Mostrar mensagens com a etiqueta Educação Madeira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Educação Madeira. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de junho de 2010

Notas positivas em alta a Matemática e Português

Provas de aferição do 4.º e 6.º ano registam resultados muito satisfatórios







Os resultados das provas de aferição de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 4.º e 6.º ano na Madeira foram ontem considerados “muito satisfatórios” pelo director regional de Educação, Rui Anacleto. De acordo com os dados ontem avançados, no exame de Língua Portuguesa do 4.º ano, a grande maioria (48,6 por cento) obteve “Satisfaz”, sendo que 33,6 por cento se ficou pelo “Bom”. Com nota de “Muito Bom” ficaram 11,9 por cento. Do total de 3333 estudantes que realizou o exame, 5,8 por cento “Não satisfaz”.
Em termos globais, 94,1 por cento obteve positiva, contra 5,9 por cento de negativas, ou seja, uma subida de 3,7 comparativamente ao ano lectivo de 2006/2007, quando se realizaram estas provas pela primeira vez..
Já no que respeita ao 6.º ano, os resultados demonstram que 3,1 por cento atingiu o “Muito Bom”. Aqui, a grande maioria (62,6 por cento) ficou-se pelo “Satisfaz”, sendo que 21,3 por cento conseguiu o “Bom”.
Assim, temos que 87 por cento dos 3.599 alunos que realizaram a prova alcançou positiva, contra 13 por cento de negativas. Valor que, apesar de não ser o mais alto dos últimos anos (em 2007/2008 foi de 90,6 por cento), está 5,2 por cento acima do registado há quatro anos.

Matemática com “sinais” positivos

No capítulo da Matemática, os resultados ao nível do 4.º ano são muito animadores. Embora a maioria (39,7 por cento) tenha alcançado o “Satisfaz”, outros 30 por cento situaram-se no “Bom” e 21,4 por cento terminou com “Muito Bom”. Feitas as contas, dos 3.328 alunos que se apresentaram para a prova, 91,1 por cento registou nota positiva, valor este que representa o valor mais alto desde 2006/2007 (+ 11,4 por cento). Com negativa, ficou 8,9 por cento.
Ao nível do 6.º ano, 49,1 por cento alcançou o “Satisfaz”, 15,8 por cento o “Bom” e 5,4 por cento o “Muito Bom”.
Somadas as percentagens, 70,3 por cento dos 3.580 alunos que efectuaram a prova tiveram positiva (subida de 23,5 em relação a 2006/2007), enquanto 29,7 por cento “chumbou” no exame.
«Em educação temos de ser perseverantes na procura de caminhos que conduzam ao sucesso educativo, já que o edifício educativo constrói-se a partir do 1.º ciclo, consolidando competências e articulando-as com as dos ciclos seguintes, o que se tem vindo a constatar», comentou Rui Anacleto.


Jornal da Madeira

Luís Santos Costa visitou obra no sítio do Lombo de São João

Escola remodelada na Ribeira Brava






O secretário regional do Equipamento Social, que ontem foi as obras em curso na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Lombo de São João, no concelho da Ribeira Brava, disse que aquele é um exemplo do esforço que tem sido feito pelo Executivo madeirense ao nível das intervenções para redimensionamento de vários estabelecimentos de ensino na Região.
Tal como afirmou Luís Santos Costa, trata-se de uma obra que está integrada «no programa dos redimensionamentos que nós temos vindo a fazer nas escolas da Região, fundamentalmente, escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de maneira a transformá-las também em Escolas a Tempo Inteiro, envolvendo também o pré-escolar e, nessa medida, são redimensionamentos que têm como resultado uma escola praticamente nova».
Esta iniciativa serve, por isso, acrescentou Luís Santos Costa, «para mostrar que o Governo continua a fazer as obras constantes do seu programa que apresentou perante a população de 2007 e esta é uma delas. Nós temos vivido muito virados para as consequências do temporal, mas não esquecemos todas as outras obras que estão a ser feitas».
Ainda ao nível da construção de estabelecimentos de ensino, Luís Santos Costa recordou que estão também a ser construídas a «Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge, que também deverá ficar concluída a tempo de abrir no próximo ano lectivo, bem como a Escola Básica do Espírito Santo, em Câmara de Lobos, que deverá também abrir em Setembro».
Além disso, e já no âmbito desportivo, Luís Santos Costa apontou ainda a construção da piscina do Curral das Freiras, que é outra obra que está a avançar, que já está no terreno, entre outras».



Jornal da Madeira

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nova sede do SPM esbarra em heranças

A sede e o centro de formação foram a concurso para receber apoios da UE








A construção da nova sede e do centro de formação do Sindicato dos Professores da Madeira esbarrou num problema de partilhas e herdeiros. Um herdeiro, chegado do Brasil, reclamou o seu quinhão numa das parcelas. O empreiteiro garante que o problema está resolvido e que não vai atrasar a construção das instalações na Calçada da Cabouqueira.

Segundo Manuel Menezes, dirigente do Sindicato dos Professores da Madeira, a questão colocou-se de facto. O tal herdeiro apareceu há poucas semanas para que tinha direito, mas que não havia recebido nada. As obras não pararam e o empreiteiro assegurou ao Sindicato que o assunto está quase resolvido, falta agora assinar os últimos papéis. "O importante, tanto quanto fomos informados, é que o assunto está resolvido".

A construção prossegue, nunca chegou a estar parada, sublinha o dirigente do SPM. O que aconteceu foi apenas um daqueles problemas de partilhas de propriedades e de herdeiros emigrados, espalhados pelo Mundo. No caso da nova sede e centro de formação do Sindicato, a questão foi fácil, até porque em causa estava a mais pequena das três parcelas do terreno.

No entanto, de acordo com o que foi estipulado no caderno de encargos do concurso público, a solução do problema nunca seria do Sindicato dos Professores, mas do empreiteiro. Isto porque a obra de construção da nova sede e do centro de formação foi alvo de um concurso público igual ao que estão obrigas as empreitadas públicas.

"Como, além de sede, o edifício tem uma valência de centro de formação - de formação contínua para professores -, foi possível candidatar o projecto aos apoios da União da Europeia. Só que para assim foi necessário um concurso público, tal como se fosse uma obra pública". De acordo com Manuel Menezes, como o Sindicato não tinha um terreno, incluiu a aquisição no mesmo concurso.

A proposta vencedora deu como solução três parcelas na Calçada da Cabouqueira, para as quais fez o projecto das futuras instalações da sede e do centro de formação. As três parcelas eram três prédios urbanos, já demolidos. E foi numa destas parcelas - a mais pequena - que surgiu o tal problema do herdeiro que, conforme o DIÁRIO soube, terá chegado do Brasil e encontrado a casa de era proprietário no chão.

"Tanto quanto sabemos este problema está solucionado. Ainda há pouco falei com o empreiteiro que me garantiu que falta apenas assinar os papéis, pois o modo de compensação ao herdeiro que reclamou uma das parcelas já estava definido. Mais a mais, as obras continuam".


DN Madeira



Assim sera a Nova Sede da SPM:

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Centro abre com 12 jovens

Tem capacidade para 48 e vai acolher jovens em conflito com a Lei








O Centro Educativo da Madeira entra em funcionamento ainda no decorrer deste mês e deverá começar com 12 jovens, embora a sua capacidade seja de 48. O internamento de cada jovem em conflito com a lei dependerá sempre do tribunal conforme fez questão de esclacer ontem a directora-geral de Reinserção Social.
Leonor Furtado falava aos jornalistas momentos antes de uma visita guiada às instalações deste Centro Educativo no Caminho do Estreito, Santo da Serra. Um milhão e 500 mil euros foi quanto custou o contrato dos serviços que vão ser prestados em parceria entre a Direcção Geral de Reinserção Social e a União Meridianos de Portugal. As instalações em si custaram cerca de 7 milhões de euros.
Nesta visita, que foi acompanhada por deputados da maioria dos partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), Leonor Furtado recordou que aquele Centro Educativo, construído há muito tempo, é um equipamento «precioso» que vai recorrer a execução de medidas de gestão que permitam a execução do internamento de jovens.
«Sugerimos ao Ministério da Justiça, a abertura de um concurso internacional para partilharmos a gestão deste Centro Educativo. O projecto é inovador na medida em que tem duas vertentes: uma é a de garantir a direcção pública. Por outro lado, vamos buscar aquilo que são as mais-valias em termos de organizações não governamentais», disse a directora-geral de Reinserção Social.
«Fomos buscar uma entidade com capacidade económica, experiência em projectos educativos que permitam cumprir aquilo que é o objectivo da execução da medida de internamento», sublinhou Leonor Furtado. Ou seja, que «um jovem que cometeu um facto qualificado como crime não volte a cometê-lo e que se insira de forma digna e responsável na socidade», adiantou.
Sobre a visita que ontem se realizou, Leonor Furtado explicou que o objectivo foi o de proporcionar às entidades regionais, a visão daquilo que vai ser a execução da medida de internamento.
Leonor Furtado não deixou de sublinhar o acolhimento e a cooperação extraordinários da parte das entidades regionais. «Precisamos do apoio de todas as entidades regionais e todos têm revelado a maior abertura», afirmou a directora-geral de Reinserção Social, a qual agradeceu esta posição.
«Não é fácil gerir um Centro Educativo», admitiu Leonor Furtado.

Centro Educativo vai estar aberto às famílias

Assim que surgiu a notícia de que iria abrir um Centro Educativo no Caminho do Estreito, no Santo da Serra, os moradores da zona deram início à recolha de assinaturas para contestar esta obra.
Leonor Furtado disse ter conhecimento dessa iniciativa que surgiu na altura em que se avançou com a notícia da criação desta instituição. No entanto, a «nossa política, neste projecto desta entidade, pretendemos abrir as portas à comunidade», referiu.
«As famílias poderão visitar o espaço como vamos fazer» convosco, sublinhou Leonor Furtado em declarações prestadas à comunicação social, momentos antes da visita às instalações deste Centro Educativo que vai ser gerido, em parceria, pela Direcção Geral de Reinserção Social (enquanto responsável pelas políticas de prevenção criminal) e pela União Meridianos Portugal.
Nestas instalações, deverão ser internados, por ordem do Tribunal, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. O que não implica que não possam ali ficar jovens com mais idade, conforme for o entendimento do Tribunal.
A data da inauguração deste espaço vai ser divulgada posteriormente, conforme referiu Leonor Furtado.


Jornal da Madeira

domingo, 6 de junho de 2010

Inovação na UMa desperta interesse internacional







Várias empresas estrangeiras, particularmente uma norte americana, já se manifestaram interessadas em comercializar o resultado do projecto de investigação que está a ser testado pelo centro de ciências exactas e de engenharia da Universidade da Madeira.

O professor Nuno Nunes diz que se trata-se de um projecto que tem como objectivo medir os gastos em energia, por exemplo de uma habitação, através de um equipamento informático cujo custo, na ordem dos 200 euros, é muito reduzido. Actualmente os equipamentos que existem no mercado para o mesmo fim representam um investimento de 10 mil euros. Razão pela qual o projecto está a atrair as atenções de empresas internacionais.

O coordenador do projecto da UMa explica que, além de medir o consumo de energia, este tipo de equipamento pode ser aplicado a outros áreas como o consumo de água e utilização dos transportes públicos, disponibilizando a informação recolhida na internet e assim promovendo a utilização desta tecnologia.

O objectivo do projecto que está a ser desenvolvido pela Universidade da Madeira foi esta manhã apresentado na Expo Energia. Uma iniciativa da Câmara do Funchal para assinalar a semana do ambiente.



DN Madeira

quarta-feira, 19 de maio de 2010

UMa prepara mais seis Cursos de Formação

CEF’s visam a entrada rápida no mercado de trabalho






A Universidade da Madeira (UMa) está a preparar o lançamento de mais seis Cursos de Educação e Formação (CEFs) depois de, recentemente, ter dado início aos dois primeiros do género na área das novas tecnologias.
O anúncio foi feito, ontem, pelo vice-reitor da UMa, Fernando Morgado, um dos oradores convidados para uma conferência sobre a “Educação e saídas profissionais”, na Escola Secundária Jaime Moniz.
Segundo explicou, estes cursos “estão virados para a entrada rápida no mercado de trabalho e conferem um diploma de profissional de nível quatro”, o que de acordo com o “vice”, “pode ser uma boa solução para os alunos”.
Neste momento, adiantou, estão a ser contactadas as associações profissionais, as Câmaras Municipais e outros organismos a nível, no sentido de apurar quais as necessidades que existem no mercado de trabalho a nível regional.
Os CEF’s têm um acesso muito variado. Um dos acessos normais é ter o 12.º ano, um nível profissional de grau III ou ter o 10.º/11.º anos feitos. Neste caso, o candidato pode aceder pelo contingente de maiores de 23 anos, em que é feita uma prova e uma avaliação de curriculao. “Se a Universidade considerar que o candidato tem competências para tal, poderá aceder ao curso”, frisou.
O advogado Ricardo Vieira, outro dos oradores convidados nesta conferência encara esta medida como “positiva” porque “há excesso de licenciados para as necessidades e a “própria economia hoje tem uma velocidade tão grande que, de repente, nós estamos desactualizados” e que, por isso, “seria bom que as Universidades se apercebessem disso”.




Jornal da Madeira

terça-feira, 18 de maio de 2010

“UMa conseguiu apostar na internacionalização”

Ministro do Ensino Superior enaltece Plano Estratégico da Universidade da Madeira


Foi, ontem, apresentado o Plano Estratégio da Universidade da Madeira (UMa). A apresentação decorreu no âmbito da cerimónia do 22.º aniversário daquele estabelecimento, a qual contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Mariano Gago mostrou-se satisfeito com as medidas preconizadas que visam continuar o trabalho de internacionalização da UMa tendo deixado algumas advertências.







O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior enalteceu, ontem, a “aposta” que a Universidade da Madeira (UMa) conseguiu em termos da sua internacionalização.
Mariano Gago falava no âmbito da sessão solene comemorativa do 22.º aniversário da UMa, que decorreu no Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades das mais diversas áreas, a destacar o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.
Esta sessão comemorativa ficou marcada pela apresentação do Plano Estratégico da UMa, para o período de 2010 a 2013, aprovado pelo Conselho Geral no passado dia sete. Este plano pretende “transformar a nossa Universidade numa organização de qualidade, aberta a estudantes de todo o mundo e que desempenhe um papel activo e directo no desenvolvimento económico da Região e do país”, explicou o reitor da UMa, Castanheira da Costa.
O Ministro do Ensino Superior mostrou-se satisfeito com o plano apresentado cujas linhas mestras vão de encontro àquilo que considerou esperar-se, hoje, dos estabelecimentos de Ensino Superior, nomeadamente, das ilhas.
“As Universidades insulares devem ter a missão de atrair outros de fora e de oferecer condições melhores”, advertiu. Mariano Gago fez uma segunda advertência, neste âmbito, ao alertar para a necessidade destes estabelecimentos (Madeira e Açores) encontrarem instrumentos para trabalharem em prol do desenvolvimento do ensino na diáspora.
Citou o exemplo das comunidades madeirenses radicadas na África do Sul e na Venezuela que cada vez mais se preocupam e apostam na educação dos seus descendentes.
O responsável pela pasta do Ensino Superior deixou, também, uma palavra de encorajamento à Universidade da Madeira para que, a exemplo da Região que soube ter “atitude” para ultrapassar as dificuldades impostas pelo temporal de 20 de Fevereiro, saiba também ela enfrentar as “adversidades” e ser um estabelecimento de ensino “mais exigente”.
Este Plano Estratégico da UMa contempla diversas medidas que visam cativar mais alunos da Região, do país e a nível internacional, para que apostem na sua formação, naquele estabelecimento de Ensino Superior.
Castanheira da Costa explicou, por exemplo, que este processo será feito através da criação de um programa de mestrados de nível internacional, no desenvolvimento de um programa de oferta de primeiros ciclos de qualidade e, mais a nível regional, na oferta de um programa de formações mais curtas, adaptável às necessidades da população da Madeira.
A aposta no programa para as nanotecnologias, também, é para continuar. Os primeiros passos foram dados com a abertura do concurso internacional para a Cátedra Santander/UMa. O concurso foi ganho por um investigador de origem asiática, Xiangyang Shi, Doutorado pela Academia de Ciências da China que irá desenvolver um trabalho no Centro de Química da UMa, por quatro ano.


Reforço de verbas em 12 milhões e 500 mil euros
A Universidade da Madeira (UMa) vai contar com um aumento de 12% no seu orçamento até 2013, o que corresponde a 12 milhões e 500 mil euros. Esta dotação de verbas resulta de um Contrato de Confiança assinado, ontem, entre a UMa e o Ministério do Ensino Superior, na pessoa do Ministro da tutela, Mariano Gago. A assinatura decorreu no âmbito da cerimónia de aniversário daquele estabelecimento. Mariano Gago relembrou que este Contrato de Confiança visa, entre outras situações, que a UMa avance com cursos de especialização tecnológica, por forma a responder às necessidades da economia. O governante relembrou que a qualificação de activos está no centro do debate europeu, que perspectiva que dentro de 10 anos, 40% da população na UE, na faixa dos 34 anos, tenha formação ao nível do Ensino Superior. O reitor da Universidade da Madeira, Castanheira da Costa mostrou-se satisfeito com o contrato vai permitir “procedermos a um conjunto de transformações destinadas a preparar a Universidade para os grandes desafios que iremos enfrentar no futuro”.




Jornal da Madeira

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rede Escolar com alterações em 2010/2011




Data: 14-05-2010

Já estão definidas quais as alterações estruturais mais significativas na Rede Escolar e Educativa da Região que vão entrar em vigor já no próximo ano lectivo 2010/2011.

De acordo com uma nota disponibilizada no site da Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos (DRPRE), no próximo ano lectivo haverá pelo menos três novos ou renovados estabelecimentos de ensino.

A nova Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-Escolar de Câmara de Lobos estará pronta a substitui o edifício antigo. De acordo com a informação disponível no site da DRPRE, "será uma escola modelo, com polidesportivo e espaços para a Delegação Escolar. Terá 3 salas de Educação Pré-Escolar, podendo ser criada uma 4ª sala, caso e enquanto (será sempre provisória) as crianças de 4 anos não sejam integralmente cobertas com os três espaços-base."

Também no próximo ano será "finalmente disponibilizada" a Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-Escolar de São João (Ribeira Brava). A escola que foi integralmente modernizada será frequentada pelos alunos que, enquanto as obras não terminavam (nos dois últimos anos), foram deslocalizados para a Escola Básica da Ribeira Brava. Com a saída dos alunos da Escola de São João será criada uma nova sala de Educação Pré- Escolar na Escola da Ribeira Brava.

Tal como o DIÁRIO noticiou no princípio desta semana, para 2010/2011 está prevista a criação da Escola Básica de 2º e 3º Ciclos de São Jorge. O novo estabelecimento de ensino inclui "um auditório (para uso comunitário) e estruturas para uso da Escola Básica de 1º Ciclo que se situa a paredes-meias. O polidesportivo terá uma cobertura potenciando o seu uso nos períodos de clima mais agreste característicos da zona."

Além dos encerramentos, também já noticiados, do jardim de infância Lívia Nosolini (oferta passa a se concretizar no infantário 'Os Louros), do jardim de infância Pinheirinho, da creche 'O Brinquinho', na Camacha (instalações passam a ser utilizadas pela Educação Especial) e da Escola EB23 do Funchal, a nota da DRPRE refere ainda outras alterações.

É o caso das Salas de Educação Pré-Escolar do Porto da Cruz (Maiata e Serrado) que passam a integrar a Escola Básica local "mas apenas em termos administrativos", com as crianças a poder usufruir da alimentação nos mesmos termos dos restantes. A Sala de Educação Pré-Escolar das Levadas funde-se com a Escola Básica de Santa Cruz também apenas em termos administrativos (alimentação).

Finalmente o jardim de infância 'O Til' passará a funcionar como espaço para a Educação Pré-Escolar (2 salas de 20 crianças) da Escola Básica de 1º Ciclo do Imaculado Coração de Maria.


DN Madeira

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mesquita cede construção da escola profissional

Também a IHM procura solução urgente para bairros de São Gonçalo e da Arcebispo D. Aires








A Mesquita & Filhos, que tem sobre si pendentes vários processos de insolvência, tendo incluso cessado a sua actividade, cedeu os seus direitos de construção da escola profissional e tecnológica de São Martinho a outra empresa, a ACF, confirmou ontem, em declarações ao JORNAL da MADEIRA, o secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa.
O governante sublinhou que está agora a decorrer o processo de tramitação documental, esperando que até finais deste mês, inícios do próximo mês, possam começar a sobras naquele espaço, paradas desde que a Mesquita e Filhos começou a ter problemas.
A escola deveria entrar em funcionamento a tempo do próximo ano lectivo, o que permitiria a desafectação da Escola Secundária do Fuinchal (Mercês) e a devolução do edifício à Misericórdia do Funchal, mas o atraso nas obras,d evido aos problemas da empresa, motivou que tal já já não vá acontecer.
O secretário regional do Equipamento Social espera ter a obra concluída em inícios do próximo ano.
Entretanto, a IHM também está a negociar com a empresa uma solução urgente. No entanto, Paulo Atouguia realça que a “Investimentos Habitacionais da Madeira” estuda, neste momento, todas as hipóteses, incluso a cessação imediata e unilateral do contrato.
O governante realça que o objectivo é garantir que os bairros de São Gonçalo e da Arcebispo Dom Aires tenham a mesma qualidade de construção que estavam a ter, ao mesmo tempo que se procurará salvaguardar os postos de trabalho dos trabalhadores afectados.
Paulo Atouguia realça também a importância de se encontrar uma resposta muito célere para o problema, enaltecendo que importa imprir grande celeridade à renovação do bairro de São Gonçalo, lembrando que há famílias que foram realojadas provisoriamente em outros locais enquanto prosseguem as obras e que aguardam a sua recolocação naquele bairro.
Por tudo isto, Paulo Atouguia diz que a situação é para ersolver nos próximos dias, estando a IHM a estudar vários cenários possíveis.
O líder da IHM acentua ainda que as negociações com a Mesquita & Filhos tiveram início ainda antes do processo de insolvência ter sido declarado

Jornal da Madeira

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dois jardins-de-infância encerram em Setembro

No Funchal, em Setembro, vão encerrar dois estabelecimentos escolares: os jardins-de-infância “O Pinheirinho” e “Livia Nosolini”, ambos devido à pouca procura. O primeiro não pode ser adaptado a nova realidade, o segundo encontra-se a 400 metros do Infantário dos Louros.





O director regional do Planeamento e Recursos Educativos, Gonçalo Nuno Araújo, disse ontem que os dois únicos estabelecimentos previstos para encerrar no Funchal, a partir de Setembro, são o “O Pinheirinho” e o “Livia Nosolini”,.
Ambos jardins-de-infância e não creches, como faz questão de sublinhar aquele responsável, explicando que a diferença reside nos níveis etários a que respondem. «No primeiro caso, 3 aos 5 anos, no segundo caso, 0 aos 2 anos», destaca.
«As crianças com 3 a 5 anos são enquadradas, quer nos Jardins-de-Infância, quer nas salas de Educação Pré-Escolar. É por esta razão que, gradualmente, se tem vindo a reforçar a oferta (basicamente para os 5 e 4 anos) nas salas de Educação Pré-Escolar (as crianças já ficam integradas na sua futura EB1). Dessa forma, passa a ser possível reforçar a oferta creche nos Estabelecimentos de Infância (com a saída das crianças aos 4 anos)», lembra.
Segundo Gonçalo Nuno Araújo, «esse reforço tem sido feito, resultando numa oferta pública crescente, ao longo dos últimos anos». Em todos os estratos etários.
«Nos casos presentes, não há possibilidade de adaptação do Pinheirinho pois é uma estrutura inadaptável (pela dimensão e características) e no Nivia Nosolini, a situação choca com a existência do Infantário do Louros, a 400m, com a capacidade necessária, ao nível da Creche, para todas as necessidades locais. No ano passado, o processo de matrículas deixou livres (vagas) muitos lugares para crianças dessas idades», explica.
O governante salientou que, nos últimos anos, inclusive, «alargou-se a oferta destes dois estabelecimentos a crianças de dois anos (o ajustamento de espaços é mínimo para esta idade ao contrário dos mais novos), numa tentativa de atrair mais interessados».
«Foi uma tentativa que apenas adiou um pouco a situação presente. A verdade é que se encerra, não para gastar menos, para se gastar melhor», concluiu.




Jornal da Madeira

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Governo atribui ao CELFF gestão da Escola Hoteleira

CELFF PAGA 200 MIL E CONTA COM APOIO DA EUROPA PARA GARANTIR CUSTOS DE 4,3 MILHÕES.
Data: 06-05-2010






Já está decidido. A partir de Julho a gestão da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira será privada, tendo o Governo Regional atribuído essa concessão ao Celff-Centro de Línguas e de Formação do Funchal.

De acordo com a informação que obtivemos, a Secretaria Regional da Educação e Cultura promoveu um Concurso Limitado por Prévia Qualificação tendo em vista a cessão de exploração da mais antiga e prestigiada escola ligada à hotelaria e turismo, estando a aguardar a apresentação dos documentos de habilitação e a prestação de caução pelo adjudicatário, a fim de ser celebrado o respectivo contrato, o que deverá acontecer até ao final do mês.

Nos termos do contrato, o Celff obrigou-se a pagar uma renda de 200 mil euros por ano, assumindo todos os encargos com o pessoal, manutenção do edifício e demais custos de funcionamento, auferindo naturalmente das receitas geradas pela actividade e as que possam ser contratualizadas.

Tal como está inscrito no Orçamento da Região, a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira custa 4,3 milhões de euros, verba que é garantida pelas transferência do orçamento (3,9 milhões de euros) e pela venda de bens e serviços (440 mil euros) garantidos pela unidade hoteleira e pelo 'catering' que a escola fornece.

A circunstância do funcionamento da escola representar um encargo com o pessoal de 2,9 milhões de euros, a que acresce uma verba de 1,4 milhões de euros para a aquisição de bens e serviços torna a gestão privada um desafio, já que o Celff terá de manter os cursos que nesta data estão em curso, não podendo dispensar pessoal afecto ao quadro, com vínculo efectivo.

Governo e UE vão subsidiar Embora não esteja fechado as condições que serão plasmadas no contrato, o DIÁRIO sabe que o Governo Regional vai celebrar com o Celff um contrato de apoio nos mesmos termos que celebra com todas as escolas técnico-profissionais, num valor que depende do número de alunos e dos cursos.

No caso da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira será possível que todos os apoios sejam comunitários, através do Fundo Social Europeu, o que a acontecer exclui outros financiamentos público, no caso do Governo Regional.

Se olharmos para o orçamento da Secretaria RegIonal da Educação e Cultura, no âmbito do seu plano de investimento, concluímos que esta inscreveu para este ano uma verba de 3 milhões de euros para cursos de formação da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, verba que será integralmente assegurada pela União Europeia.

Embora não seja claro qual o contrato a celebrar entre a Região e o Celff, que pode ser viabilizado directamente por candidaturas ao FSE, certo é que se for esta a opção a empresa vai receber 3 euros por hora e por aluno, valor que é 25% inferior ao que está em vigor Resta acrescentar que o contrato será válido pelos próximos 15 anos.

476 ALUNOS,302 CURSOS

A Escola Hoteleira da Madeira foi fundada em 1967, com o nome de Escola Basto Machado, sendo posteriormente denominada de Escola deHotelaria e Turismo da Madeira. Actualmente ministra 302 cursos, dos quais 141 são de educação/formação, a que se juntam 33 do ISCE. No total frequentam esta escola 476 alunos. As aulas são dadas por 10 professores em regime de requisição, quatro em refime de afectalção, 19 formadores extermos e outros 15 ligados ao quadro da escola. A escola integra um Hotel de Aplicação de quatro estrelas, com vinte quartos.

PRESSUPOSTOS: REDUZIR DESPESA PÚBLICA, DINAMIZAR AS RECEITAS e GARANTIR QUALIDADEDe acordo com os pressupostos a cessão de exploração tem por objectivo atribuir uma outra dinâmica à qualificação profissional no sector da Hotelaria e do Turismo a partir da abertura de novas oportunidades de entrada no mercado, hoje vedadas à escola, em matéria de prestação de serviços de hotelaria e similares, com consequente redução de encargos que actualmente a Região suporta na íntegra com a manutenção e funcionamento da actual infra-estrutura e serviços a esta inerentes.

Esta concessão visa, igualmente, a racionalização de despesas públicas e optimização das infra-estruturas existentes, numa lógica de progresso e desenvolvimento da educação e formação profissional.

É expectativa do Governo Regional que a cessão de exploração salvaguarde a afectação permanente da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira aos fins de interesse público , comprometendo-se o concessionário a desenvolver a actividade lectiva de acordo com o calendário lectivo para os cursos de formação de dupla certificação estipulado pela Secretaria Regional de Educação e Cultura, bem como proceder de forma continuada e sem interrupções à exploração do Hotel de Aplicação, bar e restaurante.

Fica vedado ao concessionário encerrar temporária ou definitivamente a escola, obrigando-se o Celff a respeitar e cumprir, no âmbito e nos termos dos protocolos assinados, os compromissos assumidos com terceiros pela EPHTM. O concessionário obriga-se, ainda, a concluir os cursos e acções de formação já iniciados pela EPHTM.

O Celff terá de suportar a expensas suas o imóvel integrante da concessão em bom estado de conservação e perfeitas condições de utilização e de segurança, diligenciando para que o mesmo satisfaça plena e permanentemente o fim a que se destina.


DN Madeira

terça-feira, 4 de maio de 2010

Centro Educativo abre no mês de Junho

Secretário de Estado da Justiça elogiou unidade na Madeira







O secretário de Estado da Justiça reconheceu, ontem, que o Centro Educativo da Madeira é um “centro exemplar. João Correia anunciou ainda que o Centro irá finalmente abrir as portas no mês de Junho, mas ainda não avançou datas. Ontem, foi também revelado que está para breve a conclusão da revisão da Lei Tutelar Educativa.

A revisão da Lei Tutelar Educativa deverá estar concluída a 15 de Junho, anunciou ontem Leonor Furtado, responsável da Direção Geral de Reinserção Social, que tutela o grupo de trabalho.
“Estamos a um mês de terminar as sessões do grupo de trabalho”, anunciou Leonor Furtado, acrescentando que o documento “está na fase final da revisão” e é intenção da equipa que lidera cumprir o mandato e “apresentar o relatório final até 15 de Junho”.
A directora geral de Reinserção Social, que falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro Educativo do Mondego, na Guarda, onde acompanhou o secretário de Estado da Justiça, João Correia, indicou que a revisão irá fazer “pequenos ajustamentos” na lei.
“Esta revisão tem apenas um fim que é o ajustamento da Lei Tutelar Educativa e alguns aspectos que nós consideramos estratégicos e que foram aprovados em sede de Governo para criar o grupo de trabalho”, disse.
Referiu que “basicamente são questões de afinamento e ajustamento da actual Lei Tutelar Educativa que resulta de dez anos de aplicação”.
“Resulta dos contributos que magistrados, advogados e pessoas da área da delinquência juvenil têm estado a prestar para que nós possamos melhorar a aplicação da própria lei, que é isso que estamos a fazer”, declarou Leonor Furtado.
Já o secretário de Estado da Justiça observou que a revisão “está praticamente pronta” e que após a sua conclusão será “presente ao Governo e ao Conselho de Ministros”.
Nesta deslocação à Guarda, João Correia, que visitou o tribunal local e o Centro Educativo do Mondego, anunciou que o novo Centro Educativo da Madeira será inaugurado “durante o mês de Junho”, mas ainda sem data marcada.
Sobre o novo Centro Educativo da Madeira, o secretário de Estado da Justiça reconheceu tratar-se de “um centro exemplar”. “É um exemplo daquilo que se pretende e preconiza como exemplo de um tipo real, adequado para um Centro Educativo”, assegurou no final da visita às instalações do Centro do Mondego, na Guarda, que acolhe 28 jovens delinquentes.



Jornal da Madeira

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Socorro marítimo com mais tripulantes

SANAS CONCLUIU FORMAÇÃO E ENTREGOU OS DIPLOMAS AOS 15 FORMANDOS.








Data: 16-04-2010


A Associação Madeirense para o Socorro no Mar (SANAS) concluiu no passado fim-de-semana um curso de formação para tripulantes, colmatando dessa forma o número elementos necessários para o governo das suas embarcações salva-vidas. Esta formação englobou os temas mais generalistas relativos ao Salvamento Marítimo, e dotou os formandos dos conhecimentos e técnicas base que lhes permitirão desempenhar as funções de voluntários do SANAS e progredir para formações avançadas.

Com uma duração de aproximadamente cinco meses, contou com um total de 250 horas de formação, e foram abordados temas tão vastos como a meteorologia, o governo de embarcações salva-vidas, as técnicas de salvamento aquático, utilização de equipamento individual, técnicas de socorrismo, sobrevivência no mar, entre outros.

Tal como o DIÁRIO referiu à data do início da formação, inscreveram-se cerca de 60 candidatos, dos quais 20 foram seleccionados, e apenas 15 concluíram a formação com aproveitamento.

Paulo Rosa Gomes, presidente do SANAS Madeira destacou ao DIÁRIO que "é, para nós, um grande sucesso, pois cumprimos com todos os objectivos propostos. Estes homens, agora formados, integrarão a Estação Salva-Vidas de Santa Cruz e servirão de reforço à Estação Salva-Vidas do Funchal. Além disso, proporcionamos as condições para que consigam progredir e ter acesso à formação avançada, que até agora lhes era vedada. Estão munidos das ferramentas para desenvolver uma carreira profissional ou voluntária no âmbito do Socorro no Mar, e acreditamos que tenham muito sucesso".

Sobre a formação, aquele responsável salientou que "o curso está enquadrado no planeamento estratégico da organização, contou com o apoio de todos os colaboradores, directa ou indirectamente, e serviu de diagnóstico à nossa capacidade de organização que, diga-se, está de muito boa saúde. Este curso serviu ainda de evidência do Centro de Salvamento Costeiro como Centro de Formação SANAS para o salvamento marítimo. A estrutura física foi eficaz, e garantiu-nos condições como nunca tivemos, e como há poucas na Europa", concluiu. De referir que o "baptismo" dos diplomas de curso decorreu durante um jantar, onde estiveram presentes, os formandos do curso tripulante Salva-vidas, Luís Viera, o Director de Formação, os elementos da Direcção do SanasMadeira, elementos do Serviço Regional de Protecção Civil e da Autoridade Marítima da Madeira, representadas pelo Sr. Vice-Presidente e o Sr. Patrão Mor, respectivamente.




O porto do Funchal regista hoje mais uma presença do paquete 'Vision Of The Seas'. Esta escala está englobada no cruzeiro iniciado no Brasil e com destino ao Mediterrâneo. Viaja com 1.781 turistas, em trânsito e tem chegada de Tenerife anunciada para as 8 horas. Zarpa da Pontinha, com rumo a Sevilha, ao final desta tarde, pelas 18 horas.


DN Madeira

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Corrida de carros solares na Escola da APEL em Maio




Data: 08-04-2010

Os alunos do projecto CO2 Zero da Escola da APEL vão testar os seus modelos de carros solares numa corrida no início de Maio. Com o nome 'Corrida Mário Casagrande', o evento pretende homenagear o antigo director da escola e apelar ao uso das energias renováveis.

Venâncio Camacho, o professor que coordenou do projecto CO2 Zero no âmbito da sua profissionalização como docente, refere que os carros foram construídos pelos alunos ao longo do ano lectivo. Todos os modelos são movidos a energias renováveis e a corrida de Maio é para testá-los, ver como se portam na prática. Ou seja, em andamento e em competição com os outros modelos a concurso.

A escolha do nome de Mário Casagrande para a corrida de carros solares pretende ser uma homenagem ao emblemático director da Escola Secundária da APEL, falecido há um ano e meio. "É uma forma de lembrar o padre Mário Casagrande", sublinha o organizador da corrida de carros solares da APEL, prevista para o princípio de Maio, nas instalações da escola secundária.


DN Madeira

terça-feira, 23 de março de 2010

Europa deu 2,5 milhõespara seis cursos

Fernandes entregou certificados a 115 alunos do turismo
Data: 23-03-2010




Francisco Fernandes, Secretário Regional da Educação e Cultura, foi ontem à Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira enaltecer o trabalho feito por esta instituição, que considerou ser "uma marca de qualidade do sector do Turismo".

Numa cerimónia que serviu de pretexto para assinalar o final dos cursos do ano lectivo 2008/2009, o titular do sector aproveitou para realçar as parcerias que vêm sendo desenvolvidas com as empresas regionais, não só ao nível dos estágios profissionais como na integração dos novos profissionais, num reconhecimento implícito da qualidade da formação.

Tomásia Alves, a directora da instituição, aproveitou a presença de todos os alunos para enfatizar a importância da formação contínua e a aposta que a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo faz nas línguas e no saber estar, tornando público que seis dos cursos ministrados foram apoiados pelo Fundo Social Europeu, através do programa Rumos, em 2,5 milhões de euros. A directora revelou, ainda, que a escola tem protocolos com 30 empresas para a realização de estágios.

Deste modo, Francisco Fernandes entregou 115 certificados aos formandos da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, tendo os alunos beneficiados certificados os níveis III e IV de qualificação profissional, encontrando-se preparados profissionalmente para integrarem o mundo do trabalho, nas áreas de Hotelaria - cozinha/pastelaria, restaurante/bar, alojamento hoteleiro e técnicas de segurança e higiene alimentar, técnicas de animação de turismo e aventura - e de motorista de turismo.


DN Madeira


O Video da Apresentação da Escola




http://www01.madeira-edu.pt/ephtm/

quarta-feira, 17 de março de 2010

Projecto da Região visa avaliar conhecimentos e estratégias de estudo

Levantamento às capacidades dos alunos do sétimo ano




A Região está a fazer o levantamento das capacidades de conhecimento e ainda das estratégias de estudo dos alunos do sétimo ano de escolaridade. Entretanto, para os alunos do Ensino Secundário, está a ser desenvolvido um projecto de orientação vocacional, visando minimizar a sua indecisão na hora de escolher a área profissional a seguir.


A A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direcção Regional de Educação, está a desenvolver um projecto que consiste no levantamento das habilidades cognitivas e das estratégias de estudo de alunos do sétimo ano de escolaridade.
Este projecto, segundo o JM apurou junto da Direcção Regional da Educação, visa melhorar as competências dos professores na identificação e no desenvolvimento das capacidades dos alunos do sétimo ano de escolaridade das escolas da Região.
A iniciativa, sublinhe-se, é constituída por uma fase de avaliação e por uma de produção de um dossier de actividades para esses mesmos alunos, até final do ensino básico.
Este projecto efectua-se em parceria com a Divisão Coordenadora de Apoio à Sobredotação da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação e três escolas da RAM, estando a
supervisão científica a ser assegurada por parte da Universidade do Minho.
Para além deste, há ainda outros projectos em curso, como a medida “Rumo ao Futuro”. A iniciativa da DRE constitui uma ajuda no processo de orientação vocacional para os alunos do Ensino
Secundário, através de uma ferramenta informática. Esta ferramenta, que está a ser desenvolvida, permitirá aos alunos minimizar a sua indecisão vocacional e fazer escolhas realistas quanto aos seus percursos escolares e formativos. Implementada no início de 2009, poderá abranger, nos próximos tempos, outros anos de escolaridade.
Nesta área, a Direcção Regional de Educação tem ainda em curso um programa de desenvolvimento para a carreira denominado “Preparando o meu futuro”.
Este programa destina-se a alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico e visa essencialmente o aperfeiçoamento do autoconhecimento, bem como o conhecimento das profissões e por conseguinte uma maior consciência e planeamento de carreira. Neste momento, o programa conta já com 40 escolas, tendo-se procedido ao seu alargamento ao nível do segundo ciclo, em três escolas da RAM.
Realce-se igualmente o projecto “PREBÁSICO.PSI”, que visa a prevenção das situações problemáticas, com a promoção do que é básico no desenvolvimento e educação da criança.
Este projecto visa oferecer serviços de apoio e consultadoria psicológica a crianças que frequentam a Educação de Infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico e seus adultos significativos – pais/encarregados de educação, educadores e professores - com o objectivo último de promover o seu desenvolvimento e educação com qualidade e excelência.
Em termos de operacionalização, o Prebásico desdobra-se nos seguintes sub-projectos: Estudo Piloto: Avaliar para Intervir … Intervir para Apoiar (implementação de um modelo de práticas); Colmeia - sistematização da informação em comunidade (implementação de uma base de dados); Percursos – monitorização do percurso escolar das crianças que beneficiaram dos mecanismos especiais de antecipação de matrícula/progressão extraordinária na RAM; Estudo exploratório de aplicação da CIF/CJ (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em Crianças e Jovens).




Jornal da Madeira

Carlos Costa abre em Abril Festa do Desporto Escolar

No dia 27 realiza-se o concerto e um espectáculo gímnico dedicado à biodiversidade
Data: 17-03-2010




Carlos Costa é o artista convidado para edição deste ano da Festa do Desporto Escolar, a realizar-se no próximo dia 27 de Abril. A cerimónia no Estádio dos Barreiros começa pelas 21 horas e terá como tema 'Biodiversidade: Conhecer Para Proteger', abraçando assim a temática atribuída internacionalmente ao ano de 2010.

Este deverá ser o primeiro concerto do jovem cantor do Porto Moniz na Madeira depois da sua participação no concurso de talentos 'Ídolos', em que ficou em terceiro lugar, e do início da digressão 'Idolomania', que vai percorrer diversos palcos do país. Na Região, Carlos Costa vai assegurar a segunda metade da festa, estando a primeira reservada para o espectáculo gímnico coordenado por Manuela Vieira.

Já antes de ser concorrente do 'Ídolos', Carlos Costa deu alguns concertos na Madeira, sobretudo no Porto Moniz, tendo vencido competições a nível regional. Agora regressa com outro destaque e com outra preparação e com um leque de temas conhecidos, entre eles certamente alguns dos temas que interpretou durante a sua passagem pelo concurso da SIC.

A par da participação de Carlos Costa, a edição deste ano da Festa do Desporto Escolar fica marcada pela redução do número de participantes na sessão de abertura devido às obras que estão a decorrer no Estádio e que obrigam ainda ao corte no número de espectadores. Assim, a organização vai reservar dois mil lugares para as escolas e os restantes três mil para o público, mediante a aquisição de um ingresso, também ele com preço reduzido. As entradas custam três 'fedelhos' (euros) e podem ser adquiridos no Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, que é responsável pela organização do evento, à Rua do Seminário, na Loja do Cidadão ou no próprio local, se ainda houver lugares disponíveis.

O espectáculo gímnico está a ser preparado desde Janeiro. De uma forma interactiva e pedagógica, o espectáculo vai retratar a biodiversidade da Região e apelar à preservação. "Dançando a terra, a água e o ar, num hino à força da natureza como força da vida, os alunos em quatro grandes coreografias - 760 alunos cada - representarão as várias espécies de seres existentes", adianta o Gabinete.

O evento está dividido em três grandes momentos: uma aula aberta sobre a biodiversidade na Região; um segundo a partir da ideia da Natureza como força da Vida; e um terceiro em que são apresentados os principais ecossistemas mundiais, sempre com o objectivo de chamar a atenção "para a necessidade de uma maior consciência dos valores ambientais que permita um desenvolvimento sustentável, onde Homem e a Natureza saem reciprocamente valorizados". O espectáculo gímnico termina com o facho, os hinos e a declaração de abertura.

A Festa do Desporto Escolar decorre até ao dia 30 de Abril, colocando em competição alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e secundário. Os vários encontros serão espalhados pelos diversos recintos desportivos do Funchal.

Carlos Costa

Carlos Costa tem 17 anos. É natural do Porto Moniz, concelho que deixou para seguir os estudos em Lisboa. A vertente de artista falou no entanto mais alto, tendo deixado a escola para dedicar-se aos palcos.

Canta desde os quatro anos. Ao longo do percurso fez várias formações em canto, dança e representação. Em termos de espectáculos de maior impacto, participou na primeira e segunda edição do musical 'High School ' e em 'O Livro Da Selva', antes de entrar no 'Ídolos'. Actualmente, o cantor acompanha os restantes finalistas na digressão 'Idolomania'.


DN Madeira

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Madeira é exemplo nas Nanociências







Data: 04-02-2010

A Universidade da Madeira é já um exemplo para todo o país ao nível da investigação que já é feita na área das Nanociências. Quem o diz é Geoffrey Ozin, considerado como o pai da Nanoquímica, que proferiu ontem uma palestra sobre esta área da ciência, após ter passado alguns dias a conhecer um pouco melhor o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Centro de Química da Universidade da Madeira (CQM). Para o investigador e docente universitário, a visita à Região foi também uma oportunidade para mostrar aquilo que está a ser feito na área das nanociências especialmente na América do Norte e incentivar a uma maior aposta da Região na área.

Ozin afirma que actualmente são muitos aqueles que acreditam que na base da nanociência está a próxima 'revolução industrial', até porque, como explica a investigação nesta área, tal como a sua aplicação prática, é multidisciplinar (medicina, química, tecnologia, etc).

Já João Rodrigues, coordenador científico do CQM diz que a unidade ainda tem algumas 'debilidades' em termos de equipamentos e uma massa crítica que ainda necessita de reforço, porém salienta que está "no bom caminho". Actualmente o CQM tem vários projectos candidatos a financiamentos ao nível internacional, mas João Rodrigues apela também aos apoios regionais. "É um projecto que interessa à Região, que pode ser mais uma âncora para o desenvolvimento da Região". Raul Caires, presidente do conselho de administração do Madeira Tecnopolo, disse ainda que há grande empenho do Governo em desenvolver outras áreas de excelência ligadas à ciência, tecnologia e inovação e que já estão a ser estudar eventuais novas parcerias.


DN Madeira

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Guru da Nanoquímica visita UMa e CQM

Possibilidades de colabração entre a UMa e a Universidade de Toronto
Data: 02-02-2010



Geoffrey Ozin, considerado por muitos como o pai fundador da Nanoquímica e um nome incontornável na última década na área dos nanomateriais, visita, a convite da Universidade da Madeira e do Madeira Tecnopólo, o Centro de Química da Madeira e a Região.

O seu artigo publicado em 1992 na revista Advanced Materials e intitulado "Nanochemistry: Synthesis in Diminishing Dimensions" desencadeou a nível global a investigação na área da Nanoquímica e a sua visão motivou e motiva gerações de químicos, físicos, cientistas de materiais, engenheiros e biólogos a empregarem os conceitos da Nanoquímica para resolver grandes problemas científicos que atravessam as fronteiras das disciplinas científicas tradicionais.

Durante a sua estada na Madeira, serão efectuados diversos contactos a nível regional e discutidas possibilidades de colaboração entre a Universidade da Madeira e a Universidade de Toronto, Canadá.



No âmbito desta visita, dia 3 de Fevereiro, quarta-feira, o Prof. Geoffrey Ozin proferirá, pelas 15 horas, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, uma palestra, aberta ao público, intitulada "Spin of a Spin Off" onde apresentará os resultados do trabalho desenvolvido pela empresa Opalux.

Esta empresa, que foi fundada por um dos seus ex-alunos (André Arsenault), dedica-se à investigação e ao desenvolvimento de nanomateriais (cristais fotónicos) para aplicações comerciais. Neste momento, a empresa tem em fase de pré-comercialização vários produtos dos quais se destaca uma "tinta fotónica" (a P-Ink) que poderá vir a ser utilizada em livros electrónicos (e-readers), como o Kindle da Amazon ou tablets como o recente iPad da Apple, ou ainda em outdoors electrónicos. Esta tinta que não utiliza pigmentos, tem como material de base, nanoesferas de sílica (SiO2, componente principal da areia e matéria prima base para o fabrico do vidro comum), semelhantes às opalas semipreciosas, cujas propriedades ópticas (e.g. cor) variam em função da corrente aplicada.

De acordo com a empresa, a utilização deste material possibilitará a construção de dispositivos cromáticos de qualidade e dimensão superiores, mais baratos e menos consumidores de energia que os equipamentos actualmente em uso comercial.

Geoffrey Ozin estudou no King's College em Londres e no Oriel College da Universidade de Oxford, antes de realizar o seu trabalho de pós-doutoramento na Universidade de Southampton. Actualmente é responsável pela cátedra Tier 1 Canada Research em Química de Materiais, é Distinguished University Professor na Universidade de Toronto e membro fundador do Grupo de Nanociências no Canadian Institute for Advanced Research. A nível internacional, ele é, ou foi, Professor Honorário no The Royal Institution (Grã-Bretanha) e no University College (Londres), Consultor Externo no London Centre for Nanotechnology, Alexander von Humboldt Senior Scientist no Max Planck Institute for Surface and Colloid Science (Potsdam/Alemanha) e Professor Convidado no Centre for Functional Nanostructures do Karlsruhe Institute of Technology (KIT).





DN Madeira

domingo, 31 de janeiro de 2010

Alunos só transitam de ano se souberem

Francisco Fernandes peremptório: Região vai manter o rigor da avaliação







Na Região Autónoma da Madeira, só transitam de ano escolar os alunos que tiverem adquirido conhecimentos satisfatórios sobre a matéria dada. O rigor da avaliação será mantido, mesmo que, em termos estatísticos, a Madeira apresente números mais elevados de retenção escolar comparativamente ao resto do país. «O nosso objectivo não é trabalhar para estatísticas». O objectivo é sempre o de preparar o melhor possível os alunos para as etapas de ensino seguintes, como assegurou o secretário regional de Educação e Cultura, em declarações ao JORNAL da MADEIRA.
Francisco Fernandes reagia a dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, no âmbito do estudo “50 anos de Estatísticas na Educação”, que davam conta que a Madeira era a região do país, com maior número de retenções em alguns anos lectivos, no ensino básico e no ensino secundário.
O governante com a tutela da Educação não nega os números (como demonstra a informação disponibilizada ao Jornal da Madeira, da qual retiramos o quadro em anexo), mas defendeu que a leitura dos dados apresentados pelo INE devia ser feita «com algum cuidado». Ainda mais quando os números foram apresentados em termos gerais, sem referir as diferenças existentes nos sistemas de ensino, na regulamentação e, como apontou Francisco Fernandes, «até nos objectivos, que são diferentes».
Nesse sentido, lembrou, por exemplo, que a nível nacional não há, por decreto, retenção ao nível do ensino básico, o que significa que apesar de não estarem devidamente preparados, há estudantes que transitam de ano, para poderem acompanhar os seus professores e colegas. Assim, nesta matéria, «os números de retenção serão consequentemente inferiores» aos da Região, que não adoptou esta medida, analisou o secretário regional.
«Se o resto do País segue afirmações da tutela que o insucesso é para eliminar (e que todos os alunos do básico deverão sempre e em qualquer circunstância passar de ano); se os professores serão avaliados pelo sucesso dos seus alunos; se as tarefas burocráticas e administrativas (papelada, relatórios, justificações e decisões partilhadas) para reter um aluno tocam o absurdo, os números, nesta matéria, no resto do País, serão consequentemente inferiores, havendo menos retenção», acrescentou ainda.
Para além disso, os alunos madeirenses fazem os exames nacionais do 9º ano, ao contrário dos estudantes da Região Autónoma dos Açores, que não cumprem este programa. Neste aspecto, e como há um valor de avaliação na Madeira que não é seguido nos Açores, é normal que também neste âmbito, haja mais “chumbos” no nosso arquipélago e menos no açoriano.
O governante reafirmou que «nós temos sempre defendido o rigor da avaliação. Se o aluno não sabe, não deve passar. Nós não vamos trabalhar para a estatística e dizer que temos poucas retenções e depois com todas as consequências que advêm daí, que é os alunos transitarem sem saber». Aliás, Francisco Fernandes lembrou que, em nome do rigor na avaliação da real aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, a RAM chegou a apresentar um projecto, aprovado na Assembleia Legislativa, mas que não foi promulgado, por ser diferente do sistema nacional, que defendia a realização de exames regionais no quarto e no sexto ano. Se a pretensão regional tivesse sido aceite, haveria ainda mais retenções, reconheceu.
«Nós não podemos ser penalizados olhando só para o número de retenções sem saber qual a motivação que está por trás disso. A indicação que temos dado às escolas é que se o aluno não sabe não deve passar, porque, mais tarde, quando chega ao secundário, os professores dizem que os alunos vêm mal preparados do básico; quando chegam à universidade, os professores dizem o mesmo do secundário».
Nesse sentido, garantiu Francisco Fernandes: «vamos continuar a pugnar para que os alunos passem sabendo. Se não souberem, não passam».
Outros aspectos focados pelo secretário regional de Educação, em termos de ser necessário algum cuidado na análise das estatísticas apresentadas recentemente pelo INE, é que estas «não revelam as taxas de pré-escolarização - bem superiores à média nacional - onde a Região tem o seu trabalho feito há já alguns anos». E, «esquece-se ainda o ensino recorrente de 1º Ciclo. É um esforço que praticamente, só se regista na Região Autónoma da Madeira, com mais de 90% dos estudantes registados».
De qualquer modo, Francisco Fernandes “não tapa o sol com a peneira”. Ou seja, «deixando para trás as diferenças nos processos, procedimentos e opções regionais diferenciadas, que terão sempre reflexos nas estatísticas, a verdade é que estes números serão sempre insatisfatórios. Afinal, a figura da “retenção e desistência” justifica e exige trabalho redobrado, para todos os elementos do sistema educativo».



Jornal da Madeira