Mostrar mensagens com a etiqueta Cultura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cultura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de abril de 2010

Desfile de Fátima Lopes no Mercado dos Lavradores

A Praça do Peixe será adaptada para acolher a inédita passagem de modelos
Data: 06-04-2010



O Mercado dos Lavradores, espaço emblemático da cidade do Funchal, é o local escolhido por Fátima Lopes para a realização do desfile solidário do próximo dia 17, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal (CMF).

A criadora madeirense, que prepara um grande desfile de moda para ajudar os seus conterrâneos, explicou ao DIÁRIO esta escolha: "Foi uma das zonas atingidas e mais faladas por toda a gente que agora está completamente recuperada".

Além disso, "teria de ser num espaço representativo da região e nada melhor do que o Mercado dos Lavradores, que sempre foi um ponto de paragem obrigatória de locais e visitantes", esclarece Fátima Lopes.

Uma vez que o evento serve também para mostrar uma Madeira renovada, "não haveria sítio melhor".

Por se tratar de um evento solidário de ajuda às vítimas do temporal de 20 de Fevereiro, Fátima Lopes deixa claro que este é um evento para todos: residentes e visitantes.

"É realmente para toda a gente. Se quisesse fazer um desfile elitista, teria feito num hotel, mas a ideia é acolher o maior número de pessoas e fazermos, todos juntos, uma grande festa" diz a criadora madeirense mais internacional de sempre, que fará no próximo dia 17 o primeiro grande desfile da terra que a viu nascer.

Mercado será 'adaptado'



O Mercado dos Lavradores será 'transformado' de forma a receber, com todo o brilhantismo, o desfile organizado por Fátima Lopes em parceria com a CMF.

Sem retirar a mística própria do mercado, que tanto o caracteriza, "a ideia é tornar o espaço atractivo, adaptando-o ao desfile de moda", refere Fátima Lopes que frisa a importância de manter a ideia de mercado associada ao desfile.

"E porque estaremos em pleno ambiente de Festa da Flor, o espaço será decorado com muitas flores", assegura.



A 'passerelle' por onde irão desfilar dez modelos regionais, juntamente com manequins e figuras públicas agenciadas pela 'Face Models', ficará instalada na praça do peixe que, depois do desfile, se transformará numa autêntica pista de dança.

A animação continuará pela noite fora, com a realização de uma festa/confraternização entre organização, modelos e público.

Festa pela noite fora

A animação não acabará com o final da passagem de moda, conforme assegurou ao DIÁRIO a criadora Fátima Lopes.

"O evento está a ser pensado de forma a termos uma grande noite de festa que começa com um desfile por volta das 22h30 e terminará com muita animação pela noite dentro," onde, nessa altura, terá o prazer de confraternizar com toda a gente, diz Fátima Lopes que não poderia estar mais animada e entusiasmada com o desfile no Funchal. Conforme revela a própria, será a primeira vez que apresentará as suas criações num local tão 'sui generis' como o Mercado dos Lavradores, mais especificamente na Praça do Peixe. Refere que já exibiu as suas colecções em várias zonas de Paris, como no Louvre, em teatros, até no circo, mas nunca num mercado. E sustenta: "Se esta iniciativa fosse em Paris, seria sucesso garantido à partida, até porque, nestas coisas, quanto mais diferente e original for o espaço onde se desfila, mais hipóteses temos de surpreender".

De referir que o Mercado dos Lavradores só tem aberto portas pontualmente para eventos 'de réveillon'. Agora, sobre a festa pós-desfile, a criadora explica que não haverá zonas VIP, "haverá um só espaço, uma só festa, aberta a toda a gente". Como nunca fez um evento desta envergadura na Madeira, espera que tenha uma boa receptividade do público.

DN Madeira

Festival de Cinema 2010 apoiado com cem mil euros

A edição de 2011 terá mais verbas, pois a Câmara do Funchal e Turismo juntam apoios
Data: 06-04-2010



Cem mil euros foi o valor de apoios financeiros recebidos pela Plano XXI para a realização do 'V Festival Internacional de Cinema do Funchal' (FICF), que começa no próximo sábado e decorre até ao dia 17 de Abril, com dez filmes internacionais a concurso na secção principal. A estes juntam-se também em competição dez curtas-metragens estrangeiras e oito 'curtas' regionais.

Fora da corrida aos prémios, o FICF apresenta uma série de filmes de animação no 'Animarte' e um leque de outras longas-metragens na secção 'Panorama', para actualizar o público madeirense relativamente às estreias que já aconteceram no país e que não chegaram à Região.



O FICF abre no sábado pelas 21 horas com um concerto com músicas de filmes, no Teatro Baltazar Dias. O espectáculo antecede a exibição da primeira longa-metragem, 'Precious', um drama intenso que valeu a nomeação para Oscar na categoria de melhor actriz, melhor filme, melhor realização, melhor edição, melhor actriz secundária e melhor argumento adaptado, tendo vencido nas últimas duas categorias.

'Un Prophète', de Jacques Audiard, e 'O Laço Branco', de Michael Haneke' são segundo o director do Fgestival outros dois filmes imperdíveis, nesta mesma categoria. 'Ruas da Amargura', enquadrado no Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social é um filme de Rui Simões que estará cá para debater o filme depois da sessão. No mesmo âmbito, também 'The End of The Line', enquadrado no Ano Europeu da Biodiversidade, em jeito de documentário aborda a pesca excessiva. A produtora Claire Lewis aborda a obra. Este ano, o FICF conta com 45 convidados.

"Este festival é o exemplo de como se consegue realizar um evento internacional com um reduzidíssimo orçamento, trazendo inclusivamente personalidades de relevância internacional, como será este ano a Geraldine Chaplin e o Terry Jones", salientou Miguel Albuquerque, ontem, na apresentação oficial. Para o presidente da Câmara do Funchal, que desde a primeira hora apoiou o projecto, o FICF é um "aposta ganha no presente e no futuro". A partir de 2011, o evento vai contar o apoio maior da Secretaria Regional de Turismo e Transportes, que passa a integrar o Festival Internacional no seu calendário de eventos. Para o autarca, a entrada é bem vinda, até porque defende que não se trata de um projecto da Câmara ou da Secretaria, mas de um projecto da Região que interessa à economia e cultura madeirenses: "Isto aqui não é uma questão de protagonismos, é uma questão de juntarmos esforços no sentido de transformarmos este Festival de Cinema em algo que constitua um polo de atracção turística e uma projecção da Região em termos culturais".

Da parte de Miguel Albuquerque ficou o compromisso de manter os apoios. A ideia, explicou, é mesmo ir progressivamente conjugando esforços no sentido de aumentar o orçamento. Depois, acrescentou, é preciso apurar o retorno em termos culturais e em termos de multiplicadores económicos, para saber se o investimento corresponde às expectativas e se traz benefícios.

A edição de 2010 fecha dia 17, no Centro de Congressos, com um concerto pela Orquestra Clássica da Madeira e Hugo Olim, depois da entrega dos prémios.

Os bilhetes para esta edição custam três euros. Há cem pacotes de dez, por vinte euros.

Filmes para ver

Secção Oficial Competitiva




A Thousand Oceans - Luki Frieden
About Elly - Asghar Farhadi
Better Things - Duane Hopkins
Dirty Mind - Pieter van Hees
I Believe in Angels - Nikša Svilicic
Jernanger - Pål Jackman
Operation Danube - Jacek Glomb
Small Crime - Christos Georgiou
Peaceful Times - Neele Leana Vollmar
Autumn - Özcan Alper
Curtas em Competição
Socarrat - David Moreno
A Audição Francisco Campos E Henrique Bagulho
Porque Hay Cosas Que Nunca Se Olvidan - Lucas Figueroa
Elephants - Sally Pierce
El Encargado - Sergio Barrejon
Street Feelings - Kristoffer Rus
The Boleia - Ricardo Almeida
Pataya is a Paradise - Paki Perna
Big City - Rafael Deugenio
Grandma Has Gone - Tomasz Jurkiewicz
Panorama Internacional
Ruas da Amargura - Rui Simões
The End of the Line - Rupert Murray
Welcome - Philippe Lioret
Um Profeta - Jacques Audiard
Almoço de 15 de Agosto - Gianni Di Gregorio
O Laço Branco - Michael Haneke
A Vida de Brian - Terry Jones.


DN Madeira

Tony Carreira dá concerto solidário no dia 17 de Abril

Iniciativa para animar a Madeira é organizada pelo modelo, sendo de entrada gratuita
Data: 06-04-2010



Tony Carreira regressa à Região para um concerto solidário no Madeira Tecnopólo no dia 17 de Abril pelas 21 horas, no âmbito do projecto 'Modelo Tony Fan Tour', e com o objectivo de animar e presentear a população da Madeira.

O cantor e a cadeia de supermercados juntam-se assim para oferecer um espectáculo aos madeirenses, precisamente na véspera de encerramento da campanha 'Arredonda', promovida pelo Grupo Sonae para ajudar as famílias da Serra de Água, uma das zonas mais afectadas pelo temporal que fustigou a Ilha a 20 de Fevereiro. Há informações que dão conta de que cantor vai actuar sem receber qualquer caché, contribuindo assim com a sua parte para ajudar na recuperação das habitações afectadas, uma informação que não pode ser confirmada.

O concerto será de entrada gratuita, mas condicionado ao levantamento de um ingresso devido à limitação do espaço. Mais informações serão dadas ao longo desta semana, durante a apresentação oficial do evento, que vem no seguimento da política de proximidade com as comunidades, promovida pelo Modelo.

José Fortunato, administrador do Grupo Sonae, revelou à comunicação social, a 24 de Março, que do um milhão de euros até então angariado na campanha 'Juntos Pela Madeira', 720 mil foram conseguidos precisamente através do 'Arredonda', que convida as pessoas a arredondarem a conta ao efectuarem compras nos supermercados e restantes lojas do grupo, tendo para este valor contribuído 1,5 milhões de clientes. A campanha, que teve início a 3 de Março, decorre até ao dia 17, sendo o valor final divulgado e entregue logo depois:" Relativamente à Campanha 'Arredonda' será precisamente no dia seguinte, 18 de Abril, no decorrer da Festa da Flor que a Sonae, RTP e Cruz Vermelha Portuguesa entregam à população da Madeira um cheque, no valor de mais de 1 milhão de euros, angariado através da Campanha 'Arredonda' e das chamadas de valor acrescentado, que espelham o grande sentido de solidariedade de todos os portugueses", revelou o departamento de marketing ao DIÁRIO. Sónia Araújo e José Carlos Malato serão os responsáveis pelos directos a partir do Funchal.

Tony Carreira é o artista de eleição da Sonae nesta política de proximidade com a comunidade. Em 2008 o artista lançou 'O Homem Que Sou', disco que volta a circular na nova digressão, que realiza antes de regressar ao estúdio para gravar o próximo álbum.

'Deixem-me Cantar'; 'Porque é Que Vens?'; 'Se me Vais Deixar; 'A Cantar'; Como Antes do Adeus'; 'Vim Aqui Dizer Que me Vou Embora'; 'E Agora Que Estou Sem ti'; 'Não me Falem Dela'; 'Por Amor Não me Arrependo'; 'Sigo só'; 'Vou Viver Sem ti'; 'Ainda és a Minha Vida'; 'Pra Estar Contigo' e 'Obrigado' são os temas deste último trabalho. A estes temas e às grandes referências da sua carreira devem juntar-se também algumas das novas composições.


DN Madeira

sábado, 3 de abril de 2010

Jogos tradicionais na Camacha e Canhas




O largo da Achada, na Camacha acolhe, hoje, a partir das 16 horas, mais uma edição dos Jogos Tradicionais da Quaresma. No próximo domingo, a iniciativa vai abrilhantar a freguesia dos Canhas, a partir das 15 horas, através do Centro de Cultura e Recreio Pontassolense.



O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha promove, hoje, a 17.ª edição dos Jogos Tradicionais da Quaresma, a terá lugar no largo da Achada, entre as 16 horas e as 17.30 horas.
Esta iniciativa tem como principal objectivo divulgar estes jogos e proporcionar um espaço de troca de saberes entre os mais velhos que participam ensinando os mais novos que nunca tiveram contacto com os mesmos.
Os jogos mais populares são o pião, as pedrinhas, o burro, a corda, o batoque, as andilhas e a “baginha,” os quais suscitam, um grande interesse junto dos participantes. Estes eram os jogos que se jogavam nesta época, alguns por crianças outros por adultos. De salientar que os jogos de roda cantados não são apresentados, por ser uma época de recolhimento.
A todos os participantes serão distribuídas amêndoas como prenda pela sua participação e um pequeno apontamento sobre o Belamente, jogo típico desta quadra, que dadas as suas características não é possível ser jogado. A iniciativa conta com apoio da Casa do Povo.
No próximo domingo, os jogos tradicionais vão abrilhantar a freguesia dos Canhas. A iniciativa vai decorrer junto ao Centro Comercial Santa Teresa, a partir das 15 horas, sob a responsabilidade da Associação dos Canhas – Centro de Cultura e Recreio Pontassolense. Conta com o apoio do comércio local.
Serão dinamizados diversos jogos desde o pião, saltar à corda, macaca, cartas, dominó, ginca,a entre outros. Haverá animação musical com Jorge Canha


Jornal da Madeira

“O Lago dos Cisnes” aplaudido de pé







O bailado “O Lago dos Cisnes” foi aplaudido, de forma entusiasta e de pé, pelo público que lotava a sala de espectáculos, do Centro de Congressos da Madeira. Ontem, e numa iniciativa integrada no 100º aniversário do Clube Desportivo do Nacional, foi possível a mais de 600 madeirenses e visitantes assistirem a um dos melhores espectáculos de bailado a nível internacional, pelo Moscow Tchaikovsky Ballet, acompanhado pela Orquestra Clássica da Madeira.




Jornal da Madeira

quinta-feira, 25 de março de 2010

Orquestra prepara bailado no Casino

O maestro realça a responsabilidade de participar em 'O lago dos cisnes', e o trabalho inerente
Data: 25-03-2010




A Orquestra Clássica da Madeira só começa a ensaiar com o Moscow Tchaikovsky Ballet a partir de amanhã para o bailado 'O Lago dos Cisnes', que sobe ao palco do Centro de Congressos da Madeira (Casino) no próximo dia 1 de Abril, em princípio pelas 21 horas. O evento, como já noticiado pelo DIÁRIO, abrirá as comemorações do centenário do Clube Desportivo Nacional. Mas a OCM já se está a preparar para um evento que o seu maestro titular, Rui Massena, considera marcante: " Penso que este é o primeiro bailado da história da Orquestra. E acompanhar um bailado é diferente do que até agora fizemos, porque exige uma maturidade rítmica sólida, na manutenção dos andamentos, para que aquilo que se ensaia seja depois, na prática, completamente fundido com o bailado".

Para Massena, esta é uma grande responsabilidade para os músicos, porque "há tempos, há andamentos que não podem ser nem mais lentos nem mais rápidos, sob pena de algumas coisas não se conseguirem realizar". Ou seja, tudo tem de funcionar na perfeição, para que o histórico (e belíssimo) bailado de Tchaikovsky resulte.

Sobre o Moscow Tchaikovsky Ballet, o maestro diz que se trata de uma companhia que viaja pelo mundo inteiro, e que actuado em salas prestigiadas. Apesar de o Casino não ser uma sala ideal, pois não tem fosso de orquestra, o que obrigará a retirar várias filas de cadeiras, "vamos fazer o melhor que pudermos", promete. E acrescenta: "Acho que é uma grande aposta, muito bonita, por parte do Clube Desportivo Nacional". O trabalho de preparação é muito, afirma: "As minhas partituras têm 600 páginas... É muita música. Mas lindíssima, Tchaikovsky é um romântico extraordinário", enfatiza.


DN Madeira

quarta-feira, 24 de março de 2010

“Beautiful People” em Istambul dia 26


Çılgın Sanat - Arts En Folies from dogho on Vimeo.





O Grupo Dançando com a Diferença actua, na próxima sexta-feira, na Turquia, em Istambul - Capital Europeia da Cultura 2010, onde apresentará a criação de Rui Horta, "Beautiful People", estreada em 2008 no Centro das Artes - Casa das Mudas. A formação madeirense de dança inclusiva, dirigida pelo Henrique Amoedo, é a única representante de Portugal no "Festival Çilgin Sanat".


A coreografia “Beautiful People”, de Rui Horta e interpretada pelo Grupo Dançando com a Diferença, será apresentada na próxima sexta-feira, 26 de Março, às 21h30, na Turquia, no Teatro Uskudar Te kel, no âmbito do "Festival Çilgin Sanat", numa colaboração conjunta entre a "Istambul 2010 - Capital da Cultura" e a Comissão Europeia.
O grupo da Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença, dirigido por Henrique Amoedo, é o único representante de Portugal no "Festival Çilgin Sanat", que decorre de 26 a 31 de Março e que receberá também espectáculos da Bélgica, França e Espanha, além dos representantes locais.
“Beautiful People”, criada por Rui Horta para o colectivo madeirense de dança inclusiva, estreou-se a 14 de Junho de 2008 no auditório do Centro das Artes Casa das Mudas, na Calheta (residência do Grupo Dançando com a Diferença). O espectáculo esteve em cena no Teatro Garcia Resende (Évora), no âmbito do III Festival de Expressões, no Teatro Camões (Lisboa), no "CNB Convida 2009", e no Teatro Viriato (Viseu) em Novembro de 2009.
Fora de Portugal, a criação de Rui Horta foi já exibida no V.A.T. International Theaterfestival no Teatro Lantaren / Venster em Roterdão, Holanda, em Abril de 2009.
Esta deslocação à Istambul 2010 – Capital Europeia da Cultura é a segunda apresentação internacional de "Beautiful People".
«A declaração do desejo é um direito que habitualmente reconhecemos uns aos outros». A proposta de Rui Horta para o Grupo Dançando com a Diferença, acrescenta o académico, «devolve-nos esse desejo e leva-nos a reflectir até que ponto estamos preparados para aceitar os desejos dos outros corpos. Na verdade, talvez estejamos dispostos a reconhecê-los mais nuns corpos do que noutros. Não se trata pois simplesmente de aceitar a diferença, mas antes a de lidar e conviver com as vontades que nos chegam do lado de lá do espelho», escreveu o docente universitário e crítico de dança, Daniel Tércio, aquando da estreia deste espectáculo do Grupo Dançando com a Diferença.



Jornal da Madeira


http://dancando-diferenca.blogspot.com/

segunda-feira, 22 de março de 2010

Baltazar Dias reabre dia 10

O Teatro está fechado devido ao temporal. Abre para o 'Festival de Cinema do Funchal'
Data: 22-03-2010



O temporal provocou danos no Teatro Municipal Baltazar Dias na ordem dos 500 mil euros, mas as obras decorrem para que 'o símbolo da cultura madeirense' reabra as portas a 10 de Abril para o 'Festival de Cinema do Funchal'.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município funchalense, Miguel Albuquerque, recordou que quando chegou na tarde do dia 20 de Fevereiro àquele espaço a lama na plateia dava-lhe pela cintura. Então, um conjunto de voluntários, entre escuteiros e artistas, meteu mãos à obra e começou a operação de limpeza, "porque o Teatro Baltazar Dias é uma casa emblemática, uma casa querida dos madeirenses, o símbolo da cultura na Madeira", realçou o autarca.

A autarquia já previa "fazer um conjunto de obras de fundo no teatro", melhorando as instalações mas o temporal acabou por antecipar algumas das intervenções. "Retirámos a carpete vermelha. Vou voltar a utilizar o soalho do teatro porque o som fica melhor e dá mais charme. Vamos renovar a instalação eléctrica, o sistema de comunicações e alarmes", enquanto que outras obras terão de "ficar mais para a frente".

"Agora preciso de abrir o teatro porque tenho um conjunto de eventos muito importantes a breve prazo e vamos tentar reabrir o mais rapidamente possível", declarou.

Por seu turno, a directora do teatro, Teresa Brazão, disse que as obras decorrem a bom ritmo, o soalho da plateia e corredores foi já substituído e estão a ser recolocadas as cadeiras na plateia, que terá apenas uma passadeira. Decorrem também "os trabalhos de pintura, estão a ser tapados os buracos e estão sendo substituídas as portas danificadas", explicou.

"Vamos seguir a calendarização e o primeiro evento é o 'Festival Internacional de Cinema do Funchal, a 10 de Abril. Nesse dias vamos abrir as portas", disse.

O teatro da capital madeirense foi construído entre 1884 e 1887 pelo município da cidade, com base num projecto do engenheiro do Porto Soler, que seguiu as linhas neoclássicas e italianizantes do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Foi inaugurado em Março de 1888 com a apresentação da zarzuela "Las Dos Princesas", pela companhia espanhola de José Zamorano e desde essa altura foi baptizado como Teatro D. Maria Pia, em homenagem à esposa de D. Luís.

Depois da implantação da República foi rebaptizado como Teatro Funchalense, Teatro Manuel de Arriaga, e no tempo do presidente da câmara, Fernão de Ornelas, passou a ostentar o nome do dramaturgo madeirense Baltazar Dias, nome pelo qual é designado até hoje.





DN Madeira

sexta-feira, 19 de março de 2010

Excerto do Filme Sissi com Romy Schneider

Onde retrata a Vinda da Imperatriz Sissi da Áustria a Madeira para a curar uma Tuberculose









( as cenas não foram filmadas na Madeira)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Carlos Costa abre em Abril Festa do Desporto Escolar

No dia 27 realiza-se o concerto e um espectáculo gímnico dedicado à biodiversidade
Data: 17-03-2010




Carlos Costa é o artista convidado para edição deste ano da Festa do Desporto Escolar, a realizar-se no próximo dia 27 de Abril. A cerimónia no Estádio dos Barreiros começa pelas 21 horas e terá como tema 'Biodiversidade: Conhecer Para Proteger', abraçando assim a temática atribuída internacionalmente ao ano de 2010.

Este deverá ser o primeiro concerto do jovem cantor do Porto Moniz na Madeira depois da sua participação no concurso de talentos 'Ídolos', em que ficou em terceiro lugar, e do início da digressão 'Idolomania', que vai percorrer diversos palcos do país. Na Região, Carlos Costa vai assegurar a segunda metade da festa, estando a primeira reservada para o espectáculo gímnico coordenado por Manuela Vieira.

Já antes de ser concorrente do 'Ídolos', Carlos Costa deu alguns concertos na Madeira, sobretudo no Porto Moniz, tendo vencido competições a nível regional. Agora regressa com outro destaque e com outra preparação e com um leque de temas conhecidos, entre eles certamente alguns dos temas que interpretou durante a sua passagem pelo concurso da SIC.

A par da participação de Carlos Costa, a edição deste ano da Festa do Desporto Escolar fica marcada pela redução do número de participantes na sessão de abertura devido às obras que estão a decorrer no Estádio e que obrigam ainda ao corte no número de espectadores. Assim, a organização vai reservar dois mil lugares para as escolas e os restantes três mil para o público, mediante a aquisição de um ingresso, também ele com preço reduzido. As entradas custam três 'fedelhos' (euros) e podem ser adquiridos no Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, que é responsável pela organização do evento, à Rua do Seminário, na Loja do Cidadão ou no próprio local, se ainda houver lugares disponíveis.

O espectáculo gímnico está a ser preparado desde Janeiro. De uma forma interactiva e pedagógica, o espectáculo vai retratar a biodiversidade da Região e apelar à preservação. "Dançando a terra, a água e o ar, num hino à força da natureza como força da vida, os alunos em quatro grandes coreografias - 760 alunos cada - representarão as várias espécies de seres existentes", adianta o Gabinete.

O evento está dividido em três grandes momentos: uma aula aberta sobre a biodiversidade na Região; um segundo a partir da ideia da Natureza como força da Vida; e um terceiro em que são apresentados os principais ecossistemas mundiais, sempre com o objectivo de chamar a atenção "para a necessidade de uma maior consciência dos valores ambientais que permita um desenvolvimento sustentável, onde Homem e a Natureza saem reciprocamente valorizados". O espectáculo gímnico termina com o facho, os hinos e a declaração de abertura.

A Festa do Desporto Escolar decorre até ao dia 30 de Abril, colocando em competição alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e secundário. Os vários encontros serão espalhados pelos diversos recintos desportivos do Funchal.

Carlos Costa

Carlos Costa tem 17 anos. É natural do Porto Moniz, concelho que deixou para seguir os estudos em Lisboa. A vertente de artista falou no entanto mais alto, tendo deixado a escola para dedicar-se aos palcos.

Canta desde os quatro anos. Ao longo do percurso fez várias formações em canto, dança e representação. Em termos de espectáculos de maior impacto, participou na primeira e segunda edição do musical 'High School ' e em 'O Livro Da Selva', antes de entrar no 'Ídolos'. Actualmente, o cantor acompanha os restantes finalistas na digressão 'Idolomania'.


DN Madeira

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

«Quanto mais Jardins melhor»

Alberto João não se sente ofendido com caricaturas suas no Trapalhão






Alberto João Jardim não se sente ofendido com as caricaturas que os madeirenses fazem a seu respeito, no Trapalhão. «Não há problema nenhum. A caricatura, feita com inteligência e com espírito, é um factor positivo numa sociedade. O insulto é que já não é». Reconhecendo que, ao longo dos anos, tem sido muito caricaturado pelos foliões, o presidente do GR disse ter achado «um piadão» na maior parte das vezes. «Nunca me senti ofendido com nada que houvesse neste Carnaval». Por isso, o Carnaval madeirense é «é uma verdadeira cultura democrática feita por um povo civilizado. Era bom que outros aprendessem connosco». E, sobre haver tantos “Alberto João” no Trapalhão, Jardim disse que «é Carnaval e vale a pena. Eu, que gosto de andar no Carnaval, então não ia gostar de ver os outros a fazerem Carnaval comigo? E, quanto mais Alberto João Jardins, melhor». Já sobre quem gostava de caricaturar, se participasse no Trapalhão, o governante prefere manter em segredo, porque, «quando eu participar, podem descobrir quem eu serei».




Jornal da Madeira

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Alberto João Jardim integrou o Cortejo Alegórico, trajando-se de Vasco da Gama


«Vou à procura de Portugal»




O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, integrou o Cortejo Alegórico de Carnaval, ornamentado com uma indumentária representativa do navegador português Vasco da Gama.
Abordado pela comunicação social relativamente à escolha do traje que estava a usar, Alberto João Jardim disse: «Porque vou à descoberta de Portugal. O país está perdido e eu estou à procura de Portugal. Não vejo, por enquanto, o Cabo da Boa Esperança, mais há-de dobrar-se o Bojador», acrescentou o líder madeirense, numa noite chuvosa, mas aquecida pelos ritmos de Carnaval.
Há três anos que o chefe do Executivo madeirense não participava nos corsos carnavalescos. Ontem à noite, Alberto João Jardim juntou-se, novamente, à Turma do Funil.
O grupo de João Atanásio convidou também para o seu corso a “socialité” portuguesa, Bibá Pita.
"O Oceano em Folia” foi o tema que a Turma do Funil - composta por cerca de 150 figulares - levou às principais artérias da capital madeirense. As cores das indumentárias incidiram no laranja, verde e roxo, preto, prateado, fúxia, turquesa e branco. Plumas, pedras, pastilhas e fios de lentejolas embelezaram os trajes.
O feitiço das sereias e o encanto da ilha perdida “Atlântida” foram retratados no desfile de João Atanásio.
De referir ainda que a Turma do Funil homenageou o povo de Câmara de Lobos, com figurinos alusivos ao Peixe-Espada-Preto e os barcos “O Xavelha”».
“Balanço do Mar”, da baiana Daniela Mercury, foi uma das canções escolhidas pelo colectivo de João Atanásio.


Jornal da Madeira

Folia prevista para hoje, caso o tempo seja favorável








O programa das Festas de Carnaval da Madeira continua a animar a cidade do Funchal, estando previsto para hoje a realização da iniciativa "Carnaval nas Avenidas", implementada este ano pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes. Surge como uma forma de prolongar a animação carnavalesca na baixa citadina.
O “Carnaval nas Avenidas”, que decorre das 21h00 às 23h00, é um projecto que envolve três trupes: A Associação Fura Samba, a A Escola de Samba Caneca Furada e a também escola de samba Os Cariocas (grupos estes que integram o Cortejo Alegórico que, ontem à noite, saiu às ruas da capital madeirense).
A Associação Fura Samba vai estar à entrada do cais da cidade, a Escola de samba Caneca Furada estará na placa central da Avenida Arriaga, em frente ao edifício da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e do Teatro Municpal, e a Escola de samba “Os cariocas” actuará em frente à igreja da Sé.
O cartaz de Carnaval encerrará na terça-feira, dia em que se realiza o também aguardado "Cortejo Trapalhão", com início marcado para as 16h00. Este evento - onde a sátira ocupa um lugar de destaque - é aberto a todos os interessados. Criatividade, bom humor e boa-disposição costumam ser os principais ingredientes deste evento de cariz popular.
Refira-se que estes eventos, tanto o previsto para hoje como o “Cortejo Trapalhão”, na terça-feira, poderão vir a ser cancelados caso as condições climatérias não permitem a sua realização.
De lembrar que o Espaço Infoart, no edifício da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, na Avenida Arriaga, acolhe, até ao térmico desta quadra festiva, uma exposição comemorativa dos 30 anos da Escola de Samba - “A Caneca Furada”.



Jornal da Madeira

Fogo-de-artifício abriu “Oceanos” de folia







Mesmo com chuva, foram muitos os madeirenses e turistas que assistiram, ontem à noite, ao “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval”, o ponto alto do programa das "Festas de Carnaval", promovido pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, que este ano teve como tema geral: "Mares e Oceanos".
Dez minutos antes do cortejo sair à rua, o público presenciou um espectáculo de fogo-de-artifício, lançado no Parque de Santa Catarina.
O cortejo, que arrancou por volta das 21h00, com partida na Praça da Autonomia, contou com a participação de mais de um milhar de foliões, distribuídos em oito grupos. A abertura do corso ficou a cargo do projecto de João Egídio Andrade Rodrigues, intitulado “Os Encantos do Mar”, no qual sereias, recifes, corais, anémonas, plantas, entre outros seres subaquáticos, embelezaram o seu carro alegórico.
Seguiu-se a Associação Fura Samba com o tema "Mar Português", com música dedicada ao poeta Fernando Pessoa e à fadista Amália Rodrigues, associando o fado ao samba. Cerca de 5.000 plumas de avestruz, 15.000 rabos de galo e 250 plumas de faisão foram usadas para retratar o tempo dos Descobrimentos.
“Os Cariocas” apresentaram o projecto “Divindades do Mar”, um desfile embelezado com figuras simbólicas dos oceanos. Por sua vez, a Fábrica de Sonhos desvendou os “Segredos do Mar”, levando ao corso sereias e medusas, e elementos dos Hot Dancers.
Os Veteranos da Folia com “A Ilha do Tesouro” revelaram também "riquezas" dos mares.
A Turma do Funil apostou no tema “O Oceano em Folia”, recordando o navegador Vasco da Gama, figura representada pelo presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. A trupe de João Atanásio fez ainda uma homenagem ao povo de Câmara de Lobos, retratando o "Peixe-Espada-Preto" e o barco “O Xavelha”.
A Associação de Animação Geringonça apostou no tema “Fantasias de Ninfa”, levando ao cortejo, entre outras figuras míticas, deuses do mar e ninfas, num cenário azul, verde, prateado, branco, laranja e rosa. Sofia Relva (apresentadora do concurso musical "Funchal a Cantar"). A canção da Geringonça, "Esta Maré de Alegria", com letra assinada por Rui Gonçalves Silva e música de António Barbosa, foi interpretada por Sofia Relvas, acompanhada por um coro, composto por Bruno Airaf, Dorita Serrão, Paulo Freitas, Xavier Barros, Hélder Paulo, Sofia Petito, Carolina Rodrigues e Mariana Azevedo. De sublinhar que a Geringonça integrou, no seu corso,elementos delegação regional da Associação Portuguesa de Deficientes Motores.
O encerramento do Cortejo Alegórico ficou a cargo da Escola de Samba Caneca Furada, com o tema: “O Mar e a Pirataria", um desfile que marcou a estreia da Orquestra Clássica da Madeira no Carnaval madeirense. A colectividade de músicos foi dirigida pelo seu maestro, Rui Massena. Marina Rodrigues abrilhantou o desfile da Caneca Furada.
O Cortejo saiu da Praça da Autonomia, seguindo pela Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses (faixa sul), mudança para faixa norte (frente ao MarinaShopping) e subida pela Rua Dias Leite, Rotunda do Infante, Avenida Arriaga (faixa Norte - até ao Banco de Portugal), Avenida Zarco (faixa norte), rua Câmara Pestana e, terminou na Praça do Município.


Jornal da Madeira

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cortejo de “oceanos” sai amanhã







A Amanhã à noite, as atenções estarão centradas no “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval”, com início marcado para as 21h00, a partir da Praça da Autonomia.
O cortejo contará com a participação de 1.095 figurantes, distribuídos em oito grupos, os quais apresentarão os seus projectos, que vão ao encontro do tema geral: “Mares e Oceanos”, sugerido pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
As trupes trabalharam os seguintes sub-temas: “Os Encantos do Mar”, por João Egídio Andrade Rodrigues; “Mar Português”, pela Associação Fura Samba; “Divindades do Mar” pela Escola de Samba “Os Cariocas”; “Segredos do Mar” pela Fábrica de Sonhos; “A Ilha do Tesouro” pelos Veteranos da Folia; “O Oceano em Folia” pela Turma do Funil; “Fantasias de Ninfa” pela Associação de Animação Geringonça e “O Mar e a Pirataria”, pela Escola de Samba Caneca Furada. Esta última trupe encerrará o cortejo, sendo que este ano terá a companhia da Orquestra Clássica da Madeira, dirigida pelo maestro Rui Massena. De salientar que, em território português, esta é a primeira vez que uma orquestra sinfónica integra um desfile de Carnaval. A Caneca Furada levará ainda dois carros alegóricos, um deles com a presença de Marina Rodrigues.
Como o JM deu a conhecer nos últimos dias, os projectos a apresentar primam pela inovação, nomeadamente em termos de música e indumentária.
Dez minutos antes do corso arrancar, haverá fogo-de-artifício, lançado a partir do Parque de Santa Catarina.
De referir ainda que, além do “Cortejo Alegórico”, da “Festa de Carnaval das Crianças”, do “Carnaval Solidário” e do “Cortejo Trapalhão”, o programa deste ano das “Festas de Carnaval” oferece muita animação na baixa citadina. Bandas filarmónicas, grupos de teatro, entre outras formações musicais, animam os transeuntes.



Jornal da Madeira

Bibioteca e net no Curral

Inaugurada pelo director regional de Educação










A freguesia do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, já tem uma biblioteca e um espaço com internet.
Esta nova infraestrutura fica localizada junto ao auditório e foi, ontem, inaugurada pelo director regional de Educação, Rui Anacleto que se fez acompanhar no acto pelo presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Arlindo Gomes.
Rui Anacleto sublinhou, na oportunidade, que os investimentos feitos no Curral das Freiras nos últimos anos “é a forma de pôr aquela freguesia no centro do mundo, nomeadamente, com a possibilidade da população local aceder à internet porque é uma forma de a ligar ao outro lado do mundo, em tempo real”.
No que diz respeito à biblioteca salientou que “os livros, por si só, são sinónimo de conhecimento mas também de recriação, sonho, fantasia e de imaginação”. Rui Anacleto advertiu, por isso, que “toda a população deverá tirar partido desta infraestrutura que irá contribuir para, através da educação e cultura, pormos o Curral das Freiras no centro do mundo”.
Esta ideia foi partilhada pelo presidente da Câmara de Câmara de Lobos ao reiterar que “todas as infraestruturas ligadas à educação e cultura, voltadas sobretudo para a juventude, fazem falta em qualquer sítio, especialmente no Curral das Freiras”. Isto porque, recordou, o Curral “foi dotado de um isolamento natural que se vai esbatendo por força das infraestruturas que têm sido criadas”. É o caso das escolas, do pólo-desportivo da Seara Velha, do pavilhão, da piscina, do auditório, da agência bancária e do jardim público.
“O objectivo foi, realmente, fazer com que a juventude possa ter aqui uma janela aberta ao mundo exterior”, frisou.
Estão em curso outras obras. Está em preparação o início da reabilitação da antiga Escola da Seara de Baixo que dará lugar a um centro onde vai ficar instalado o Refúgio da Freira, que vai servir para a cooperação entre colectividades, entre outras.



Jornal da Madeira

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval cresce em C.ª de Lobos



Data: 11-02-2010

Mais de mil pessoas participam este ano no Carnaval em Câmara de Lobos, uma edição que fica marcada pela presença da Geringonça, uma das trupes mais fortes do Carnaval madeirense, pela Malta do Furor e ainda por terminar com um espectáculo no Mercado local, com a Kontraband.

Depois do cortejo no Funchal no sábado dia 13, a folia chega ao centro da cidade de Câmara de Lobos no dia 15, segunda-feira, a partir das 21h30, com grupos do concelho e outros convidados.

Ao todo, as 1200 pessoas distribuem-se por 18 núcleos organizados. A Turma do Funil desfila sob o tema 'Atlântida'. Os centro de dia de Santa Cecília, Câmara de Lobos e Jardim da Serra trazem, dentro das 'Histórias de Encantar', respectivamente a 'Carochinha', a 'Abelha Maia' e a 'Branca de Neve'. Outra história conta a Equipa de Apoio de Jovens e Crianças com a 'Alice no Pais das Maravilhas'.

O grupo da Casa do Povo do Estreito inspira-se no Brasil para dançar 'O Que é Que a Baiana Têm?', os Escuteiros da Encarnação optaram pelo famoso 'Carnaval de Veneza' e o Centro de Actividades Ocupacionais no 'Carnaval na Índia'.

A Banda Filarmónica do Caniço e Eiras vem com 'O Universo dos Palhaços' e um grupo de Câmara de Lobos apresenta 'Um Dia Sem Crise' (é Carnaval, ninguém leva a mal!).

O Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem aposta no 'ABBAMusical'; os Escuteiros de Santa Cecília em 'O Universo'; os Escuteiros de São Martinho em 'Palhaçadas'; o Centro Social de Santa Cecília nos 'Oceanos'; e o Malta do Furor em 'Os Deuses Devem Estar Loucos: Oceanos Outra Vez?'.

A Associação de Animação Geringonça veste-se com as 'Fantasias de Ninfa' e, a fechar, a Casa do Povo da Quinta Grande regressa à 'Idade da Pedra'.

A iniciativa, à semelhança dos anos anteriores, é da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que apoia financeiramente os participantes. O cortejo parte da Avenida Nova Cidade, passa pela Praça da Autonomia, pelo Largo da Republica, pela Rua Padre Clemente Nunes Pereira, pela Rua da Carreira e termina no Parque de Estacionamento da Baia de Câmara de Lobos, sendo logo seguido do concerto da Kontraband no Mercado Municipal.

Estreito animado
Antes, no domingo, e em jeito de Carnaval Trapalhão', os mais desinibidos saem à rua no Estreito de Câmara de Lobos, levando a crítica social e o humor às principais artérias do centro da freguesia. A participação é livre.


DN Madeira

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fura Samba badalada no Brasil

O hino da Fura Samba, com música e letra de Nuno Bastos, está a ser badalado no Brasil, sendo uma das músicas que «mais download faz no circuito português». A canção, em homenagem à fadista Amália Rodrigues, acompanhará a trupe de Nicolau Pereira, no “Grande Cortejo de Carnaval”, que sairá às ruas do Funchal na noite de sábado.




A música que a associação Fura Samba levará este ano ao “Grande Cortejo Alegórico de Carnaval está a ser ouvida no Brasil, sendo um dos temas que «mais download faz no circuito português, junto de outras músicas de vários carnavais a se festejar por Portugal fora», revela Elizabeth Andrade, presidente das Assembleia-geral da Fura Samba.
Sucesso este, refere a responsável, que se deve ao compositor da referida música, Nuno Bastos, que, para surpresa do grupo madeirense, «colocou-nos nessa listagem».
Nuno Bastos é o produtor executivo, autor da letra e da música, além de instrumentista e dar voz. Venusa Graça acompanha-o na voz. A masterização esteve a cargo de Bruno Violas.
Elizabeth Andrade é uma das veteranas do Carnaval da Madeira, «com 29 anos de samba no pé e muitas histórias para contar». A Fura Samba é presidida por Nicolau Pereira (autor do projecto de animação), integrando, na sua direcção, Elizabeth Andrade e Orlando Vieira.
No cortejo do próximo sábado, a Fura Samba desfilará com o tema “"Mar Português”, o qual desenvolveremos na edição de quinta-feira.

O hino da “Fura Samba 2010” pretende «relembrar a grande fadista portuguesa, Amália Rodrigues». Para ouvir a canção, consulte:
http://www.4shared.com/account/home.jsp
ou
:http://antonioguerreiroilha.blogspot.com/

Letra

Hoje meu samba ecoa
Canto um poema a Fernando Pessoa
Visão de um génio imortal
Figura de Portugal
Brilhando nesse Carnaval

Oh meu mar,
Quanto do teu sal marcou meu coração
E fez jorrar lágrimas de uma nobre Nação
Mães choraram,
Filhos em vão rezaram
P’ra te ter, oh mar
As noivas lá ficaram por casar
Mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena

E enfrentando a dor
Vou mais além, e vou passar o Bojador
E a cantar, dou voz aos versos de tinta e papel
Vejo o reflexo do mar, lá no céu.




Jornal da Madeira

Machico com ano intenso de actividade cultural

Gastronómica de Machico celebra 'Bodas de Prata' em 2010 e traz Mariza à Madeira
Data: 10-02-2010






A Câmara Municipal de Machico já definiu o plano de actividades socioculturais para 2010 no concelho.

Tal como o presidente desta autarquia já tinha avançado, apesar das restrições financeiras, as principais atracções culturais do concelho foram mantidos, com destaque para o V Festival 'Viver Dançando', dia 24 de Abril às 21 horas, no Pavilhão do Caniçal, para a V Edição do Mercado Quinhentista, dias 4, 5 e 6 de Junho no Centro de Machico e para a 25.ª Semana Gastronómica de Machico que irá decorrer entre 30 de Julho a 8 de Agosto. Uma data especial daquele que é o principal cartaz da primeira cidade da Região e que, conforme já revelou o DIÁRIO, terá como cabeça-de-cartaz a fadista Mariza, cujo concerto está previsto para o dia 4 de Agosto.

Contudo, Emanuel Gomes vai adiantando que a Câmara não vai inovar neste certame gastronómico. "Vamos manter a mesma estrutura. Não vamos mudar nada", afirmou.

Dinamização sociocultural do concelho de Machico

Com data ainda por definir estão ainda algumas iniciativas como o lançamento do livro alusivo ao Mercado Quinhentista, o lançamento do livro comemorativo dos 25 anos da Semana Gastronómica e o Concerto da Banda Municipal de Machico por comemoração do Centenário da República. Emanuel Gomes explica que o programa agora definido faz parte da "dinamização sociocultural do concelho, que se tem afirmado a par das dinâmicas que os equipamentos culturais têm gerado junto das populações nomeadamente no papel de difusão, descentralização, promoção, democracia culturais e de educação para a cultura".

Nesta linha de acção, reforça o autarca, a "Câmara Municipal de Machico continuará a privilegiar o desenvolvimento da sua acção sociocultural num diálogo profícuo com as instituições educativas e culturais locais e regionais, uma acção traduzida na concretização de parcerias com o objectivo de alcançar um maior envolvimento e participação de toda a comunidade". Um plano cultural extenso visando complementar-se com as iniciativas das instituições culturais.

Autarquia define objectivos para plano de actividades

A autarquia definiu uma série de objectivos concretos que irão nortear o plano de actividades socioculturais para este ano: desenvolvimento de um programa que privilegie as diferentes manifestações artisticoculturais; dinamização dos equipamentos socioculturais do município; promoção da descentralização e democracia culturais; possibilitar uma maior participação na vida cultural do município de todos os cidadãos; valorização do concelho investindo na cultura e em projectos de turismo cultural; mobilização de saberes e recursos para uma política de desenvolvimento cultural.

Principais iniciativas

Fevereiro
Encontro Regional de Modalidades Artísticas - Canto Coral, dia 18, às 10 horas.

Abril
V Festival 'Viver Dançando', dia 24, às 21 horas, no Pavilhão do Caniçal.

Maio
Dias 10 e 21 - Exposição 'Mercado Quinhentista', no Madeira Shopping.

Dia 30 - Colóquio Mercado Quinhentista, na sala de cinema do Fórum de Machico.

Junho
V Edição do Mercado Quinhentista, dias 4, 5 e 6, centro de Machico.

Julho
Encontro de Teatro de Machico (data a definir), Fórum de Machico.

Agosto
25.ª Semana Gastronómica de Machico, entre os dias 1 e 8, com a cabeça-de-cartaz Mariza a actuar no dia 4, na praça central junto ao Fórum Machico.

Setembro
Festa da Uva e do Agricultor, dias 5 e 6, no Porto da Cruz.

Outubro
Dia 3, às 17 horas, concerto com o Coro de Câmara do Gabinete Coordenador de Educação Artística, Grupo Coral Flores de Maio e Grupo Coral das Casas do Povo do Concelho de Machico. O espectáculo é no Centro Cívico do Porto da Cruz.

Novembro
Ciclo de Cinema, no Fórum Machico em data a definir.

DN Madeira

Livro ontem lançado exalta significado do Forte de São José

Renato Barros lançou um livro sobre o Forte de S. José, com a ajuda de colaboradores
Data: 10-02-2010





Renato Barros, proprietário do Forte de São José da Pontinha, conseguiu encher ontem o átrio do Teatro Municipal para o lançamento do livro 'O Diamante que ilumina a pérola do Atlântico', que publicou, com a colaboração de Vítor Bettencourt e João Paredes, na editora 'O Liberal'. Por entre múltiplas referências elogiosas "à minha ilha', que diz visitar duas vezes por dia, "D. Renato Barros, príncipe da Atlântida" (assim começa o prefácio assinado por Brian Philips, director do Kent Archaeological Rescue Unit, da Grã-Bretanha) contou ainda com outros elogios do britânico, que enalteceu a importância do Forte e aproveitou para aplaudir o trabalho arqueológico desempenhado por Élvio Sousa, em Machico. A recuperação arqueológica, defendeu, deve acompanhar o progresso, na Região. Assim, a pesquisa arqueológica no Forte deve continuar. Renato Barros defende que o livro "é um trabalho de cariz científico, de pesquisa histórica".

DN Madeira





Características do Forte:





“Um curto túnel de acesso com uma soleira, com o teto abobadado, característico dos séculos XVII e XVIII. No lado Leste, existe um pequeno lance de escadas, composto por três degraus em cantaria em direcção a uma parede de formação rochosa. Nessa mesma parede existe uma chaminé natural que se eleva até ao topo do maciço rochoso. Neste patamar, resta ainda uma janela em cantaria, integrada numa parede original, com orientação para Sudeste. Um patamar superior, servido por uma escadaria com dez degraus em cantaria e com o teto abobadado, conduz a um patamar intermediário onde se rasga, na parede Leste, uma janela elevada, em cantaria mole do tipo tufo de lapilli, típica do século XIX, e também uma estrutura de uma janela anterior de forma abobadada, provavelmente do século XVII. Existe uma abertura superior que conduz ao exterior, no topo do ilhéu e, na continuação da escadaria, em direcção Norte, com mais cinco degraus, encontramos uma porta em cantaria, coberta com pedra solta. No exterior da referida janela encontra-se outro compartimento parcialmente arruinado, também com o teto abobadado e piso em calhau rolado. Na parede Oeste, onde se encontra a janela, existe um banco em pedra e duas aberturas no chão em forma de quadrado, que nos indicam o quarto no piso inferior, ao qual se tem acesso por uma abertura originada quando da destruição e do abandono parcial do forte. Este quarto também tem o teto abobadado, com uma estrutura de pedra de cantaria vermelha, encontrando-se coberto de pedras soltas.”