, Marques de Freitas explicou, a este respeito, que pouco mais poderá fazer uma vez que se trata de pão caseiro, isto é, «o pão caseiro não pode ser feito, de uma só vez, em grandes quantidades».
«Como sabemos, um forno a lenha caseiro leva, em média, entre 20 a 30 pães. Mesmo contando com duas ou três pessoas de uma localidade não conseguimos assim tantos pães. Por isso contamos com a ajuda do Desenvolvimento Rural que conhece as pessoas que fazem pão caseiro e ainda com o apoio daquelas pessoas que já fornecem pão à nossa feira já há muitos anos», esclareceu o presidente do Lions Funchal.
Marques de Freitas adiantou ainda, a respeito dos pães vendidos neste certame, que a grande variedade apresentada ao público deve-se também às câmaras municipais que aceitam colaborar com o Lions.
«Por exemplo, a Câmara Municipal do Porto Santo envia-nos sempre uma caixa com os bolos típicos da ilha, as chamadas “capelas”», frisou o responsável.
Satisfeito com o nível de qualidade que esta feira atingiu, o presidente garantiu que a feira é para continuar já que, para além da componente tradicional, tem também a parte social, através da qual resultam receitas que vão ajudar nas acções de solidariedade levadas a cabo pelo clube. «Este ano, para além de termos apoiado os nossos bolseiros (atribuímos 8.320 mil euros), ajudamos também as famílias que foram afectadas pelo mau tempo em Fevereiro», lembrou Marques de Freitas.

Concurso premiou bolos feitos por amadores e profissionais

Tal como acontece todos os anos, nesta feira há um concurso de bolos ao qual podem concorrer amadores e profissionais. Este ano, na categoria “amadores” participaram quatro concorrentes, enquanto que na categoria dos “profissionais” concorreram oito.
Depois de avaliados pelo júri, sagraram-se vencedores (na categoria dos “profissionais”), em primeiro lugar, a Mansão do Pão; em segundo o Hotel Pestana Bay e, em terceiro, a Pastelaria Marmeleiros, Livramento e Ceres.
No que respeito aos “amadores”, cujo concurso decorreu na parte da tarde de ontem, o júri elegeu, para primeiro lugar o bolo de tâmara de Pilar Jardim; para o segundo lugar o bolo de côco de Paula Góis e, por fim, em terceiro lugar, o bolo de maçã de Teresa Baltazar.


Jornal da Madeira

domingo, 13 de junho de 2010

Estátua da Senhora de Fátima fica situada junto à Igreja do Imaculado

Estátua marca visita da imagem peregrina









Largas centenas de pessoas associaram-se, ontem à tarde, à cerimónia de bênção da estátua da imagem da Senhora de Fátima, situada junto à igreja do Imaculado Coração de Maria.

Um estátua que, como salientou na ocasião o bispo do Funchal, que presidiu à cerimónia, representa um "marco histórico" que perpetua a visita da imagem peregrina à Madeira.

"Um sinal de reconhecimento da hora presente e de memória para o futuro", sublinhou D. António Carrilho no decorrer do acto solene.
Um momento vivido com muita emoção pelos fiéis presentes, não só paroquianos do Imaculado Coração de Maria, mas também católicos oriundos de outras freguesias do Funchal. De resto, a grande afluência de pessoas obrigou, inclusivamente, à interrupção do trânsito automóvel nas ruas situadas nas imediações, enquanto decorreu a cerimónia.

O prelado funchalense, que antes celebrou uma missa na igreja local, lembrou que a data de ontem assume um significado especial para os católicos madeirenses, daí ter sido a escolhida para a realização deste cerimónia. Por um lado, porque fez precisamente oito meses que a imagem peregrina chegou à Região, por outro porque a Igreja celebra neste dia a festa do Imaculado Coração de Maria. Sem esquecer que é também a 12 de Junho que a Diocese do Funchal comemora o 496.º aniversário da sua criação.

A estátua, concebida em mármore branco, está situada no jardim anexo ao adro da igreja do Imaculado Coração de Maria. O acto de descerramento foi efectuado por um grupo de crianças da paróquia que recebeu recentemente a primeira comunhão.



DN Madeira

João Egídio premiado em Santarém

Feira Nacional de Agricultura assinalou 25 anos de presença consecutiva






João Egídio, muito conhecido entre nós pelas decorações florais de sua autoria, foi homenageado anteontem, em Santarém, pela sua 25ª presença consecutiva na Feira Nacional de Agricultura.
No pavilhão da Madeira, da responsabilidade da Secretaria Regional de Recursos Naturais e Ambiente (SRRNA), decorado com flores exóticas e produtos da Região Autónoma, João Egídio foi anteontem surpreendido com a presença do Presidente da República, que esteve em visita oficial ao certame que se realiza na capital escalabitana desde há 51 anos. Ocasião também para a organização da Feira Nacional de Agricultura homenagear João Egídio, autor de dezenas de decorações que, anualmente, recebem os elogios unânimes dos visitantes e chamam a atenção para a nossa terra. Foi-lhe entregue uma placa em prata, na qual está registado o facto do nosso conterrâneo ter marcado presença naquela feira em 25 anos consecutivos. Um facto relevado por todos, que fizeram questão de felicitar João Egídio.
A Madeira está representada a nível governamental em Santarém. A feira termina hoje e na opinião do homenageado, que desde há um quarto de século pontua com a sua presença em Santarém, foi a feira mais concorrida de sempre. Não só de visitantes, mas também de expositores e de eventos que movimentaram na capital do Ribatejo muitos milhares de pessoas.

A SRRNA contou com a cooperação de diversas empresas regionais, quer públicas, quer privadas, que possibilitaram o envio para exposição de diversos produtos do arquipélago e que têm origem na agricultura, nomeadamente de bens alimentares. Desde as massas da Companhia Insular às bolachas da tradicional Fábrica de Santo António e aos produtos da Santagro, esteve em exposição em Santarém um portfólio interessante das produções regionais, que ombrearam com as famosas estrelas da nossa exportação, casos do vinho Madeira, do bolo de mel, dos licores e do mel de cana. A isso juntaram-se os bordados e as flores, que contribuíram para o magnífico cenário que anualmente João Egídio monta com mestria e bom gosto.



DN Madeira

Grande Homenagem ao Sérgio Borges& Conjunto Académico João Paulo.







Referência inquestionável da música madeirense, Sérgio Borges será homenageado pela nova geração de artistas da Madeira, que estará, no próximo dia 3 de Julho, às 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, em concerto de homenagem ao artista e ao seu grupo, o Conjunto Académico João Paulo.


Vânia Fernandes, Miguel Pires, Sofia Relva, Paulo Freitas, Bruno Airaff, Rubina Fernandes, Maria da Paz e Sarah Borges, entre outros convidados surpresa voltam a dar vida a temas como “Milena” e “Eu tão só”, sob direcção artística de Barroco Azevedo e Georgy Titov, no espectáculo pensado pela 4EVART – organização e produção de eventos, de Daniel Borges e João Almeida, responsável pela dinamização de espectáculos.
Assim, no próximo dia 3 de Julho, os artistas referidos vão cantar temas de Sérgio Borges e o Conjunto Académico João Paulo. «Será uma viagem desde os anos 60 até à actualidade num evento repleto de glamour que promete marcar a memória dos presentes», garante Sofia Relva, da organização, em declarações ao JM.


Em suma, «em 2010 surge a tão merecida homenagem a um grupo que fez história a nível nacional», que começou como um grupo musical de liceu e tornou-se na primeira banda a lançar um LP, a ter clube de fans e a utilizar guitarra eléctrica na TV em Portugal». E que, tantos anos após terem terminado como grupo, ainda hoje dão que falar, como demonstrou o facto de a colectânea de êxitos lançada em 2008, ter esgotado nas lojas FNAC.
Recorde-se ainda que Sérgio Borges, nascido na Madeira a 18 de Outubro de 1944, foi o primeiro madeirense a participar no Festival RTP da Canção (em 1966), com o tema «Eu nunca direi Adeus», que conquistou o segundo lugar e que acabou por ser editado num disco do Conjunto Académico João Paulo.


Com vários sucessos na carreira, é também de lembrar que, em 2005, foi um dos homenageados com o Galardão da Cultura atribuído pelo Governo Regional.
Agora, em 2010, Sérgio Borges volta à ribalta, nas vozes de artistas que o idolatram.


Jornal da Madeira






sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parque Temático revive tradição das tosquias

Iniciativa foi testemunhada por três centenas de turistas








O Parque Temático da Madeira reviveu ontem a tradição das tosquias de ovelhas, numa inicitiva promocional testemunhada por turistas e visitantes locais daquela infra-estrutura construída pela Vice-presidência do Governo Regional.
O processo de tosquia realizou-se como manda a tradição com tesoura, à verdadeira moda antiga e foi acompanhado pelo “Grupo Cantares Tradicionais da Ilha da Madeira”, que através da sua actuação animaram os visitantes.
Após a campanha promocional desta iniciativa junto das agências de viagens regionais e nacionais, o Parque Temático da Madeira, recebeu muitas marcações, que quiseram oferecer aos seus clientes uma experiência diferente e inesquecível.
Segundo a direcção do parque, cerca de três centenas de turistas assistiram às tosquias ao vivo, mostrando-se agradados com o espectáculo que para a maioria era desconhecido, aproveitando a oportunidade para registar quer em fotografias quer em filmagens toda a actividade.
A organização contou com a ajuda de pastores do concelho, que tiveram também a iniciativa de abordar o Parque Temático da Madeira para a concretização desta actividade, repetindo assim a acção realizada no ano passado.
O processo de tosquia serviu também de alavanca para um outro processo artesanal. Todos os visitantes tiveram oportunidade de apreciar a qualidade da lã virgem extraída, bem como assistir ao manuseamento da mesma pela artesã num dos ateliers do parque.
Face ao sucesso do evento, é pretensão da direcção do Parque Temático da Madeira manter a 10 de Junho as tosquias de ovelhas, que, por força maior, tem vindo a perder preponderância com o passar dos tempos.




Jornal da Madeira

XIV Edição da Festa das Tosquias.


Junta e criadores dizem que o espaço de pastoreio é cada vez menor
Tradição das tosquias “teimará” em manter-se















Mais de trinta criadores de gado com um total de cerca de 300 ovelhas, reuniram-se, ontem, na XIV Edição da Festa das Tosquias, uma iniciativa que decorreu, durante todo o dia, na Ribeira dos Boieiros, freguesia da Camacha.
Pelas 10 horas, já o rebalho se encontrava no local da festa, onde acturam a banda paroquial de São Lourenço, o grupo folclórico da Boa Esperança e Jorge Canha.
O presidente da Junta de Freguesia da Camacha, Francisco Mota, disse ao JORNAL da MADEIRA que enquanto for possível manter ali aquele rebanho, o órgão de poder local a que preside estará sempre disponível para colaborar e manter a tradição das tosquias.
«Sentimos que os espaços para pastoreio são cada vez menores», admitiu o presidente da Junta de Freguesia da Camacha.
No entender de Francisco Mota, o rebanho que ali faz as tosquias está devidamente ordenado mas os criadores estão a perder espaço, situação que ultrapassa as competências da Junta de Freguesia da Camacha, a qual não sabe quais poderão ser as soluções para o futuro.
No que toca à Festa das Tosquias, Francisco Mota disse registar, com agrado, o entusiasmo da parte das pessoas em participar no evento que é organizado pela Junta de Freguesia da Camacha e que conta com os apoios da Casa do Povo da Camacha, da Cooperativa de Gado das Serras do Poiso, da Direcção Regional de Florestas, da Câmara Municipal de Santa Cruz e da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
«Ano após ano, há cada vez mais pessoas a deslocarem-se cá cima», assegura Francisco Mota.
O objectivo da Festa das Tosquias é o de demonstrar «às gerações vindouras, o quanto esta actividade é importante para os criadores de gado». Segundo Francisco Mota, há ainda algumas pessoas na freguesia da Camacha que trabalham com artigos de lã de ovelha. O que estas transmitem é que «há ainda encomendas de peças de vestuário, sobretudo da parte dos grupos de folclore».
«Queremos que a Camacha faça algo por esta actividade», defendeu o presidente da Junta de freguesia da Camacha. Aquele responsável recordou que, todos os anos, e com o apoio do repórter fotográfico Duarte Gomes, realiza-se uma exposição de fotografia. “Tosquias, festa e arte” é o tema de uma edição que foi lançada, assim como está a ser elaborado um livro sobre os barretes de lã e que terá o apoio do Município da Cultura.
António “Borracheiro”, nome porque é mais conhecido, diz ser criador de gado desde pequeno.
«Este ano, trago aqui 50 cabeças de gado», frisa o criador.
Questionado sobre a importância da Festa das Tosquias para os criadores de gado, António “Borracheiro” diz que é um gosto como aqueles que «as pessoas têm pela bola».
«Para mim, isto é um desporto. E acho que a festa é importante para divulgar a nossa tradição. Antigamente, só nesta festa, tínhamos cerca de duas mil ovelhas. Actualmente, não temos mais do que 300», sublinhou António “Borracheiro”, o qual teme que a criação de gado desapareça.
«A gente vê isto tudo acabar. Se não deixarem criar a gente vai ter de acabar», lamenta.
«Enquanto eu puder, vou ter gado e trazê-lo à festa», assegura António “Borracheiro”.
Quanto às maiores dificuldades para a criação de gado, António “Borracheiro” diz que os principais inimigos são o Inverno e os cães que matam muitas ovelhas.




Jornal da Madeira

Visão da Marinha mantém “Cuanza” no activo

O navio Cuanza já tem quarenta anos mas ainda permanece ao serviço da Marinha








O N.R.P. “Cuanza” já soma quatro décadas ao serviço da Marinha portuguesa, uma efeméride que foi assinalada ontem na presença do governante Brazão de Castro. O secretário com a tutela dos Recursos Humanos referiu que esta é «uma data de muito significado para a Marinha e em especial para este navio, que por várias vezes tem vindo a prestar serviço na nossa Região Autónoma». Enaltecendo o serviço de muito valor levado a cabo por esta embarcação, «designadamente, a presença dos vigilantes nas Selvagens e nas Desertas, e em particular, a salvaguarda da vida no mar», Brazão de Castro parabenizou a Marinha e os militares que guarnecem o Cuanza, porque «as missões têm sido conseguidas com muito garbo».
Um aniversário em que também marcou presença o Comandante da Zona Marítima da Madeira (ZMM), que elogiou as capacidades de planeamento, manutenção e qualidade dos Recursos Humanos na Marinha.
Segundo Amaral Frazão, «uma Marinha que opera navios por longos períodos, como quarenta anos, é porque é capaz de concretizar algo complexo e exigente, logo não é forçosamente uma Marinha menos apta do que outras que operam meios mais recentes».
O Comandante da ZMM frisou ainda que se «o N.R.P. “Cuanza” chega ao tempo presente, apto a prosseguir as suas missões, não é fruto do acaso nem resultado de improvisos. É porque a visão estratégica definida para a Marinha, assente e orientada por objectivos genéricos, estruturais e operacionais, que se articulam entre si, permite ganhar ganhos de eficiência e vantagem competitiva, apesar das condicionantes expostas e impostas pela conjuntura externa», rematou.
Antes, o Comandante do “Cuanza” fez um breve discurso sobre a história da embarcação, que é o quinto de dez navios patrulhas da classe “Cacine”, e foi construído nos Estaleiros Navais do Mondego e aumentado ao Efectivos dos Navios da Armada em 4 de Junho de 1970.
O Capitão Tenente Carlos da Cruz explicou também que a embarcação foi baptizada com o nome do maior rio de Angola, tendo sido construída para navegar nos rios e mares das ex-províncias portuguesas em África.
Carlos da Cruz salientou que o N.R.P. “Cuanza” tem mantido «um elevado empenhamento operacional, comprovando que a idade não é sinónimo de inoperância, nem desculpa para que as missões não sejam cabalmente cumpridas».
Ao invés, garantiu, «o nosso navio permanece vivo e pronto para continuar a sulcar os mares enquanto fôr essa a nossa missão».



Jornal da Madeira

quarta-feira, 9 de junho de 2010

José Figueiras canta na Festa da Cereja

O apresentador actua no dia 20, numa festa com muitos artistas da Região





Foi a Cantar o Tirolês e com a Banda Muita Lôco que José Figueiras chegou à música popular portuguesa, depois de dar os primeiros passos no jornalismo e mais tarde na apresentação. Mais conhecido dos seus programas na SIC do que da sua faceta de cantor, é nesta última que José Figueiras está no dia 20 de Junho no Jardim da Serra, como convidado especial de mais uma Festa da Cereja, que começa a 19.

'Muita Lôco', 'Ai, Os Homens', 'Paródia Nacional', 'Cantigas da Rua', 'Às Duas Por Três' e 'Big Show Sic' foram alguns dos programas de televisão que apresentou. Actualmente está com o 'Allô Portugal', na SIC Internacional e com o 'Companhia das Manhãs', na companhia de Rita Ferro Rodrigues, durante as férias de Francisco Menezes.

Foi em 1997 que gravou o 'A Cantar o Tirolês', um disco que chegaria ao ouro. Além deste disco, a banda editou 'Muito Lôco', 'Gritos de Guerra' e 'Regresso'. Entre os temas mais conhecidos de José Figueiras está o 'A Cantar o Tirolês', 'Popeye, o Marinheiro' e 'História da Minhota', temas que deverá cantar durante o espectáculo de cerca de uma hora.

Zé Figueiras está na Madeira dez anos depois de ter passado pela Região. Com a Banda Muita Lôco, recordou, andou em digressão pelo país, tendo passado pela Ponta do Sol e pelo Funchal.

Questionado para quando um novo trabalho, disse que não será para breve. Apesar de manter a agenda ocupada com espectáculos, o apresentador não está preparado para lançar-se novamente no mercado dos discos: "Por acaso houve gente que me sugeriu (...) só que estas coisas não é como a lata da Coca Cola, meter a moeda e sai a lata. Isto são coisas que têm de ser feitas com tempo (...) neste momento não estou para aí virado, mas pode ser que surja".

Algumas coisas são próprias, outras são que compõem para ele. É sempre com um espírito muito alegre. Nunca é nada assim lamechas porque não tenho jeito nenhum para essas coisas", admitiu.

José Figueiras vai subir ao palco no domingo, depois da actuação de João Quintino, que com um leque de outros artistas regionais completam o programa de animação para os dois dias.

Festa da Cereja: Dois dias de animação

A Festa da Cereja volta a animar o Jardim da Serra com o colorido da fruta, mas também das pessoas e da animação que a 19 e 20 de Junho sobem às zonas altas do concelho de Câmara de Lobos.Este ano a Junta de Freguesia criou uma zona para a comercialização das cerejas, separada da área de exposição.

No sábado a Festa começa pelas 16 horas com os Trapalhões do Riso. Seguem-lhes Paulo Costa, um jovem do Jardim da Serra, o Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras, o Som e Mar e os Amigos da Música.

No domingo a manhã está reservada para as provas desportivas e para a vertente religiosa.

A partir das 13 horas começa a componente de animação com o espectáculo Madeira em Festa, seguida dos discursos oficiais, do Cortejo Etnográfico e da actuação de dois grupos de folclore. João Quintino, José Figueiras, as G Stars, um grupo de palhaços e os Amigos da Música fecham o programa do segundo e último dia.



DN Madeira

Expedição marca regresso de Portugal ao Mar

Espécimes colhidos na missão às selvagens serão expostos no Museu Municipal





A expedição às Selvagens que teve início, ontem, é a primeira grande campanha científica da era moderna, depois de ter sido tomada a decisão de promover o regresso de Portugal ao Oceano.

À margem do protocolo assinado ontem com a Câmara Municipal do Funchal, Manuel Pinto de Abreu, responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) disse que a campanha que vai decorrer nas Selvagens até ao próximo dia 30 de Junho, deve ser vista como um 'marco', "não só pela dimensão, mas pelo conjunto de instituições que estão associados".

Pinto de Abreu referiu ainda que além do objectivo fundamental que é o da extensão da Plataforma Continental, não serão descurados nesta viagem os aspectos da prospecção recursos e de conhecimento e reconhecimento da biodiversidade.

Mas a parceria com a CMF que ontem foi oficializada não se esgota na expedição às Selvagens. "Temos um conjunto de iniciativas que iremos lançar a partir de Setembro próximo um projecto na área da Educação, nomeadamente a distribuição dos 'Kits do Mar' que já está a ser distribuído em escolas do continente com o objectivo de motivar as crianças para esta área", disse.

Além disso, e na sequência da missão iniciada serão também criadas colecções de referência de espécimes colhidos para integrar museus, nomeadamente o Museu Nacional de História Natural e o Museu Municipal do Funchal. "Os projectos não ficarão por aqui", garante.

No âmbito da cerimónia de assinatura do protocolo estabelecido ontem entre a EMEPC e a CMF, que tem por objecto a cooperação em projectos de investigação, desenvolvimento científico e formação, Miguel Albuquerque recordou a "vocação marítima" de Portugal. O edil acrescenta que dentro de duas décadas o mar representará 20 a 25 milhões de euros de receitas para o país.

Mas além das vantagens económicas, Miguel Albuquerque salientou o valor científico da expedição ontem iniciada e ressalvou o envolvimento do Departamento de Ciência da CMF, um departamento que hoje tem instalações, pessoal e um trabalho reconhecido.



DN Madeira

Conhecer para preservar o mar

Missão científica Às selvagens, 'POEm' e 'M@rBis' são exemplos da aposta portuguesa





Portugal está fortemente empenhado em aumentar os níveis de conhecimento, de organização e de gestão do seu espaço marítimo, enquanto forma de rentabilizar as potencialidades que lhes estão associadas. É nessa perspectiva que se inserem um conjunto de projectos como a Missão Científica às Ilhas Selvagens, o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo e o Programa M@rBis, ontem revelados num conferência realizada no auditório da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Como vincou na ocasião o secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, este conjunto de iniciativas demonstram que "Portugal está na linha da frente daqueles que se preocupam com o ambiente" em, também, dos que "querem explorar os recursos sem ferir a sensibilidade ou aumentar a vulnerabilidade do meio marinho".

Marcos Perestrello lembra que este projecto visa não só "conhecer melhor a biodiversidade marinha nas ilhas Selvagens", mas também "criar as bases para a sistematização da informação nacional sobre biodiversidade marinha". Aspecto em que assumem particular relevância os referidos projectos POEM e M@rBis.
Esta iniciativa, e também a cooperação havida entre o Governo da República, o Governo Regional e diversas instituições públicas e privadas, mereceu igualmente um referência especial do secretário regional dos Ambiente e Recursos Naturais. Manuel António Correia considera que este é "um momento histórico marcante para a conservação da natureza na Madeira" , uma vez que não só permitir "aumentar o conhecimento da biodiversidade" nas Selvagens, mas também cria "uma alavancagem para a gestão" daquele espaço natural.



DN Madeira

Rótulos com 'Maravilhas'








Com o objectivo de apoiar as duas candidaturas madeirenses em concurso ao '7 Maravilhas Naturais de Portugal' - a floresta Laurissilva e a praia do Porto Santo -, a Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) aceitou a sugestão dada pelas autarquias do Porto Santo e São Vicente e lançou ontem os rótulos especiais de apoio, que irão conter informação relativa às candidaturas e sobre a forma de votar.

No total, serão sete milhões de rótulos a promover as 'maravilhas' madeirenses. A Coral terá seis milhões de rótulos nas embalagens reutilizáveis e não reutilizáveis e os refrigerantes Brisa, Brisol e Laranjada vão contar com um milhão. Esta iniciativa é, para o presidente da ECM, Miguel de Sousa, uma importante forma de ajudar no apoio e divulgação das duas candidaturas.

Os contra-rótulos identificam as duas maravilhas a concurso e clarificam como se processa a votação do público, através do 'site' e telechamada. A floresta Laurissilva e a praia do Porto Santo, após várias etapas, estão entre as 21 finalistas na eleição das '7 Maravilhas Naturais de Portugal'. A votação termina a 7 de Setembro.



DN Madeira

Reunião 'histórica' junta hoteleiros


Uma centena de responsáveis por hotéis da RAM debateu competitividade







Cerca de uma centena de profissionais de hotelaria, entre directores, responsáveis comerciais e outros com funções de gestão nas unidades da Região Autónoma, estiveram ontem reunidos no Funchal num 'workshop' que foi organizado pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes (SRTT).

Foi uma reunião "histórica". A classificação foi de Carlos Alberto Silva, do gabinete da secretária regional, no final dos trabalhos. Contudo, é também a opinião de muitos dos presentes, que se manifestaram satisfeitos com os níveis de debate e discussão, a que assistiram, durante todo o dia, no Madeira Tecnopólo. Não há conhecimento de nas últimas duas décadas se terem sentado no mesmo local, tais intervenientes para abordar uma matéria que tem a ver directamente com a competividade do sector hoteleiro na Madeira, nomeadamente numa perspectiva da oferta e da quantificação dos serviços prestados, aliados ao alojamento e ao destino. A perspectiva da SRTC ao criar este 'workshop', que foi coordenado pela empresa alemã 'Arthur D. Little & Salon Consulting', foi conseguido. Ontem falou-se sobre a situação real da hotelaria madeirense, das suas potencialidades e das suas necessidades. Foi uma abordagem aberta em que foram também ouvidas sugestões da parte dos cinco consultores da empresa que ontem deslocaram à Madeira, que trouxeram algum trabalho feito, se bem que algumas das soluções propostas não se encaixem nas especificidades da nossa oferta turística e da nossa clientela. De qualquer modo todos esperam pelo documento final, que muito poderá ajudar a hotelaria da Região Autónoma, em termos futuros, num ano de todas as preocupações e receios.

Na abertura do 'workshop', a secretária regional Conceição Estudante deixou o alerta, que, foi afinal o motivo que levou a entidade pública a organizar o evento: "A designação deste 'workshop' ['Melhoria do posicionamento competitivo do sector hoteleiro da Madeira: conceitos inovadores de gestão e factores críticos de sucesso'] sendo abrangente, é indiciadora de que para uma política de preços correcta devem contribuir vários factores, sendo que uma análise integradora da envolvente dos produtos não pode ser ignorada." O mote (e o recado) estava dado. O DIÁRIO apurou que o encontro foi produtivo e em termos de aderência foi dos mais concorridos que se realizou nos últimos anos. As soluções apontadas merecerão, dos parceiros, a devida reflexão.


DN Madeira

Madeira pronta para receber agentes

'Liderança na recuperação': congresso da APAVT destaca exemplo da Região







"Podem ter a certeza que serão muito bem recebidos". A garantia foi deixada ontem, em Lisboa, pela secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, à Associação Portuguesa de Agentes de Viagem e Turismo (APAVT), que realiza o seu XXXIII Congresso Nacional de 31 de Novembro a 2 de Dezembro na Madeira.

Para João Passos, presidente da APAVT, a escolha da Região para palco da reunião magna dos agentes de turismo portugueses foi óbvia logo uma semana depois de visitar a Região depois da tragédia de 20 de Fevereiro. O responsável elogiou o comportamento de todas as entidades responsáveis e dos madeirenses na recuperação dos estragos causados pelo temporal. "Foi uma recuperação extraordinária, como nunca tinha visto", disse, durante a apresentação do logótipo e tema do Congresso, no restaurante 'O madeirense'. A escolha do mote para o encontro não podia, por isso, ser mais adequada: "Liderança na recuperação". Já o logótipo destaca as cores do traje regional. Em cima da mesa estarão temáticas que visam apresentar soluções para lidar com a crise, como a selecção de destinos,antecipou João Passos. "Espero contar com a vossa presença pois a Madeira merece", convidou.

De braços abertos

Conceição Estudante não podia estar mais de acordo. A governante insular agradeceu, de antemão, a preferência e garantiu que o turismo regional está disposto a receber os participantes de braços abertos. "Podem ter a certeza de que serão bem recebidos, mais ainda porque se há coisa que os madeirenses sabem é serem reconhecidos", registou. A secretária diz que será a oportunidade para os agentes de viagem averiguarem 'in loco' que a "Madeira está 'back in business' e que o que aconteceu foi um incidente em algumas parcelas do território, mas que deixou os recursos turísticos intactos".

Já o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, saudou a APAVT pela escolha de um destino nacional para realizar o encontro. "É um tema da actualidade saber o impacto de uma decisão dessa natureza na economia de um país". "Trata-se de um destino de bom gosto", elogiou, recordando que "a Madeira é a região portuguesa com mais antiga cultura de turismo".



DN Madeira

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Madeirense ganhou prémio nacional


Jovem do Caniço integra equipa galardoada com o prémio 'Secil Universidades'










O madeirense José Gil Correia Gama, de 24 anos de idade, integrou o grupo de trabalho da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra que conquistou o Prémio Secil Universidades 2009, que foi entregue no passado dia 25 de Maio, em Lisboa, em cerimónia que foi presidida pelo Presidente da República.

Este galardão, a par do Prémio Secil de Engenharia Civil, é promovido anualmente pela empresa cimenteira portuguesa junto das universidades portuguesas com o objectivo de incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitectura e Engenharia Civil. No ano passado forma distinguidos ex-aequo cinco projectos de entre os vinte que se apresentaram a concurso.

O trabalho apresentado pela equipa do nosso conterrâneo José Gil Gama, natural do Caniço, tinha como proposta reestruturar a Penitenciária de Coimbra e do Quartel de Santana, plataformas localizadas no centro da cidade, e onde já estiveram localizados os Colégios de Tomar e o Convento de Sant'Ana.

A equipa de José Gama integrava os colegas Gerson Gonçalo Oliveira Rei e Rui Vítor Rico Baltazar. Numa fase anterior, na qual foram decididas as linhas condutoras do projecto, o grupo de trabalho integrou ainda: João Pedro Pires, Mauro Franco e Tiago Santana. Denominaram a proposta de 'Cluster Cultural na Acrópole da Penitenciária de Coimbra'. A intenção do projecto, que não será executado, já que se trata de um exercício académico, seria transformar as duas plataformas por via de uma reestruturação que pretendia introduzir novas valências e proporcionar condições de pluri-funcionalidade e cosmopolitismo, através da instalação de um 'Cluster Cultura' destinado à fixação de indústrias criativas em conexão com áreas de expansão.

O edifício da actual Penitenciária é ocupado pela Biblioteca das Artes da Universidade de Coimbra.
A 'Acrópole da Penitenciária', referiam os projectistas, tornar-se-ia, desse modo, "num espaço gerador da cidade".



DN Madeira

domingo, 6 de junho de 2010

ECM vai promover 'maravilhas naturais'

Embalagens da ECM com apoio às candidaturas de Porto Santo e de São Vicente







É uma forma diferente de poder promover as candidaturas dos municípios do Porto Santo e de São Vicente às '7 Maravilhas Naturais'. A Empresa de Cervejas da Madeira associou-se às propostas e vai brevemente lançar no mercado, através de milhares de contra-rótulos colocados nas diferentes bebidas (refrigerantes e águas) da marca ECM.

Miguel de Sousa, presidente da comissão executiva, disse ao DIÁRIO que "a campanha será uma forma de manifestação de apoio, quer da praia do Porto Santo quer, da Floresta Laurissilva", que participam ao concurso nacional que tem a sua final marcada para Setembro próximo na ilha de São Miguel, nos Açores.
De resto, adiantou que está prevista "uma apresentação oficial para a próxima terça-feira" onde todos os detalhes serão expostos e à mesa vão estar os dois presidentes das Câmaras do Porto Santo e de São Vicente.

Jorge Romeira, autarca vicentino, anteontem, durante a sessão ordinária da autarquia, manifestava o seu contentamento por ver "uma das maiores empresas da Região mostrar interesse na divulgação da Floresta Laurissilva", garantindo que, da parte da autarquia "dentro de pouco tempo vai sair mais publicidade", para que assim os cidadãos locais possam votar em força no evento que concorre na categoria de 'Florestas e Matas'.

No mês de Março foram revelados as 21 finalistas e até 7 de Setembro será alvo de votação electrónica do pública (no site www.7maravilhas.sapo.pt/).
O concurso integra sete categorias: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas.

As '7 Maravilhas Naturais de Portugal' serão conhecidas a 11 de Setembro, numa cerimónia que vai decorrer nos Açores.



DN Madeira

sábado, 5 de junho de 2010

“Chefs” divulgam produtos genuinamente madeirenses

Direcção Regional de Agricultura promove Região no maior certame nacional do sector


Chefes de cozinha vão mostrar, no mais antigo e maior certame agrícola português, alguns exemplos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente da Região. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura, que leva a Santarém uma forma diferente de dar a conhecer o que a Agricultura madeirense produz, aproveitando, simultaneamente, para divulgar outros produtos “made in Madeira”.







A A Madeira leva hoje, ao maior e mais antigo certame de divulgação da agricultura portuguesa, a Feira de Santarém, uma iniciativa inovadora denominada "Fragrância e Paladares da Madeira". Alguns dos melhores chefes de cozinha apresentarão, a 12 de Junho, um dos dias mais importantes do certame, pratos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente madeirenses. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura.
O director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, sublinha que esta será uma forma de divulgar a qualidade da agricultura madeirense, aproveitando, em simultâneo, para promover a gastronomia da nossa terra.
De hoje e até 13 de Junho, vai decorrer em Santarém, a 47ª edição da “Feira Nacional de Agricultura”, o mais antigo e importante certame agrícola realizado em Portugal.
Segundo Bernardo Araújo, «a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, mantendo uma presença ininterrupta no certame desde 1990, tem recorrido à “FNA” para dar a conhecer a evolução do sector agro-alimentar regional, e promover os seus principais produtos com fluxos históricos ou potencial para o mercado continental, como ainda e naturalmente os respectivos produtores/empresas».
Este certame, que em média recebe anualmente cerca de 150.000 visitantes, constitui, conforme recorda o governante, «sem dúvida um claro espelho da agro-pecuária nacional, agregando toda a fileira do sector (da área institucional à empresarial)».
«Novidade, na participação do corrente ano, constitui a divulgação dos “Paladares da Madeira”, através de apresentações gastronómicas intituladas “Fragrâncias e Paladares da Madeira”. Assim, a 12 de Junho, dia de grande movimento de pessoas no certame, o espaço “Prazer de Provar” será inteiramente dedicada à Região, tendo para o efeito aceitado o repto os chefes Yves Gautier, da Quinta do Furão, e João Espírito Santo, da FN-Hotelaria, que apresentarão, em três sessões, diversos pratos da melhor gastronomia madeirense, numa abordagem entre o tradicional e o contemporâneo», explica Bernardo Araújo.
Os chefes de cozinha convidados irão apresentar as “Fragrâncias e Paladares da Madeira” e efectuar os seguintes "show cookings": 14h – Ilha das Flores e Aromáticas: Trilogia de Batata-doce por Yves Gautier, Atum com Pétala, Gaiado Seco e Aromas Primaveris por João Espírito Santo; 16h30 – Maré Baixa: Sonho de Espada com Banana de Prata e Inhame pelo chefe Yves Gautier; Filete de Pargo & Lapas com Escabeche Ligeiro de Legumes pelo chefe João Espírito Santo; 20h30 – Rota de Açúcar: Bolo de Mel com Requeijão Madeirense e Maracujá por Yves Gautier, Sintonia de Maracujá, Banana & Queijo Fresco do Santo da Serra por João Espírito Santo.
Bernardo Araújo anuncia ainda que serão também dados a provar algumas especialidades produzidas pelas empresas regionais, tais como: vinho da Madeira e licores regionais, sumos e refrigerantes de maracujá, bolo e broas de mel de cana, sobremesas de banana e charcutaria regional.
«Será, sem dúvida, mais um óptimo contributo para divulgar as potencialidades e extraordinária qualidade destes nobres produtos da agricultura madeirense!», conclui.


Jornal da Madeira